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Ação Específica em Ergonomia: "Qualidade de Vida é uma questão de postura"

Prêmio: Ação Específica em Ergonomia - "Qualidade de Vida é uma questão de Postura"- 2002
Categoria: Serviços
Responsável: Joaquim de Souza Correia
Contato: Joaquim de Souza Correia 

A intensificação e a diversificação do uso de computadores alterou definitivamente o ritmo de trabalho nas organizações. A atividade tecnológica crescente exige novas solicitações visuais, mentais e, principalmente, de postura. 

A Embratel desde 1986 realizou um amplo estudo sobre o uso interno dos microcomputadores e passou a priorizar ações referentes à ergonomia e à melhoria das condições de trabalho. 

Recentemente a Embratel vem buscando a otimização de seu Programa de Ergonomia através da busca constante de conscientização e de melhoria das condições ergonômicas dos postos de trabalho. 

Essa tarefa é coordenada e conduzida pela Gerência de Saúde e Bem Estar, através da equipe de Segurança do trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, que trabalha de forma bastante integrada com a equipe que coordena as ações de qualidade de vida na Empresa, na mesma gerência, a responsabilidade pelas atividades adotadas. 

A integração da equipe é vital para a manutenção da excelente qualidade de nosso Plano de Assistência Médica, que, por ser de autogestão, é constantemente enriquecido com novas especialidades, como nutricionistas, acupunturistas e fisioterapeutas especialistas em RPG, que passaram a constar de nosso Plano a partir desse trabalho integrado. 

O objetivo era o de conscientizar para a necessidade dos procedimentos ergonômicos para ampliar recursos e garantir a satisfação dos colaboradores - implementando, de forma gradual, mobiliários mais adequados, hábitos revistos e uma nova postura. 

A Embratel, além dos colaboradores, estagiários e terceirizados, estendeu o Programa de ergonomia aos familiares dos colaboradores, por qcreditar que a ergonomia não deve ser um assunto restrito ao ambiente de trabalho. Assim, sem considerar os familiares, o público total atingido por essas ações, superam a casa das 13.000 pessoas. 

As principais Ações Ergonômicas foram: 
 

  • Análise ergonômica dos postos de trabalho
  • Revisão das estruturas dos ambientes
  • Pesquisa de mercado
  • Adaptação dos Postos de trabalho
  • Ajuste das Condições de Conforto Ambientais
  • Modernização do Centro de Telefonia Internacional
  • Divulgação do Conceito
  • Treinamento
  • Cursos e Palestras
  • Inspeções de Rotina
  • Especialização e Atualização dos Profissionais responsáveis por essa área
  • Adaptação das Unidades Móveis para Reparo de Cabos
  • Modernização da Biblioteca 

    Formas de comunicação: 
     
  • Palestras
  • Cartilhas educativas
  • Intranet
  • Site Saúde e Benefícios
  • Portal do RH 

    Os serviços oferecidos pela Embratel são custeados pela empresa não tendo custos para o funcionário. As metas são de dar continuidade ao projeto através de sua revitalização.

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