5ª JNQV – Conhecer os colaboradores e o engajamento das lideranças são fundamentais para a eficácia dos programas de qualidade de vida
10 de junho de 20225ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida supera expectativas e destaca a importância das soluções em bem-estar nas organizações
13 de junho de 2022Empresas devem promover a transformação da cultura em bem-estar e assumir o protagonismo do cuidado integral dos colaboradores
O maior ativo de qualquer organização, sem dúvida, é o capital humano. Assim, cuidar das pessoas em seus aspectos biopsicossociais e organizacionais é um dos movimentos mais importantes nas empresas.
Para tanto, as organizações precisam conhecer seus colaboradores e ouvi-los, a partir de uma escuta ativa, atuar em parceria com as lideranças e usar diferentes ferramentas para potencializarem esse cuidado com as pessoas, focado no que é prevalente e para que as evoluções possam ser medidas, criando um ambiente plural e que impulsione o desenvolvimento do negócio.
Este foi o posicionamento defendido na segunda mesa-redonda da 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida (JNQV), promovida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), no dia 25 de maio, no formato on-line. Carolina Junqueira, gerente de Saúde e Bem-estar na Oracle do Brasil; Cesar Izique, gerente-executivo de Gestão, Saúde e Bem-Estar na Dasa; Adriana Barbosa Rocha de Faria, ex-secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia do Distrito Federal; e Natália Rosa Contente dos Santos, gerente de Qualidade de Vida na Marsh Corretora de Seguros, destacaram a importância de conhecer o perfil do seu público para criar as soluções em saúde e qualidade de vida, na palestra “Como eu faço”, onde apresentaram suas experiências na implementação dos programas de qualidade de vida, que resultaram na conquista do Prêmio Nacional de Qualidade Vida (PNQV) 2021.
Carolina explicou que programas de qualidade de vida fazem a conexão entre vida laboral e a pessoal, conectando as pessoas às suas melhores versões nos dois ambientes
“O envolvimento ativo das empresas não somente gera um ambiente laboral melhor, mas muda a cultura do modo do trabalho nas organizações”, garantiu a gerente da Oracle — companhia presente em 120 países, com 7 mil colaboradores na América Latina, sendo 2 mil no Brasil —, que recebeu Certificação Prata de Boas Práticas no PNQV 2021.
E para que o bem-estar seja um valor cultural, a empresa desenvolveu o Wellbeing all about you — Harmony, um projeto de transformação da cultura em saúde e bem-estar, que propõe o equilíbrio no cuidado, a partir de quatro pilares:
- Rotina diária;
- Vida social e familiar;
- Ambiente de trabalho; e
- Equilíbrio emocional.
A partir deles pretende se estabelecer a saúde física, mental, emocional, financeira, hábito de cultura, lazer, de relaxamento, de atividade física e esportes, construindo uma linha de bem-estar, que se torne um hábito, que faça parte da rotina, motive, tenha uma ligação emocional e propicie a toma de atitude.
Mas para isso ocorrer, Carolina defendeu ser necessário olhar as pessoas como seres únicos, pela essência, com empatia.
“As nossas ações têm um formato coletivo pensando no perfil dos nossos colaboradores, mas atuamos também com o contato individualizado, pois ouvir as pessoas, ter o feedback delas, é o melhor caminho para estabelecer a conexão direta com elas, para se ter todos os aspectos e necessidade identificadas e tratadas. Com uma comunicação assertiva, conseguirmos atingir a meta de levar saúde e bem aos nossos colaborares”, afirmou.
Transformação
Izique informou, em sua apresentação na 5ª JNQV, que as empresas estão passando por um processo de transformação nos últimos anos no que se refere à gestão e promoção da saúde de seus colaboradores e beneficiários, acelerado ainda mais nos últimos dois anos pela pandemia de Covid-19. Por isso, cada vez mais, é importante que as organizações sejam protagonistas do cuidado integral desses profissionais, inclusive de seus familiares, pensando na saúde como um bem maior.
E a Dasa, com 46 mil colaboradores, sendo 78% mulheres — Certificação Ouro de Excelência em Gestão pelo PNQV 2021 —, e que atua em três verticais: diagnóstico, hospitalar e cuidados integrais, criou, em 2018, o Dasa Cuida, um programa de descontos em exames e vacina, para colaboradores, familiares, pais e avós, a partir da reclamação de funcionária, que não conseguiu pagar um valor menor pelo exame de sua mãe.
A partir 2020, após ouvir os colaboradores, por pesquisa direcionadas e mapeamento das principais necessidades, anseio e expectativas, relançaram, no fim daquele ano, o programa com nova identidade, novo conceito, direcionamento, porém com o mesmo propósito: cuidar.
“Quando, de fato, a gente tem uma escuta ativa para saber o que sua população precisa, é possível prover ações efetivas em prol do bem-estar desses colaborares”, explicou Izique, salientando que, mesmo em meio à pandemia, com foco na comunicação e na divulgação, foi possível reforçar as iniciativas em ações presenciais em todos as regionais da empresa.
Atualmente, o Dasa Cuida representa um conjunto de ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores e suas famílias pautas da em cinco pilares:
- Espiritual;
- Físico;
- Intelectual;
- Relacional; e
- Emocional.
“Nosso programa tem se destacado por ser uma iniciativa totalmente alinhada ao nosso propósito de sermos a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, pois somos nós mesmos que vivemos esse propósito diariamente, cuidando de quem cuida”, ressaltou Izique.
Experiência pública
A Secretaria de Economia do Distrito Federal — Certificação Ouro de Excelência em Gestão no PNQV 2021 —, com o desafio da pandemia, em 2020, e preocupada com a saúde dos servidores públicos, criou a Secretariai Executiva de Valorização da Qualidade de Vida. E Adriana assumiu o desafio de implementar programas que atendam às necessidades dos servidores públicos de reconhecimento, realização pessoal, boas relações socioprofissionais e integridade na saúde física e mental.
Com uma estrutura administrativa robusta foi possível implementar uma política de valorização e qualidade de vida. Mas para conquistar este feito, a ex-secretária executiva contou que foi preciso superar os desafios do setor público, o que incluiu:
- Vontade política;
- Recursos financeiros/orçamentários;
- Cultura organizacional;
- Mentalidade de gestores e servidores quanto à essencialidade dessa política de qualidade de vida no trabalho;
- Perenidade.
Adriana revelou que para superar esses obstáculos, a equipe buscou apoio na estrutura administrativa para trabalhar a destinação dos recursos; promover campanhas de conscientização e engajamento, para mudar a cultura organizacional de sensibilização dos servidores, com amostra de resultados na atenção ao ser humano; desenvolvimento de resultados para ser contundente; e a normatização de ações em forma de decreto.
“Tínhamos 120 mil atestados médicos, para um universo de 200 mil servidores, em 2020, com um prejuízo de R$ 500 milhões em absenteísmo. Com a implantação do programa, tivemos, em 2021, uma economia de R$ 2 milhões, com a diminuição de dias de afastamento, principalmente nas questões de saúde mental, evidenciando o efeito do desenvolvimento da política de qualidade de vida”, pontuou Adriana.
Cultura
Na Marsh, contemplada com a Certificação Ouro de Excelência em Gestão do PNQV no ano passado — uma empresa global que no Brasil possui 2 mil colaboradores —, a missão, segunda Natália, é cuidar dos funcionários.
Para tanto, criou o programa Viva Mais, em 2014, baseado em uma parceria entre as áreas de gestão, recursos humanos, saúde ocupacional, impacto social e marketing, com o objetivo de proporcionar aos profissionais e seus familiares, uma cultura de saúde e bem-estar, fornecendo:
- Conteúdos educativos;
- Ferramentas de suporte; e
- Acolhimento para hábitos saudáveis.
Hoje, o programa conta com sete pilares de atuação:
- Monitoramento de gestantes;
- Apoio psicológico, jurídico, social e financeiro;
- Atendimento nutricional e orientação de atividade física;
- Monitoramento de crônicos e covid-19;
- Telemedicina;
- Mapeamento de saúde e integração das ações; e
- Ações extensivas às famílias e mais de 14 iniciativas contínuas focadas em gestão de saúde, além de campanhas pontuais que ocorrem ao longo do ano, baseadas em temas em evidência e na necessidade mapeada na população da Marsh.
“Incorporamos ao longo dos anos ferramentas tecnológicas que impulsionaram o acesso as nossas ações”, ressaltou Natália, que concluiu destacando que “o programa é importante para apoiar a criação de uma cultura organizacional mais harmônica, saudável e engajada”.
Assista as apresentações da 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida disponível até o dia 24 de junho no link https://glucklive.com/live.html?id=612. O acesso (login cadastrado na inscrição e senha) é mesmo do dia do evento.