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Ação Específica em Saúde Mental: "Programa de Apoio ao Funcionário"

Prêmio: Ação Específica em Saúde Mental - Programa de Apoio ao Funcionário - 2002
Categoria: Indústria
Responsável: Maria Elizabeth Pimenta / Renata Siqueira 
(Gerência do Programa de Apoio ao Funcionário)
Coordenadora: Maria Elizabeth Pimenta 

Nos USA este Programa se iniciou com o trabalho de apoio individual na área de saúde mental e dependência química e com o passar dos anos ele foi adquirindo uma amplitude maior. Temos o indivíduo como centro da nossa ação e os 4 produtos principais que a área fornece aos clientes: 

 

  • O Apoio em saúde Mental tradicional
  • O Apoio na área de Prevenção e Tratamento de Dependência Química
  • O Apoio às Mudanças necessárias à Organização com o trabalho de Transição
  • O Apoio na solução de problemas Complexos dentro da companhia com o produto Quando os funcionários estão preocupados com problemas pessoais mal resolvidos, sua saúde, qualidade de vida e o seu desempenho no trabalho podem ser afetados. 

    EAP/GECS é uma área que dá Consultoria e serviços especializados e oferece soluções integradas para problemas complexos e desafiadores que podem impactar o desempenho dos funcionários dentro das organizações. As consultas oferecidas tem como objetivo: aumentar a produtividade, auxiliar na retenção dos talentos, acelerar a mudança e promover o entendimento do impacto das mudanças nas questões de saúde mental. 

    Missão de EAP/GECS: Identificar e proativamente responder às necessidades individuais, organizacionais, sistêmicas e culturais de nossos clientes no mundo todo. 

    Consultas individuais: 

    Consultas aos funcionários para avaliar a natureza dos problemas emocionais ou pessoais ou de abuso de álcool e drogas. Quando apropriado, o funcionário de EAP/GECS oferece encaminhamento a um profissional externo previamente credenciado pela área. É realizado um acompanhamento para apoiar a solução efetiva de problemas e garantir a qualidade dos serviços oferecidos. 

    Os serviços oferecidos pela área EAP/GECS da Motorola não tem custos para o funcionário. 

    A Confidencialidade é a pedra fundamental do EAP/GECS da Motorola.Todos os relatórios e discussões de um problema pessoal de um funcionário são mantidos confidenciais de acordo com a política da Motorola. 

    Revelação de informações sobre o envolvimento do funcionário com EAP/GECS requer o consentimento do mesmo por escrito exceto quando há risco de vida ou solicitações legais. 

    Os relatórios de EAP/GECS não se tornarão parte do arquivo pessoal do funcionário. A participação no Programa não afetará por si só o status do funcionário ou suas oportunidades de promoção. 

    EAP/GECS provê apoio à Transição aos grupos que estejam em momentos de mudança, através de seminários, workshops, aconselhamento, coaching e intervenções específicas no caso de "incidentes críticos". Alguns exemplos dos trabalhos que desenvolvemos nesta modalidade são: 
     
  • Seminário sobre Gerenciamento de Transição,
  • Mudanças Organizacionais e Transição Pessoal,
  • Como dar Notícias Difíceis,
  • O desafio do Trabalho em Home-Office,
  • A importância do Re-engajamento, etc. 

    Perspectivas / Metas Futuras: 

    EAP/GECS tem aumentado sua oferta de produtos para atendimento em grupo, buscando alcançar um número maior de funcionários com os conceitos de saúde mental e como viver de maneira consciente e harmoniosa em um mundo de tanta mudança e pressão. 

    Resultados Obtidos 

    A implantação do EAP/GECS no Brasil trouxe uma mudança grande na maneira como as pessoas encaram os tratamentos de saúde mental. No início haviam verbalizações constantes dos funcionários que buscavam ajuda sobre o preconceito na utilização dos serviços de psiquiatria e psicologia, além da preocupação com a utilização de medicamentos psiquiátricos e hoje isto não acontece mais. Outra mudança importante foi que a Motorola no Brasil conseguiu dar acesso aos seus funcionários a um serviço que ainda é elitizado no nosso país.

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