Cuidar dos aspectos biopsicossociais e organizacionais das pessoas é um dos movimentos mais importantes das empresas
20 de maio de 2022Investir em programas de qualidade de vida é investir no capital humano
24 de maio de 2022Danilo Garcia de Araújo, gerente da Suzano e palestrante da 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, destaca a importância da abrangência para a eficácia das ações de bem-estar
Apostar na qualidade de vida dos profissionais é um investimento que a organização faz no próprio crescimento. Afinal, colaboradores saudáveis e engajados são essenciais para a boa produtividade e para o alcance das metas. O que ajuda a empresa a alcançar outro patamar. Assim, é possível afirmar que promover melhores condições de trabalho é desenvolver uma equipe engajada e saudável.
Esta é a opinião Danilo Garcia de Araújo, gerente de Saúde e Qualidade da Suzano – referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e que tem como propósito renovar a vida a partir da árvores –, que fará uma palestra-magna na 5ª Jornada Nacional Qualidade de Vida (JNQV), promovida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), no próximo dia 25 de maio, no formato on-line.
Para Araújo, os programas de qualidade de vida se revestem de elevada importância para colaboradores e organizações, na medida em que têm potencial para:
- Fidelizar os colaboradores;
- Agregar sentido ao trabalho deles; e
- Gerar ganhos em performance.
Já para as empresas, há:
- Otimização de custos com assistência médica (sinistralidade assistencial);
- Redução do absenteísmo e do presenteísmo; e
- Potencial para a redução do índice de acidentes de trabalho (o que, em primeira instância, é um importante fator para os colaboradores).
“Como se pode perceber, programas de qualidade de vida, sendo bem estruturados, abrangentes e comunicados, geram um processo de ganha-ganha entre empresa e colaboradores”, afirma o executivo da Suzano – mantenedora da ABQV há mais de um ano.
Desafios
A implementação de programas de qualidade de vida, esclarece Araújo, passa por alguns desafios. Entre eles:
- Conscientização;
- Patrocínio e participação de todos os níveis de liderança;
- Comunicação clara e efetiva, permeando todos os públicos e locais (unidades) da organização; e
- O entendimento do que é “qualidade de vida” para populações diversas, com diferentes culturas, usos, costumes e expectativas.
“Esse entendimento é imprescindível para que programas e ações de qualidade de vida ganhem valor e adesão”, ressalta o gerente de Saúde e Qualidade da Suzano.
Em sua palestra “Como eu faço e Por que eu apoio”, na 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, Araújo vai compartilhar como o time da Suzano de qualidade de vida está estruturado, seus pilares de atuação (Saúde Mental, Saúde Física, Saúde Preventiva, Saúde Social e Ergonomia), as ações atreladas a eles e os principais obstáculos.
Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora na 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, acessando o link: https://abqv.org.br/eventos/90/5-jornada-nacional-de-qualidade-de-vida-solucoes-em-bem-estar
A programação completa você confere clicando AQUI.