;

Notícias de Imprensa

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

ABQV - 14/08/2018


Evento promoveu debate entre especialistas e profissionais do setor.


São Paulo (SP). Avanços no reconhecimento e promoção da diversidade sexual são observados nos últimos tempos, neste contexto e de forma geral, muitas organizações estão atentas ao desenvolvimento de novas políticas sobre o assunto, com o objetivo de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus trabalhadores.


Com o foco de atuar na promoção da qualidade de vida no trabalho, a ABQV promoveu nesta terça-feira (07) o encontro mensal de agosto com a abordagem “Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho”, que aconteceu no auditório do Hospital Santa Catarina, na cidade de São Paulo (SP). 

A primeira temática do encontro tratou do assunto “Panorama atual das doenças sexualmente transmissíveis”, ministrado pelo Dr. Valdir Monteiro Pinto, médico, mestre em Saúde Pública pela USP, doutor em doenças infecciosas pela UFES, interlocutor DST do Programa Municipal e Estadual de DST/AIDS de São Paulo. O especialista apresentou o cenário das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil e como a sociedade deve estar atenta ao cuidado da saúde. “A estimativa de acordo com a OMS* é de 357 milhões de novos casos de DST por ano. Não existe grupo de risco e sim um comportamento de risco que pode facilitar adquirir uma DST e por sua vez facilita a transmissão do vírus HIV”, declarou Dr. Valdir.

A segunda abordagem “Sexo Normal e Anormal”, que explicou sobre a sexualidade nos tempos atuais, foi conferida pelo Dr. José Carlos Riechelmann, médico, Professor de Medicina e Administrador em Saúde, Mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão de Saúde  pela FGV, especialista em Ginecologia-Obstetrícia e Certificado em Sexologia  pela FEBRASGO/AMB, Terapeuta Sexual certificado pela SBRASH. Pós-graduado "lato sensu" em Psicologia Médica, Medicina Psicossomática, Sexualidade Humana, Delegado Metropolitano e Membro das Câmaras Técnicas de Bioética e de Assédio Sexual do CRM-SP. “Quando a instituição abre o diálogo todo mundo começa a falar de modo natural e a encarar seus preconceitos”, pontou Dr. José Carlos. 

Práticas e políticas de RH que favorecem a inclusão social e a diversidade foram apresentadas por Luciene Sanfilippo, Business Partner de RH para América Latina e líder da frente de Diversidade e Inclusão da empresa Roche Farmacêutica. Luciene falou sobre estratégias de expansão a partir de ações simples e de fácil implementação, que sejam de ajuda para introduzir os temas de diversidade e inclusão nas empresas. “A diversidade de mindset é o que estimulamos independente de gênero. O comportamento de mudança é que faz diferença para ser um bom trabalhador”, declarou a profissional.

Moderado por Gracia Elisabeth Fragalá, membro do Conselho Deliberativo na ABQV e Diretora Titular do CORES - Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, o debate “O ambiente de trabalho organizado por  gênero” apontou desafios e ideias não apenas sobre assuntos de diversidade sexual e inclusão, como também questões comportamentais das pessoas e gestores em seu ambiente de trabalho. “A ideia é deixar o humano se manifestar. Desta maneira vai ser bom para o negócio, para as pessoas e para o ambiente de trabalho”, concluiu Gracia. 

A vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro falou a todos os presentes do evento sobre os novos projetos da ABQV e as parcerias de apoio ao movimento #SemanaMOVE em que todos os países da América Latina são convidados para participar da Semana Latino Americana de Promoção de Esporte e da Atividade Física, como também ao movimento “Agosto Violeta”, que propõe chamar a atenção da sociedade de combater a violência e promover a cultura de paz.

O próximo Encontro Mensal do ABQV irá ocorrer em setembro e as inscrições já podem ser realizadas direto no site, no link eventos http://www.abqv.org.br/eventos

*Organização Mundial da Saúde

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. 

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

 

Mais informações à Imprensa: 

Contato: Rosangela Andrade 

E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com 

Cel.: (11) 9.9914-6556 

Site: http://assessoriandrade.com/


 




Últimas

Encontro Mensal de Novembro da ABQV abordou sobre os novos Desafios do Ambiente de Trabalho

Saúde mental e o futuro dos programas de assistência ao empregado estão entre as maiores preocupações dos gestores.

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.

Encontro Mensal ABQV apresentou Resultados de Gestão de Programas de Qualidade de Vida

Gestores, profissionais e especialistas do setor conferiram o resultado de pesquisa internacional sobre gestão de saúde e bem-estar nas organizações. Debate abordou os desafios, práticas, ações estratégicas e as novas tendências para as empresas.

ABQV concede Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida

Processo inédito do setor irá promover profissionais que atuam em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

Worksite Health Internactional entrevista Sâmia Simurro, Vice Presidente da ABQV sobre programas Brasileiros de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Sâmia Simurro, MS, Vice President Brazilian Quality of Life Association (ABQV)

Associação promove evento sobre a importância da vacinação - Jornal da Vida - 11/07/18

Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho. O evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.

Inscrições para ‘Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2018’ estão abertas até 31 de Agosto!

Empresas poderão se inscrever até o dia 31 de agosto e apresentar seus cases de sucesso relacionados aos programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

SUA EMPRESA POSSUI ALGUM DESAFIO EM SAÚDE E SEGURANÇA?

O SESI disponibiliza para as indústrias e parceiros um ecossistema de inovação que proporciona o acesso a soluções inovadoras em saúde e segurança.