Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Ação Específica: "Programa Corpo em Movimento"

Prêmio: Ação Específica de Combate ao Sedentarismo - Corpo em Movimento - 2002
Categoria: Indústria
Responsável: Edmundo Prince (Coordenador Médico do Programa)
Contato: Edmundo Prince 

Desde 1994, a ABB aplica o conceito de Qualidade de Vida em sua Unidade de Guarulhos. O conceito de Programa de Qualidade de Vida nasceu em março de 1998, com o Comitê de Qualidade de Vida, formado por colaboradores e profissionais técnicos, entre eles, médicos, nutricionistas, psicólogas representantes do grupo de. 

A partir do lançamento do Programa consolidaram-se já muitas ações de Qualidade de Vida dentro de uma nova visão - a holística. A missão do Programa têm sido: "criar o espírito de Qualidade de Vida Integral, através de ações diferenciadas que busquem, com equilíbrio, a melhoria da saúde e o bem estar das pessoas". 

O universo de atuação do programa é, especialmente, os colaboradores da ABB - Unidade de Guarulhos - num total de 533 pessoas. Algumas das ações possuem abrangência maior, atingindo as famílias, os terceirizados, e a comunidade carente ou não vizinha da ABB. 

Os PILARES de sustentação do Programa Qualidade de Vida ABB - Guarulhos - são O ESPORTE, O LAZER E A SAÚDE INTEGRAL. Cada PILAR possui conceito único e ações focadas para a busca de resultados concretos junto ao seu público-alvo. 

PILAR SAÚDE INTEGRAL é composto das áreas de Saúde Assistencial, Odontologia, Alimentação, Segurança do Trabalho e Atividade Física. Seu foco é a Promoção da Saúde Integral centrada em pró-atividade, com uma visão holística do ser humano (física, psíquica e espiritual). 

PILAR DO ESPORTE visa a valorização da prática de esportes coletivos e individuais, como instrumentos básicos de promoção de saúde e de integração pessoal. Inclui campeonatos de Futebol Soçaite (quadra no clube da empresa), vôlei, natação Cooper em pista e em esteira, ciclismo, fitness completo e moderno, com personal trainers. 

PILAR LAZER está concentrado na promoção do lazer saudável (social, e cultural) e na integração das pessoas. São ações voltadas para as terapias corporais (massagens, danças), caminhadas, passeios ciclísticos, campeonatos esportivos envolvendo várias modalidades, cinema e teatro. 

Os instrumentos que sustentam todas essas ações são a pesquisa de Qualidade de Vida (que orienta ações futuras e avalia ações passadas), os exames médicos, as Campanhas, os Campeonatos, os Programas Permanentes (como os de mudança de hábitos alimentares, anti-tabagismo, alcoolismo e drogas), palestras e informativos. 

A Comunicação é a ferramenta fundamental para todo o propósito do programa. As estratégias de comunicação variam conforme os propósitos da Ação, da Campanha ou do Programa. Eram utilizados os recursos como: folhetos informativos distribuídos para cada funcionário, avisos coloridos nos refeitórios, mala-direta para cada funcionário, intervenção de atores profissionais no ambiente de trabalho para divulgar as idéias com simpatia e graça, palestras freqüentes nos setores, palestras explicativas no auditório, eventos com teatro, vídeos explicativos e mobilizadores. 

A ABB também possui forte atuação na comunidade. Essas atuações começam dentro da empresa e se estende para fora. Exemplos de Ações na comunidade são: A Cooperativa de Crédito dos Funcionários, O FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), O Projeto Acampadentro (empresa abre as portas para os filhos dos funcionários nas férias escolares), distribuição diária de 160 litros de sopa para várias comunidades carentes, campanhas de doação de alimentos não perecíveis no final do ano, construção do Centro Educacional do Batuíra, ajuda na reforma da escola Estadual Francisco Antunes Filho, Campanha de Doação de Sangue, adoção de um canteiro da Avenida Monteiro Lobato, criação da Coordenadoria do Meio Ambiente da Empresa (responsável pela preservação ambiental e pela coleta seletiva de lixo da empresa), Programa de Educação para o Trabalho, PET (conduzido pelo SENAC, in company), Criança - Futuro Esperança (adoção, pela empresa, de crianças carentes com 8 anos de idade, com o objetivo de transformar meninos e meninas, com perfil de crianças de rua, em cidadãos íntegros, responsáveis, produtivos e realizados).

Parcerias