;

Notícias de Imprensa

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

ABQV - 04/10/2018

O Brasil teve um representante entre os vencedores da sexta edição do Global Healthy Workplace Awards, prêmio reconhecido globalmente sobre “Local de Trabalho Saudável” e organizado pela Global Centre for Healthy Workplaces - GCHW. No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.


ABQV: Como foi receber o Prêmio Global “Healthy Workplace Awards”?

LPM: Foi uma alegria e emoção muito grande poder representar o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e apresentar o “Programa Bem-Estar” aos jurados, representando os cinco continentes, em um auditório com pessoas de diferentes partes do mundo.  Em 2016 fomos finalistas do Global e no ano de 2017 conquistamos o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida - PNQV, na categoria Ouro, desta maneira, sentimos que já possuíamos as credenciais para concorrer novamente este ano e tentar o tão almejado reconhecimento internacional.

ABQV: Qual o método de gestão adotado pelo Hospital Oswaldo Cruz, que o ajudou a ser reconhecido globalmente como um local de trabalho saudável? 

LPM: O nosso programa é fundamentado pelo modelo assistencial do hospital, pelo modelo das “5 Chaves”  para os ambientes de trabalho saudáveis, da Organização Mundial da Saúde - OMS, e também pela parceria estratégica, desde 2010, com o Health Improvement Program da Universidade de Stanford. A gestão integrada entre a saúde assistencial, ocupacional, segurança e os programas de qualidade de vida, também foi essencial para o sucesso do programa.

ABQV:    Premiar as iniciativas de qualidade de vida no trabalho é uma forma de contribuir para mobilizar as organizações a investir mais na promoção da saúde e bem-estar do trabalhador?

LPM: O reconhecimento nacional e internacional fortalece o valor que os programas de qualidade de vida impactam nas organizações. Uma organização que se preocupa com a qualidade de vida, promoção da saúde e bem-estar de seus colaboradores, e é reconhecida, agrega este valor à sua competitividade no mercado.

ABQV: Qual a importância, para as organizações, de criar e manter projetos ligados à qualidade de vida no trabalho? 

LPM: Além dos resultados financeiros com a redução em gastos com a saúde, os ambientes de trabalho saudáveis favorecem a cultura do bem-estar físico, emocional e mental da empresa, aumenta a produtividade, retêm mais talentos e engaja sua força de trabalho. Muitos dos resultados atravessam os muros da organização contribuindo para mudanças aos dependentes do trabalhador e a comunidade. 

ABQV: Quais são os desafios de implementar uma cultura de saúde e um sistema efetivo de gestão de pessoas no mundo corporativo brasileiro?

LPM: Os desafios são inúmeros. A liderança organizacional precisa se conscientizar desta importância. Mudanças de paradigmas são fundamentais e investir na saúde ao invés de gerir a doença contribuirá para um modelo mais sustentável de gestão e do negócio em si. No nosso caso a presença do CEO, Sr. Paulo Bastian, na premiação do Global Healthy Workplace Awards e no evento que aconteceu na cidade de Bergamo, na Itália, mostrou que a liderança tanto apoia como coloca as ações de qualidade de vida na estratégia da organização. 

ABQV: Quais são as suas dicas para os gestores que querem entender melhor da Qualidade de Vida no Trabalho?

LPM: O primeiro passo é conhecer a população e mapear suas necessidades. Estas informações podem vir de questionários de rastreamento populacional, de dados da saúde ocupacional, absenteísmo e conta médica da empresa. O segundo passo é planejar as ações de acordo com estas necessidades. O terceiro é escolher quais indicadores serão importantes para mapear e aferir os resultados do programa. Os resultados promissores vêm com ações sinérgicas entre a saúde ocupacional, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.

______________________________________________________________________________________
 Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.  Especializado em Medicina do Trabalho pela ANAMT, Geriatria pela SBGG, e em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela FGV. Conselheiro da ABQV.

Últimas

Encontro Mensal ABQV apresentou Resultados de Gestão de Programas de Qualidade de Vida

Gestores, profissionais e especialistas do setor conferiram o resultado de pesquisa internacional sobre gestão de saúde e bem-estar nas organizações. Debate abordou os desafios, práticas, ações estratégicas e as novas tendências para as empresas.

ABQV concede Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida

Processo inédito do setor irá promover profissionais que atuam em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

Encontro Mensal ABQV abordou sobre Diversidade Sexual e suas Implicações no Ambiente de Trabalho

Worksite Health Internactional entrevista Sâmia Simurro, Vice Presidente da ABQV sobre programas Brasileiros de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Sâmia Simurro, MS, Vice President Brazilian Quality of Life Association (ABQV)

Associação promove evento sobre a importância da vacinação - Jornal da Vida - 11/07/18

Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho. O evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.

Inscrições para ‘Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2018’ estão abertas até 31 de Agosto!

Empresas poderão se inscrever até o dia 31 de agosto e apresentar seus cases de sucesso relacionados aos programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

SUA EMPRESA POSSUI ALGUM DESAFIO EM SAÚDE E SEGURANÇA?

O SESI disponibiliza para as indústrias e parceiros um ecossistema de inovação que proporciona o acesso a soluções inovadoras em saúde e segurança.