;

Notícias de Imprensa

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

ABQV - 14/08/2018


Evento promoveu debate entre especialistas e profissionais do setor.


São Paulo (SP). Avanços no reconhecimento e promoção da diversidade sexual são observados nos últimos tempos, neste contexto e de forma geral, muitas organizações estão atentas ao desenvolvimento de novas políticas sobre o assunto, com o objetivo de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus trabalhadores.


Com o foco de atuar na promoção da qualidade de vida no trabalho, a ABQV promoveu nesta terça-feira (07) o encontro mensal de agosto com a abordagem “Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho”, que aconteceu no auditório do Hospital Santa Catarina, na cidade de São Paulo (SP). 

A primeira temática do encontro tratou do assunto “Panorama atual das doenças sexualmente transmissíveis”, ministrado pelo Dr. Valdir Monteiro Pinto, médico, mestre em Saúde Pública pela USP, doutor em doenças infecciosas pela UFES, interlocutor DST do Programa Municipal e Estadual de DST/AIDS de São Paulo. O especialista apresentou o cenário das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil e como a sociedade deve estar atenta ao cuidado da saúde. “A estimativa de acordo com a OMS* é de 357 milhões de novos casos de DST por ano. Não existe grupo de risco e sim um comportamento de risco que pode facilitar adquirir uma DST e por sua vez facilita a transmissão do vírus HIV”, declarou Dr. Valdir.

A segunda abordagem “Sexo Normal e Anormal”, que explicou sobre a sexualidade nos tempos atuais, foi conferida pelo Dr. José Carlos Riechelmann, médico, Professor de Medicina e Administrador em Saúde, Mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão de Saúde  pela FGV, especialista em Ginecologia-Obstetrícia e Certificado em Sexologia  pela FEBRASGO/AMB, Terapeuta Sexual certificado pela SBRASH. Pós-graduado "lato sensu" em Psicologia Médica, Medicina Psicossomática, Sexualidade Humana, Delegado Metropolitano e Membro das Câmaras Técnicas de Bioética e de Assédio Sexual do CRM-SP. “Quando a instituição abre o diálogo todo mundo começa a falar de modo natural e a encarar seus preconceitos”, pontou Dr. José Carlos. 

Práticas e políticas de RH que favorecem a inclusão social e a diversidade foram apresentadas por Luciene Sanfilippo, Business Partner de RH para América Latina e líder da frente de Diversidade e Inclusão da empresa Roche Farmacêutica. Luciene falou sobre estratégias de expansão a partir de ações simples e de fácil implementação, que sejam de ajuda para introduzir os temas de diversidade e inclusão nas empresas. “A diversidade de mindset é o que estimulamos independente de gênero. O comportamento de mudança é que faz diferença para ser um bom trabalhador”, declarou a profissional.

Moderado por Gracia Elisabeth Fragalá, membro do Conselho Deliberativo na ABQV e Diretora Titular do CORES - Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, o debate “O ambiente de trabalho organizado por  gênero” apontou desafios e ideias não apenas sobre assuntos de diversidade sexual e inclusão, como também questões comportamentais das pessoas e gestores em seu ambiente de trabalho. “A ideia é deixar o humano se manifestar. Desta maneira vai ser bom para o negócio, para as pessoas e para o ambiente de trabalho”, concluiu Gracia. 

A vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro falou a todos os presentes do evento sobre os novos projetos da ABQV e as parcerias de apoio ao movimento #SemanaMOVE em que todos os países da América Latina são convidados para participar da Semana Latino Americana de Promoção de Esporte e da Atividade Física, como também ao movimento “Agosto Violeta”, que propõe chamar a atenção da sociedade de combater a violência e promover a cultura de paz.

O próximo Encontro Mensal do ABQV irá ocorrer em setembro e as inscrições já podem ser realizadas direto no site, no link eventos http://www.abqv.org.br/eventos

*Organização Mundial da Saúde

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. 

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

 

Mais informações à Imprensa: 

Contato: Rosangela Andrade 

E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com 

Cel.: (11) 9.9914-6556 

Site: http://assessoriandrade.com/


 




Últimas

5º Encontro ABQV debateu sobre a Sustentabilidade dos Programas de Qualidade de Vida

Associação promoveu evento com especialistas do setor e apresentação de painel corporativo.

Orientações práticas em Saúde Suplementar tudo o que você precisa saber

Quando o exemplo vem de casa

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Prestação de Serviços em Saúde foi tema central do 4º Encontro ABQV

Evento apresentou pesquisas e modelos de gestão aliados ás novas tecnologias. Debate contou com a participação de internautas e abordou o cenário atual sobre os processos de contratação de fornecedores em serviços de qualidade de vida.

Novos Conceitos sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário foram debatidos durante o Encontro Mensal da ABQV

Pesquisadores e Especialistas alertaram sobre o importante papel das organizações na Promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

ABQV promove evento sobre atividade física e comportamento sedentário

Encontro acontece dia 15 de abril no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

Educadora Física explica relação entre bons hábitos e prevenção do câncer

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar inúmeras doenças, como as do coração, AVCs, diabetes e alguns tipos de câncer, como de mama e de colo do útero.

Evento da ABQV abordou questões relevantes sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Primeiro encontro mensal do ano contou com a participação de especialistas em nutrição. Lançamento Vol. 7 da coleção "Temas Avançados de Qualidade de Vida" foi apresentado aos profissionais do setor.

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Curso é pioneiro no país e foi desenvolvido pela ABQV em parceria com a Abramge e o Centro Universitário São Camilo. Programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciadas por empresas.

EDITAL CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA 05/02/2019

O Presidente da ABQV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA, Sr. Eloir Edilson Simm, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca todos os seus Associados

Conheça os Vencedores da edição 2018 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida ABQV Sodexo

Revelação e premiação das empresas aconteceu dia 05 de dezembro em São Paulo. Aché Laboratórios foi a grande vencedora com a certificação ouro excelência em gestão.

Cerimônia de Entrega do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida acontece dia 05 de Dezembro em São Paulo

Empresas vencedoras serão conhecidas pelas boas práticas em programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Encontro Mensal de Novembro da ABQV abordou sobre os novos Desafios do Ambiente de Trabalho

Saúde mental e o futuro dos programas de assistência ao empregado estão entre as maiores preocupações dos gestores.

ABQV apoia o projeto DEPILADORA AMIGA

Depiladora Amiga é um projeto de profissionais e alunas da saúde que capacita depiladoras a informar e empoderar mulheres sobre saúde feminina, com foco na educação popular em saúde e melhoria da saúde pública. ?

Jornada de Qualidade de Vida abordou o papel das Empresas na Promoção da Saúde.

Evento aconteceu na Capital Paulista e mostrou a importância do engajamento com os trabalhadores para a construção de hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida.

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.