Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida - PNQV

XX PNQV® - Inscrições abertas

Prezada Empresa participante,

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV®, outorga desde 1999 o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida® - PNQV® que visa reconhecer as boas práticas em programas de promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo. Trata-se do Prêmio mais tradicional neste campo em nosso país. Atualmente, a ABQV® é parceira do Global Healthy Workplace Award (GHWA) que também reconhece globalmente os programas de promoção de saúde no ambiente de trabalho dentro do Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da OMS.

Pretendemos assim, incentivar o alinhamento e adaptação dos Programas de Qualidade de Vida aos modelos atuais de práticas gerenciais, assim como com a estratégia organizacional de se ter um ambiente de trabalho saudável para a força de trabalho.

Temos certeza que a participação da sua empresa no PNQV® proporcionará uma nova visão das atividades do seu Programa de Qualidade de Vida, além de nortear o seu desenvolvimento.

O PNQV® possui suas bases nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptados aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à gestão dessas atividades, bem como ao Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta forma, atende-se a um necessário alinhamento dos Programas com práticas gerenciais consagradas mundialmente.

Cada critério avaliado possui vários itens de verificação, cada item de verificação tem uma ou mais áreas de influência, além de fazer parte de uma das 5 chaves fundamentais, conforme apresentados no manual de participação. Leia com atenção todas as orientações e participe!

Confira:

HISTÓRICO DO PNQV®

Em 1990, à medida que os programas de promoção de saúde e qualidade de vida começaram a ser implantados por empresas pioneiras no Brasil, um grupo de profissionais das áreas de recursos humanos e saúde - pertencente a empresas de segmentos diversos - iniciou uma série de visitas a companhias americanas e canadenses, buscando inteirar-se das melhores práticas organizacionais vigentes à época.

Propondo-se a discutir sistematicamente as questões que permeavam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas nas organizações, tal grupo passou a reunir-se periodicamente. O número de profissionais interessados nestas discussões foi crescendo substancialmente e, em pouco tempo, este grupo recebeu mais e mais adeptos.

Em 26 de abril de 1995 o grupo fundou a Associação Brasileira de Qualidade de Vida® - ABQV®, concebida para disseminar estudos na área, viabilizar a troca de informações e de experiências entre profissionais e empresas sobre como implantar, gerenciar e manter programas que contribuíssem para a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho.

Já no ano seguinte, o grupo criou o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida® - PNQV® - com o intuito de estimular o desenvolvimento de programas de qualidade de vida, através do reconhecimento público das empresas que realizavam as melhores práticas e obtinham êxito na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da sua população.

Desde então, o PNQV® tem cumprido seu papel, sua importância cresceu ao longo dos anos, firmou-se o compromisso das empresas buscarem, cada vez mais, o desenvolvimento e a efetivação de ações consistentes, incentivadoras da qualidade de vida e do bem-estar no ambiente de trabalho.

Em 2007, a experiência do PNQV® gerou a publicação do livro: Prêmio Nacional de Qualidade de Vida: A Trajetória de uma Década. Este livro contemplou um pouco da história e da experiência adquirida ao longo dos anos de premiação, e marcou o primeiro momento do PNQV®.

Em 2009, foi iniciado o processo de renovação do PNQV®, objetivando atualizá-lo em relação ao novo momento das empresas e de seus Programas de Qualidade de Vida. Procedeu-se, então, num levantamento detalhado das práticas nacionais e internacionais vigentes, com a proposta de reformular os critérios de avaliação do prêmio.

Com esta finalidade, a ABQV® contratou em 2010 a consultoria especializada de uma instrutora da FNQ, para a construção dos novos critérios de avaliação do PNQV®. Estes critérios baseiam-se nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão - MEG® , os quais, por sua vez, expressam conceitos reconhecidos pelas organizações.

A partir de 2014 além do MEG® da FNQ, o PNQV® passa a adotar o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS) como fundamento para avaliação.



Cordialmente:

Sâmia Simurro
Coordenação do PNQV®

Parcerias