;

Notícias de Imprensa

Associação promove evento sobre a importância da vacinação - Jornal da Vida - 11/07/18

Rede Vida - 10/07/2018

Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho.


Evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.


São Paulo (SP). A ABQV promoveu nesta terça-feira (10) o encontro mensal com o tema “Cultura de Saúde e o Papel da Imunização na Prevenção”, no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capital Paulista. O evento foi gratuito e contou a presença de gestores, líderes e empresários que atuam na área de gestão de pessoas e RH.


A saúde ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores alinhados a cultura e os valores da organização, foram pontos abordados na palestra de abertura com o tema “A cultura de saúde como fator crítico para os programas corporativos. Como avaliar. Experiências globais.”, ministrada pelo Dr. Alberto Ogata, médico, diretor de comunicação da ABQV e presidente do International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP). Em sua apresentação, Dr. Ogata mostrou algumas das principais informações obtidas por órgãos internacionais, como a importância da integração e coordenação dos programas de qualidade de vida nas empresas. “O ponto chave é compreender a saúde como um bem de valor. Precisamos avançar, temos que ouvir o trabalhador, ouvir a liderança e caminhar com projetos de qualidade de vida que sejam efetivos”, declarou.


A segunda temática, “Vacinação como forma de prevenção em saúde.Calendário vacinal do adulto e do trabalhador”, foi apresentada pela Dra. Bárbara Emoingt Furtado, médica, especialista em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, especialista em onco-hematologia pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, MBA de Gestão de Saúde pela COPPEAD/UFRJ e Gerente Médica de Vacinas da empresa GSK.


“Chegamos à conclusão de que uma das principais formas de prevenção de doenças é a vacinação. Existe hoje a necessidade de atenção por parte das pessoas e das empresas. São questões relevantes que precisam estar no nosso radar. Podemos fazer uma abordagem de saúde populacional de um modo muito mais amplo, abrangendo cada tipo de vírus e doenças. Nossa população está envelhecendo cada vez mais e com isso temos a uma faixa de trabalhadores vulnerável e que precisa de atenção. A chave é ampliar o conhecimento sobre os as doenças existentes, seus riscos e formas de prevenção. A maioria das pessoas desconhece que a vacina está disponível, então, podemos engajar o funcionário por meio do conhecimento e assim ampliar para seus familiares também”, explicou Dra. Bárbara.


A gerente médica de vacinas da GSK também pontuou alguns desafios para se inovar, como a necessidade de mudança do por parte das empresas, atualmente, que passam a ser mediadoras do conhecimento e facilitadoras dos processos de melhoria da saúde e bem-estar geral das pessoas.


A última palestra contou com a apresentação de um case corporativo, que obteve sucesso nos resultados da implantação de um programa de vacinação para os funcionários, o “Case CNI: A Importância da prevenção contra pneumonia nas empresas” foi apresentado pelo Dr. Amilton Cabral Júnior, médico e gerente de promoção de saúde da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações compartilhadas pelo Dr. Amilton provocaram uma intensa reflexão entre as pessoas presentes no Encontro Mensal. A apresentação também demonstrou que os interesses das empresas no bem-estar e na saúde de cada trabalhador são primordiais para a qualidade de vida de cada pessoa, como também para o rendimento financeiro da organização.


A imunização é uma forma importante de promoção da saúde. Temos que pensar em vacinas para todos os grupos de risco e faixas etárias. Tivemos excelentes resultados na redução de internações e nos afastamentos de curta duração, que na maioria das vezes são causados por doenças respiratórias e causam um grande impacto tanto no rendimento do trabalhador como no resultado da empresa. Temos que nos preocupar em criar estratégias que sejam simples e eficazes, como a coparticipação, por exemplo, que consiste em realizar parcerias com postos de saúde locais”, esclarece.


Segundo a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, os encontros mensais são elaborados com temas focados em práticas atuais, voltado a necessidades diversas da qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de auxiliar os gestores e líderes. “Tivemos a oportunidade de discutir e apresentar resultados positivos sobre a importância da vacinação nas empresas, e isso nos leva a um novo patamar, o de compartilhar e disseminar o conhecimento. O Encontro Mensal da ABQV abre possibilidades para o diálogo entre profissionais do setor com especialistas para que possamos ter novos olhares sobre a qualidade de vida no trabalho, a saúde e a valorização do trabalhador”, mencionou.


Entrevista com Eduardo Bahia Santigo

(Médico Diretor da ABQV)

Fonte: Tatiana Rockembach.  

Rede Vida






Últimas

Encontro Mensal ABQV apresentou Resultados de Gestão de Programas de Qualidade de Vida

Gestores, profissionais e especialistas do setor conferiram o resultado de pesquisa internacional sobre gestão de saúde e bem-estar nas organizações. Debate abordou os desafios, práticas, ações estratégicas e as novas tendências para as empresas.

ABQV concede Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida

Processo inédito do setor irá promover profissionais que atuam em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

Worksite Health Internactional entrevista Sâmia Simurro, Vice Presidente da ABQV sobre programas Brasileiros de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Sâmia Simurro, MS, Vice President Brazilian Quality of Life Association (ABQV)

Inscrições para ‘Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2018’ estão abertas até 31 de Agosto!

Empresas poderão se inscrever até o dia 31 de agosto e apresentar seus cases de sucesso relacionados aos programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

SUA EMPRESA POSSUI ALGUM DESAFIO EM SAÚDE E SEGURANÇA?

O SESI disponibiliza para as indústrias e parceiros um ecossistema de inovação que proporciona o acesso a soluções inovadoras em saúde e segurança.