Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Ação Global: "Estar bem Elektro"

Prêmio: Mineração
Categoria: Serviços
Responsável: Gaspar German Betancourt


Tema 

Qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores: oportunidades culturais, desenvolvimento de habilidades artísticas, benefícios com a atividade física, orientação sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde. 

Sumario Executivo 

Promover a valorização do indivíduo e a melhoria da saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores foram os motivos que levaram a Elektro a criar, em 2001, o Programa de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida. A empresa implementou uma Gestão Integrada de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida para promover uma mudança de cultura, gerar uma visão pró-ativa e levar as pessoas a entenderem saúde e segurança como prevenção, tornando-as mais aptas e saudáveis para a prática de suas atividades. Ano a ano, o Programa foi ampliado até que os resultados dos exames médicos realizados nos colaboradores em 2003 levaram a empresa a reestruturar o Programa. O Estar Bem ganhou uma filosofia e metodologia de abordagem inovadoras, baseadas na visão holística do ser humano - o homem visto em todas as dimensões. Passou a ser fundamentado em três vertentes: Movimento; Saúde e Segurança; e Cultura. 

OBJETIVOS 

O Estar Bem tem por objetivo garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, proporcionando oportunidades culturais, desenvolvimento de habilidades artísticas, benefícios com a atividade física, orientação sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde. A Elektro decidiu investir, substancialmente, na qualidade de vida dos colaboradores, promovendo um up-grade em seu Programa de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, para diminuir os Indicadores Críticos de Saúde constatados nos exames médicos de 2003: metade dos colaboradores apresentava sobrepeso, outros 15% eram obesos, 42% registravam colesterol alto e 35% estavam com triglicérides alto, enquanto que a hipertensão atingia 10% dos funcionários. A Elektro também registrava um aumento dos empregados afastados por doenças nos acidentes com afastamento e no absenteísmo. Com inúmeras ações e disponibilizando recursos para o Estar Bem, a Elektro estabeleceu metas anuais de redução de 5% para cada Indicador de Saúde, certa de que isto refletiria nos Indicadores de Segurança. 

PÚBLICO ALVO 

São principalmente os 2.539 colaboradores, mas muitas ações envolvem os 2.300 funcionários das empresas contratadas, familiares e comunidade. 

Planejamento/Ações de Continuidade 

Em 2005, os investimentos no Estar Bem duplicaram: R$ 2 milhões destinados à saúde, cultura e lazer, além dos investimentos em segurança. As metas foram mantidas: redução de mais 5% nos Indicadores Críticos de Saúde para 2005. 

Resultados 

As metas para 2004 - de redução de 5% em cada Indicador Crítico de Saúde - foram superadas. Houve diminuição de 40% de hipertensos, 28% nos colaboradores com triglicérides alto e 24% controlaram o colesterol. Os colaboradores com sobrepeso diminuíram em 8% e os obesos em 5%. O Programa Anti-tabagismo surtiu efeito: o número de fumantes diminuiu em 25% e o de cigarros consumidos teve redução de 31%. 

O Estar Bem teve reflexos imediatos nos resultados da segurança. O principal: a marca inédita de um ano inteiro sem acidentes com afastamento. A redução também foi constatada no número de acidentes sem afastamento, que caiu dos 33 em 2003 para os 21 em 2004. A taxa de freqüência dos acidentes diminuiu de 7,17 em 2003 para 4,4 em 2004. E mais: acidentes com veículos - que em 2002 representavam 53% dos acidentes na empresa - reduziram 22% em 2003 e 62% em 2004.

 

Ação Global: "Estar bem Elektro"

Parcerias