;

Notícias de Imprensa

Associação promove evento sobre a importância da vacinação - Jornal da Vida - 11/07/18

Rede Vida - 10/07/2018

Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho.


Evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.


São Paulo (SP). A ABQV promoveu nesta terça-feira (10) o encontro mensal com o tema “Cultura de Saúde e o Papel da Imunização na Prevenção”, no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capital Paulista. O evento foi gratuito e contou a presença de gestores, líderes e empresários que atuam na área de gestão de pessoas e RH.


A saúde ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores alinhados a cultura e os valores da organização, foram pontos abordados na palestra de abertura com o tema “A cultura de saúde como fator crítico para os programas corporativos. Como avaliar. Experiências globais.”, ministrada pelo Dr. Alberto Ogata, médico, diretor de comunicação da ABQV e presidente do International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP). Em sua apresentação, Dr. Ogata mostrou algumas das principais informações obtidas por órgãos internacionais, como a importância da integração e coordenação dos programas de qualidade de vida nas empresas. “O ponto chave é compreender a saúde como um bem de valor. Precisamos avançar, temos que ouvir o trabalhador, ouvir a liderança e caminhar com projetos de qualidade de vida que sejam efetivos”, declarou.


A segunda temática, “Vacinação como forma de prevenção em saúde.Calendário vacinal do adulto e do trabalhador”, foi apresentada pela Dra. Bárbara Emoingt Furtado, médica, especialista em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, especialista em onco-hematologia pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, MBA de Gestão de Saúde pela COPPEAD/UFRJ e Gerente Médica de Vacinas da empresa GSK.


“Chegamos à conclusão de que uma das principais formas de prevenção de doenças é a vacinação. Existe hoje a necessidade de atenção por parte das pessoas e das empresas. São questões relevantes que precisam estar no nosso radar. Podemos fazer uma abordagem de saúde populacional de um modo muito mais amplo, abrangendo cada tipo de vírus e doenças. Nossa população está envelhecendo cada vez mais e com isso temos a uma faixa de trabalhadores vulnerável e que precisa de atenção. A chave é ampliar o conhecimento sobre os as doenças existentes, seus riscos e formas de prevenção. A maioria das pessoas desconhece que a vacina está disponível, então, podemos engajar o funcionário por meio do conhecimento e assim ampliar para seus familiares também”, explicou Dra. Bárbara.


A gerente médica de vacinas da GSK também pontuou alguns desafios para se inovar, como a necessidade de mudança do por parte das empresas, atualmente, que passam a ser mediadoras do conhecimento e facilitadoras dos processos de melhoria da saúde e bem-estar geral das pessoas.


A última palestra contou com a apresentação de um case corporativo, que obteve sucesso nos resultados da implantação de um programa de vacinação para os funcionários, o “Case CNI: A Importância da prevenção contra pneumonia nas empresas” foi apresentado pelo Dr. Amilton Cabral Júnior, médico e gerente de promoção de saúde da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações compartilhadas pelo Dr. Amilton provocaram uma intensa reflexão entre as pessoas presentes no Encontro Mensal. A apresentação também demonstrou que os interesses das empresas no bem-estar e na saúde de cada trabalhador são primordiais para a qualidade de vida de cada pessoa, como também para o rendimento financeiro da organização.


A imunização é uma forma importante de promoção da saúde. Temos que pensar em vacinas para todos os grupos de risco e faixas etárias. Tivemos excelentes resultados na redução de internações e nos afastamentos de curta duração, que na maioria das vezes são causados por doenças respiratórias e causam um grande impacto tanto no rendimento do trabalhador como no resultado da empresa. Temos que nos preocupar em criar estratégias que sejam simples e eficazes, como a coparticipação, por exemplo, que consiste em realizar parcerias com postos de saúde locais”, esclarece.


Segundo a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, os encontros mensais são elaborados com temas focados em práticas atuais, voltado a necessidades diversas da qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de auxiliar os gestores e líderes. “Tivemos a oportunidade de discutir e apresentar resultados positivos sobre a importância da vacinação nas empresas, e isso nos leva a um novo patamar, o de compartilhar e disseminar o conhecimento. O Encontro Mensal da ABQV abre possibilidades para o diálogo entre profissionais do setor com especialistas para que possamos ter novos olhares sobre a qualidade de vida no trabalho, a saúde e a valorização do trabalhador”, mencionou.


Entrevista com Eduardo Bahia Santigo

(Médico Diretor da ABQV)

Fonte: Tatiana Rockembach.  

Rede Vida






Últimas

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

Educadora Física explica relação entre bons hábitos e prevenção do câncer

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar inúmeras doenças, como as do coração, AVCs, diabetes e alguns tipos de câncer, como de mama e de colo do útero.

Evento da ABQV abordou questões relevantes sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Primeiro encontro mensal do ano contou com a participação de especialistas em nutrição. Lançamento Vol. 7 da coleção "Temas Avançados de Qualidade de Vida" foi apresentado aos profissionais do setor.

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Curso é pioneiro no país e foi desenvolvido pela ABQV em parceria com a Abramge e o Centro Universitário São Camilo. Programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciadas por empresas.

EDITAL CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA 05/02/2019

O Presidente da ABQV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA, Sr. Eloir Edilson Simm, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca todos os seus Associados

Conheça os Vencedores da edição 2018 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida ABQV Sodexo

Revelação e premiação das empresas aconteceu dia 05 de dezembro em São Paulo. Aché Laboratórios foi a grande vencedora com a certificação ouro excelência em gestão.

Cerimônia de Entrega do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida acontece dia 05 de Dezembro em São Paulo

Empresas vencedoras serão conhecidas pelas boas práticas em programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Encontro Mensal de Novembro da ABQV abordou sobre os novos Desafios do Ambiente de Trabalho

Saúde mental e o futuro dos programas de assistência ao empregado estão entre as maiores preocupações dos gestores.

ABQV apoia o projeto DEPILADORA AMIGA

Depiladora Amiga é um projeto de profissionais e alunas da saúde que capacita depiladoras a informar e empoderar mulheres sobre saúde feminina, com foco na educação popular em saúde e melhoria da saúde pública. ?

Jornada de Qualidade de Vida abordou o papel das Empresas na Promoção da Saúde.

Evento aconteceu na Capital Paulista e mostrou a importância do engajamento com os trabalhadores para a construção de hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida.

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.

Palestra EXISTE "TRABALHO SAUDÁVEL"? - Corrigindo equívocos e mitos, a caminho de paradigmas mais ousados.

Série de Encontros com o Prof. René Mendes Palestra EXISTE "TRABALHO SAUDÁVEL"? - Corrigindo equívocos e mitos, a caminho de paradigmas mais ousados.

Semana MOVE 2018

O SESC SP e a ISCA - International Sport and Culture Association - convidam a todos a participarem da Semana MOVE 2018, no período de 22 a 30 de Setembro de 2018.

Encontro Mensal ABQV apresentou Resultados de Gestão de Programas de Qualidade de Vida

Gestores, profissionais e especialistas do setor conferiram o resultado de pesquisa internacional sobre gestão de saúde e bem-estar nas organizações. Debate abordou os desafios, práticas, ações estratégicas e as novas tendências para as empresas.

Encontro Mensal ABQV apresentou Resultados de Gestão de Programas de Qualidade de Vida

Gestores, profissionais e especialistas do setor conferiram o resultado de pesquisa internacional sobre gestão de saúde e bem-estar nas organizações. Debate abordou os desafios, práticas, ações estratégicas e as novas tendências para as empresas.

ABQV concede Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida

Processo inédito do setor irá promover profissionais que atuam em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.