;

Notícias de Imprensa

Associação promove evento sobre a importância da vacinação - Jornal da Vida - 11/07/18

Rede Vida - 10/07/2018

Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho.


Evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.


São Paulo (SP). A ABQV promoveu nesta terça-feira (10) o encontro mensal com o tema “Cultura de Saúde e o Papel da Imunização na Prevenção”, no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capital Paulista. O evento foi gratuito e contou a presença de gestores, líderes e empresários que atuam na área de gestão de pessoas e RH.


A saúde ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores alinhados a cultura e os valores da organização, foram pontos abordados na palestra de abertura com o tema “A cultura de saúde como fator crítico para os programas corporativos. Como avaliar. Experiências globais.”, ministrada pelo Dr. Alberto Ogata, médico, diretor de comunicação da ABQV e presidente do International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP). Em sua apresentação, Dr. Ogata mostrou algumas das principais informações obtidas por órgãos internacionais, como a importância da integração e coordenação dos programas de qualidade de vida nas empresas. “O ponto chave é compreender a saúde como um bem de valor. Precisamos avançar, temos que ouvir o trabalhador, ouvir a liderança e caminhar com projetos de qualidade de vida que sejam efetivos”, declarou.


A segunda temática, “Vacinação como forma de prevenção em saúde.Calendário vacinal do adulto e do trabalhador”, foi apresentada pela Dra. Bárbara Emoingt Furtado, médica, especialista em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, especialista em onco-hematologia pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, MBA de Gestão de Saúde pela COPPEAD/UFRJ e Gerente Médica de Vacinas da empresa GSK.


“Chegamos à conclusão de que uma das principais formas de prevenção de doenças é a vacinação. Existe hoje a necessidade de atenção por parte das pessoas e das empresas. São questões relevantes que precisam estar no nosso radar. Podemos fazer uma abordagem de saúde populacional de um modo muito mais amplo, abrangendo cada tipo de vírus e doenças. Nossa população está envelhecendo cada vez mais e com isso temos a uma faixa de trabalhadores vulnerável e que precisa de atenção. A chave é ampliar o conhecimento sobre os as doenças existentes, seus riscos e formas de prevenção. A maioria das pessoas desconhece que a vacina está disponível, então, podemos engajar o funcionário por meio do conhecimento e assim ampliar para seus familiares também”, explicou Dra. Bárbara.


A gerente médica de vacinas da GSK também pontuou alguns desafios para se inovar, como a necessidade de mudança do por parte das empresas, atualmente, que passam a ser mediadoras do conhecimento e facilitadoras dos processos de melhoria da saúde e bem-estar geral das pessoas.


A última palestra contou com a apresentação de um case corporativo, que obteve sucesso nos resultados da implantação de um programa de vacinação para os funcionários, o “Case CNI: A Importância da prevenção contra pneumonia nas empresas” foi apresentado pelo Dr. Amilton Cabral Júnior, médico e gerente de promoção de saúde da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações compartilhadas pelo Dr. Amilton provocaram uma intensa reflexão entre as pessoas presentes no Encontro Mensal. A apresentação também demonstrou que os interesses das empresas no bem-estar e na saúde de cada trabalhador são primordiais para a qualidade de vida de cada pessoa, como também para o rendimento financeiro da organização.


A imunização é uma forma importante de promoção da saúde. Temos que pensar em vacinas para todos os grupos de risco e faixas etárias. Tivemos excelentes resultados na redução de internações e nos afastamentos de curta duração, que na maioria das vezes são causados por doenças respiratórias e causam um grande impacto tanto no rendimento do trabalhador como no resultado da empresa. Temos que nos preocupar em criar estratégias que sejam simples e eficazes, como a coparticipação, por exemplo, que consiste em realizar parcerias com postos de saúde locais”, esclarece.


Segundo a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, os encontros mensais são elaborados com temas focados em práticas atuais, voltado a necessidades diversas da qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de auxiliar os gestores e líderes. “Tivemos a oportunidade de discutir e apresentar resultados positivos sobre a importância da vacinação nas empresas, e isso nos leva a um novo patamar, o de compartilhar e disseminar o conhecimento. O Encontro Mensal da ABQV abre possibilidades para o diálogo entre profissionais do setor com especialistas para que possamos ter novos olhares sobre a qualidade de vida no trabalho, a saúde e a valorização do trabalhador”, mencionou.


Entrevista com Eduardo Bahia Santigo

(Médico Diretor da ABQV)

Fonte: Tatiana Rockembach.  

Rede Vida






Últimas

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia

Liderança e Qualidade de Vida foram os temas do 6º Encontro ABQV

Evento contou com presença de profissionais do setor e transmissão online.

5º Encontro ABQV debateu sobre a Sustentabilidade dos Programas de Qualidade de Vida

Associação promoveu evento com especialistas do setor e apresentação de painel corporativo.

Orientações práticas em Saúde Suplementar tudo o que você precisa saber

Quando o exemplo vem de casa

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Prestação de Serviços em Saúde foi tema central do 4º Encontro ABQV

Evento apresentou pesquisas e modelos de gestão aliados ás novas tecnologias. Debate contou com a participação de internautas e abordou o cenário atual sobre os processos de contratação de fornecedores em serviços de qualidade de vida.

Novos Conceitos sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário foram debatidos durante o Encontro Mensal da ABQV

Pesquisadores e Especialistas alertaram sobre o importante papel das organizações na Promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

ABQV promove evento sobre atividade física e comportamento sedentário

Encontro acontece dia 15 de abril no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

Educadora Física explica relação entre bons hábitos e prevenção do câncer

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar inúmeras doenças, como as do coração, AVCs, diabetes e alguns tipos de câncer, como de mama e de colo do útero.

Evento da ABQV abordou questões relevantes sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Primeiro encontro mensal do ano contou com a participação de especialistas em nutrição. Lançamento Vol. 7 da coleção "Temas Avançados de Qualidade de Vida" foi apresentado aos profissionais do setor.

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Curso é pioneiro no país e foi desenvolvido pela ABQV em parceria com a Abramge e o Centro Universitário São Camilo. Programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciadas por empresas.

EDITAL CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA 05/02/2019

O Presidente da ABQV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA, Sr. Eloir Edilson Simm, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca todos os seus Associados