;

Notícias de Imprensa

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Rosangela Andrade - 30/01/2019

São Paulo (SP). A importância do cuidado com a saúde do trabalhador é um dos pilares mais importantes que deve ser considerado pelas empresas. Apesar dos esforços de gestores e líderes, existe ainda um campo fértil de trabalho para ser desenvolvimento em nosso país, que passa por grande transformação.  

Segundo dados divulgados pela *Pesquisa Vigitel 2017, aproximadamente um em cada cinco (18,9%) brasileiros são obesos e que mais da metade da população das capitais (54%) estão com excesso de peso. Este fato se isso se associa a uma série de problemas graves de saúde, como a diversos tipos de câncer, a problemas ortopédicos, a varizes de membros inferiores, diabetes do adulto (tipo 2) e hipertensão arterial ou pressão alta. 

De acordo com especialistas, o motivo pode estar relacionado ao estilo de vida, estresse e demais incertezas que as pessoas enfrentam nos dias atuais. Além disso, o momento exige a gestão integrada, envolvendo a saúde suplementar, a área ocupacional e assistencial. Uma das soluções para os gestores, líderes e demais profissionais que atuam diretamente com a saúde nas empresas é o investimento na capacitação profissional, para que o setor se mantenha fortalecido e os trabalhadores tenham mais qualidade de vida e bem-estar. 

Ciente desta necessidade a ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida, em parceria com a Universidade Corporativa Abramge e por meio do convênio firmado com o Centro Universitário São Camilo, realiza o MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações, pioneiro no país. Com a primeira turma iniciada em 2008, o curso de pós-graduação lato sensu foi desenvolvido por um corpo docente formado por professores com experiência prática e acadêmica na promoção da saúde em organizações. “O programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo”, explica Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV e coordenadora do curso.  

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela internet na página do curso http://abramgeuca.com.br/mba-gestao-de-promocao-de-saude-nas-organizacoes/. A primeira etapa do processo seletivo é o preenchimento da ficha de inscrição e entrevista online.  

De acordo com o Prof. Dr. Claudio Colucci, Coordenador Geral dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade São Camilo, a entrevista assume uma grande importância no processo de seleção. “É uma oportunidade para estabelecer o conhecimento entre a instituição e o aluno. Podemos compreender a história do candidato e quais são as suas expectativas profissionais  em relação ao curso. Refletimos com o interessado sobre como a participação e conclusão do MBA poderá contribuir para que ele possa ter melhores condições de concretizar os seus objetivos e metas de carreira”, diz.  O Coordenador reforça como o curso aborda  a questão da saúde do trabalhador no Brasil. “Vamos trabalhar com os marcos regulatórios, os problemas de saúde ocupacional  e as interfaces com a promoção de saúde nas organizações. Desta maneira, por meio de módulos teóricos e atividades práticas, capacitamos o aluno para que ela possa desenvolver e operacionalizar programas de promoção de saúde, qualidade de  vida e bem-estar”, afirma o Professor. 

As aulas terão inicio no mês de março com término previsto para fevereiro de 2020. O curso de MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações é composto por uma carga horária de 348 horas totais, em disciplinas presenciais e a apresentação final de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

As informações sobre o MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações podem ser obtidas no site da ABQV -  http://abqv.org.br/mba.  

*Fonte: Ministério da Saúde http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2017_vigilancia_fatores_riscos.pdf  

 Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.  

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br  

Mais informações à Imprensa:  

Contato: Rosangela Andrade  E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com  Cel.: (11) 9.9914-6556  Site: http://assessoriandrade.com/  

 

Últimas

Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil

Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença

Reunião da Residência Médica em Medicina do Trabalho

Encontro ABQV fala dos desafios de manter um Programa de Qualidade de Vida

Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.

O Trabalhador: protagonista ou coadjuvante de sua vida?

No 7º encontro mensal da ABQV palestrantes abordaram temas sobre longevidade, diversidade e saúde mental.

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia

Liderança e Qualidade de Vida foram os temas do 6º Encontro ABQV

Evento contou com presença de profissionais do setor e transmissão online.

5º Encontro ABQV debateu sobre a Sustentabilidade dos Programas de Qualidade de Vida

Associação promoveu evento com especialistas do setor e apresentação de painel corporativo.

Orientações práticas em Saúde Suplementar tudo o que você precisa saber

Quando o exemplo vem de casa

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Prestação de Serviços em Saúde foi tema central do 4º Encontro ABQV

Evento apresentou pesquisas e modelos de gestão aliados ás novas tecnologias. Debate contou com a participação de internautas e abordou o cenário atual sobre os processos de contratação de fornecedores em serviços de qualidade de vida.

Novos Conceitos sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário foram debatidos durante o Encontro Mensal da ABQV

Pesquisadores e Especialistas alertaram sobre o importante papel das organizações na Promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

ABQV promove evento sobre atividade física e comportamento sedentário

Encontro acontece dia 15 de abril no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.