;

Notícias

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

ABQV - 04/10/2018

O Brasil teve um representante entre os vencedores da sexta edição do Global Healthy Workplace Awards, prêmio reconhecido globalmente sobre “Local de Trabalho Saudável” e organizado pela Global Centre for Healthy Workplaces - GCHW. No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.


ABQV: Como foi receber o Prêmio Global “Healthy Workplace Awards”?

LPM: Foi uma alegria e emoção muito grande poder representar o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e apresentar o “Programa Bem-Estar” aos jurados, representando os cinco continentes, em um auditório com pessoas de diferentes partes do mundo.  Em 2016 fomos finalistas do Global e no ano de 2017 conquistamos o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida - PNQV, na categoria Ouro, desta maneira, sentimos que já possuíamos as credenciais para concorrer novamente este ano e tentar o tão almejado reconhecimento internacional.

ABQV: Qual o método de gestão adotado pelo Hospital Oswaldo Cruz, que o ajudou a ser reconhecido globalmente como um local de trabalho saudável? 

LPM: O nosso programa é fundamentado pelo modelo assistencial do hospital, pelo modelo das “5 Chaves”  para os ambientes de trabalho saudáveis, da Organização Mundial da Saúde - OMS, e também pela parceria estratégica, desde 2010, com o Health Improvement Program da Universidade de Stanford. A gestão integrada entre a saúde assistencial, ocupacional, segurança e os programas de qualidade de vida, também foi essencial para o sucesso do programa.

ABQV:    Premiar as iniciativas de qualidade de vida no trabalho é uma forma de contribuir para mobilizar as organizações a investir mais na promoção da saúde e bem-estar do trabalhador?

LPM: O reconhecimento nacional e internacional fortalece o valor que os programas de qualidade de vida impactam nas organizações. Uma organização que se preocupa com a qualidade de vida, promoção da saúde e bem-estar de seus colaboradores, e é reconhecida, agrega este valor à sua competitividade no mercado.

ABQV: Qual a importância, para as organizações, de criar e manter projetos ligados à qualidade de vida no trabalho? 

LPM: Além dos resultados financeiros com a redução em gastos com a saúde, os ambientes de trabalho saudáveis favorecem a cultura do bem-estar físico, emocional e mental da empresa, aumenta a produtividade, retêm mais talentos e engaja sua força de trabalho. Muitos dos resultados atravessam os muros da organização contribuindo para mudanças aos dependentes do trabalhador e a comunidade. 

ABQV: Quais são os desafios de implementar uma cultura de saúde e um sistema efetivo de gestão de pessoas no mundo corporativo brasileiro?

LPM: Os desafios são inúmeros. A liderança organizacional precisa se conscientizar desta importância. Mudanças de paradigmas são fundamentais e investir na saúde ao invés de gerir a doença contribuirá para um modelo mais sustentável de gestão e do negócio em si. No nosso caso a presença do CEO, Sr. Paulo Bastian, na premiação do Global Healthy Workplace Awards e no evento que aconteceu na cidade de Bergamo, na Itália, mostrou que a liderança tanto apoia como coloca as ações de qualidade de vida na estratégia da organização. 

ABQV: Quais são as suas dicas para os gestores que querem entender melhor da Qualidade de Vida no Trabalho?

LPM: O primeiro passo é conhecer a população e mapear suas necessidades. Estas informações podem vir de questionários de rastreamento populacional, de dados da saúde ocupacional, absenteísmo e conta médica da empresa. O segundo passo é planejar as ações de acordo com estas necessidades. O terceiro é escolher quais indicadores serão importantes para mapear e aferir os resultados do programa. Os resultados promissores vêm com ações sinérgicas entre a saúde ocupacional, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.

______________________________________________________________________________________
 Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.  Especializado em Medicina do Trabalho pela ANAMT, Geriatria pela SBGG, e em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela FGV. Conselheiro da ABQV.

Últimas

Quando o exemplo vem de casa

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Prestação de Serviços em Saúde foi tema central do 4º Encontro ABQV

Evento apresentou pesquisas e modelos de gestão aliados ás novas tecnologias. Debate contou com a participação de internautas e abordou o cenário atual sobre os processos de contratação de fornecedores em serviços de qualidade de vida.

Novos Conceitos sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário foram debatidos durante o Encontro Mensal da ABQV

Pesquisadores e Especialistas alertaram sobre o importante papel das organizações na Promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

ABQV promove evento sobre atividade física e comportamento sedentário

Encontro acontece dia 15 de abril no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.

Educadora Física explica relação entre bons hábitos e prevenção do câncer

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar inúmeras doenças, como as do coração, AVCs, diabetes e alguns tipos de câncer, como de mama e de colo do útero.

Evento da ABQV abordou questões relevantes sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Primeiro encontro mensal do ano contou com a participação de especialistas em nutrição. Lançamento Vol. 7 da coleção "Temas Avançados de Qualidade de Vida" foi apresentado aos profissionais do setor.

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Curso é pioneiro no país e foi desenvolvido pela ABQV em parceria com a Abramge e o Centro Universitário São Camilo. Programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciadas por empresas.

EDITAL CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA 05/02/2019

O Presidente da ABQV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA, Sr. Eloir Edilson Simm, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca todos os seus Associados

Conheça os Vencedores da edição 2018 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida ABQV Sodexo

Revelação e premiação das empresas aconteceu dia 05 de dezembro em São Paulo. Aché Laboratórios foi a grande vencedora com a certificação ouro excelência em gestão.

Cerimônia de Entrega do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida acontece dia 05 de Dezembro em São Paulo

Empresas vencedoras serão conhecidas pelas boas práticas em programas de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Encontro Mensal de Novembro da ABQV abordou sobre os novos Desafios do Ambiente de Trabalho

Saúde mental e o futuro dos programas de assistência ao empregado estão entre as maiores preocupações dos gestores.

ABQV apoia o projeto DEPILADORA AMIGA

Depiladora Amiga é um projeto de profissionais e alunas da saúde que capacita depiladoras a informar e empoderar mulheres sobre saúde feminina, com foco na educação popular em saúde e melhoria da saúde pública. ?

Jornada de Qualidade de Vida abordou o papel das Empresas na Promoção da Saúde.

Evento aconteceu na Capital Paulista e mostrou a importância do engajamento com os trabalhadores para a construção de hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida.

Entrevista: Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, médico coordenador de saúde ocupacional e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala sobre o prêmio “Global Healthy Workplace Awards”.

No dia 10 de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi anunciado o vencedor na categoria grande empresa, em evento de premiação, na cidade de Bergamo, na Itália.

Palestra EXISTE "TRABALHO SAUDÁVEL"? - Corrigindo equívocos e mitos, a caminho de paradigmas mais ousados.

Série de Encontros com o Prof. René Mendes Palestra EXISTE "TRABALHO SAUDÁVEL"? - Corrigindo equívocos e mitos, a caminho de paradigmas mais ousados.