5ª JNQV – Ações de bem-estar, focadas no indivíduo e no acolhimento, contribuem para a cultura da felicidade
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A qualidade de vida nas organizações precisa ser desenvolvida com a participação de todos, porém o gestor e as lideranças compõem um papel fundamental neste processo. Para que uma empresa se desenvolva e conquiste o melhor desempenho de seus trabalhadores é fundamental investir na promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores. E para o sucesso dessa iniciativa é muito importante o engajamento dos líderes no processo de conhecimento dos seus profissionais e de suas necessidades para um clima organização adequado.
Essa foi a temática que norteou o debate da primeira mesa-redonda da 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida (JNQV), promovida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), no dia 25 de maio, no formato on-line. Com o título “Como eu faço”, a médica do Trabalho Ana Cristina Campo, associate manager de Saúde Corporativa da Accenture do Brasil; Franciene Cristina da Silva, assistente social e gerente de Saúde, Bem-estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro Vale do Ivinhema; Kelly Barboza, Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética e do Núcleo Saúde Primaria e Estilo de Vida do Hospital Adventista de Manaus; e Andréia de Jesus Almeida Fiori, assistente social da Companhia Paranaense de Energia — Copel, destacaram os principais pontos dos programas de qualidade de vida que levaram suas empresas a serem contempladas com o Prêmio Nacional de Qualidade Vida (PNQV) 2021.
Na Accenture, empresa global, com mais de 19 mil funcionário no Brasil em todo o território nacional, e com uma grande capilaridade, uma de suas diretrizes para que a organização se sustente no mercado está no valor e respeito ao indivíduo, pois acredita que a partir da estratégia de cuidar de si e do outro, com a visão integrada de corpo, mente, alma e coração, e uma rede global de trabalho, que valorize o relacionamento, será possível construir um ambiente propício aos talentos e para as pessoas serem quem são.
A partir daí, Ana Cristina comentou que foi estrutura o programa Fique Bem, focado em três pilares:
- Meu trabalho — com dicas e apoio para o trabalho remoto;
- Minhas relações — que reúne as plataformas e ferramentas para escalar as habilidade e competências das pessoas;
- Minha saúde — promoção de sessões de mindfulness, bate-papo com especialistas de várias da saúde e de outros atividades.
“O programa foi planejado a partir do diagnóstico integrado dos colaboradores, a partir dos resultados dos exames periódicos, dos relatórios de absenteísmo, da aderência aos programação de promoção à saúde, da participação no treinamento e no desenvolvimento de pessoas, do resultado de pesquisas de engajamento e de clima organizacional. Com esse universo de informações é que planejamos as ações para sermos efetivos”, apontou a gerente da Accenture — Certificação Ouro de Excelência em Gestão no PNQV 2021 —, que lembrou que o engajamento dos colaborares, seus familiares e das lideranças são os principais desafios para o sucesso dos programas de qualidade de vida.
“Por isso, é tão importante ouvir os colaborares, conhecer suas demandas para que suas ações de bem-estar sejam efetivas e o engajamento da liderança é fundamenta para alavancar o programa de qualidade de vida as ações”, ressaltou. Ana Cristina.
Estratégia
Opinião reiterada por Franciene, da Adecoagro – empresa que recebeu o PNQV 2021, na Categoria Prata de Boas Práticas —, criada em 2002 na Argentina e que tem 6.939 funcionários no Brasil. Ela declarou que os programas de qualidade de vida são estratégicos para as organizações e que durante a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente a importância dessas ações para as empresas, pois muitas foram surpreendidas ao identificar funcionários com patologias crônicas, e precisaram reestruturar suas ferramentas de gestão de saúde.
“As organizações precisam conhecer seus colaboradores, atuar em parceria com as lideranças e usar diferentes ferramentas para potencializarem esse cuidado com as pessoas, focado no que é prevalente e para que as evoluções possam ser medidas, criando um ambiente plural e que impulsione o desenvolvimento do negócio”, afirmou Franciene.
Ela relatou que a empresa resolveu investir em qualidade de vida após:
- Alta sinistralidade dos planos de saúde e odontológico;
- Absenteísmo;
- Necessidade de padronizar políticas e procedimento; e
- Melhorar as condições de bem-estar.
A parti daí, surgiu o Pra Você — programa da Adecoagro para promover saúde e bem-estar aos seus colaboradores, focado seis dimensões: física, emocional, social, profissional, intelectual e espiritual.
“O PNQV 2021 mostra que estamos no caminho certo, mas que também temos muito a evoluir. Acreditamos que com comunicação assertiva e capacitação podemos evoluir na promoção da saúde e bem-estar”, ressaltou Franciene.
Prevenção
Para Kelly Barboza, do Hospital Adventista de Manaus, mantido pela Associação Adventista Norte Brasileira de Previdência e Assistência à Saúde – Certificação Ouro de Excelência em Gestão no PNQV 2021 —, prevenção é melhor que tratar, mas se precisar tratar, meios muito parecidos usados para prevenir são altamente eficazes e tudo isso tem de estar disponível de forma simples e acessível.
“Essa transformação do estilo de vida é a maior recompensa que poderia existir. Por isso, é importante a conscientização de bons hábitos de vida aos colaboradores, promovendo a saúde física, mental, social e espiritual, mostrando como somos seres integrais, onde todas as áreas se correlacionam”, destacou Kelly.
Assim foi criado, em 2014, o Hamarh – programa do Hospital Adventista de Manaus, que avalia, reconhece e humaniza, construído a partir do pilar cuidar, focado em dez perspectivas:
- Acolher;
- Inspirar;
- Desenvolver;
- Falar;
- Escutar;
- Reconhecer;
- Celebrar;
- Avaliar;
- Conectar; e
- Cuidar.
“Ao longo dos anos percebemos a satisfação do colaborador perceber que a empresa se importa com ele. Com o foco no trabalhador a mudança nos números de adoecimentos, afastamentos foi grande. A empresa que não investe em seu funcionário sai perdendo drasticamente”, alertou Kelly.
Cultura
Andréia Fiori, da Copel, que recebeu a Certificação Ouro de Excelência em Gestão no PNQV 2021, foi enfática, durante a 5ª JNQV, ao dizer que investir em ações de promoção de bem-estar fazem parte da cultura organizacional da empresa, e expressa, na prática, os valores, como preservação da saúde e segurança de seus colaboradores.
“Nossas ações e práticas são integradas com outras de gestão de pessoas da companhia. Com isso, temos iniciativas que são duradouras e que impactam positivamente a vida do trabalhador e de sua família”, comentou a assistente social.
Presente em dez Estados brasileiros e com 5.975 mil empregados, a Copel implantou seu programa de qualidade de vida em 1998, alinhado com seu planejamento estratégico, integrado com o RH e segurança do trabalho, com foco no empregado e na melhoria contínua, atuando em quatro pilares:
- Social;
- Financeiro;
- Físico; e
- Psicoemocional.
“Investir em programas de qualidade de vida é investir no capital humano da organização, e proporciona ao colaborador o reconhecimento deste diferencial, a preservação da saúde, o equilíbrio, a satisfação e a motivação para o sucesso do negócio”, enfatizou Andréia, que finalizou apontando ser necessário superar desafios, como comunicação efetiva, geração de valor, diagnóstico psicossocial, alinhamento de perspectivas, para a melhoria contínua do programa de qualidade de vida.
Reveja o conteúdo das apresentações da 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida disponível até o dia 24 de junho no link https://glucklive.com/live.html?id=612. O acesso (login cadastrado na inscrição e senha) é mesmo do dia do evento.