19º CBQV – Empresas precisam de eficiência em inovação para promover a transformação cultural necessária
20 de julho de 2021Guia colaborativo e educativo apresenta as melhores práticas clínicas e de evidências científicas sobre osteoporose
5 de agosto de 2021Premiação visa promover o reconhecimento das empresas que possuem as melhores práticas de promoção de saúde e bem-estar
A edição 2021 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade Vida (ABQV), teve suas inscrições prorrogadas até 30 de agosto. A premiação visa reconhecer publicamente as empresas que possuem práticas de excelência e obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais.
Ao longo de mais de duas décadas, o PNQV consagrou-se como o mais importante e tradicional reconhecimento neste campo de atuação do país. Está fundamentado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como no Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Dessa forma, a ABQV cumpre sua missão de reconhecer e dar visibilidade as melhores práticas de promoção de saúde dos programas de qualidade de vida organizacionais, reconhecendo os esforços das empresas que, apesar de todos os desafios que tiveram durante a pandemia, trabalharam ativamente para a proteção e manutenção da saúde e o bem-estar de seus profissionais”, afirma Sâmia Aguiar Brandão Simurro, vice-presidente da entidade e coordenadora do 24º PNQV
Para participar, as empresas deverão se inscrever diretamente no site do PNQV na página da ABQV (https://abqv.org.br/pnqv/inscricao) e preencher o formulário de autoavaliação. Alcançando a pontuação suficiente para se classificar para segunda fase, deverão enviar eletronicamente as evidências comprobatórias.
Sâmia explica que com o simples fato de responder o questionário de autoavaliação, as empresas já poderão identificar os pontos de melhoria de suas intervenções e aprimorar suas práticas de gestão e suas ações dentro dos seus programas de qualidade de vida.
“Assim, estamos incentivando para que as boas práticas gerenciais e estratégias organizacionais estejam alinhadas com a proposta de se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para todos. Por isso, prorrogamos as inscrições do 24º PNQV para que mais empresas tenham a oportunidade de apresentar seus programas de qualidade de vida para que sejam avaliados e reconhecidos”, ressalta a coordenadora do Prêmio.
Devido à pandemia de Covid-19, as apresentações dos cases serão realizadas de forma virtual com participação da banca avaliadora e convidados.
As organizações finalistas serão convidadas a apresentarem seus cases para uma banca de especialistas que fará a avaliação final. E as vencedoras da edição 2021 do PNQV participarão de uma cerimônia de premiação que ocorrerá no mês de dezembro deste ano.
Essas empresas também serão convidadas a apresentar os seus cases em fóruns e reuniões da ABQV, aumentando, assim, a visibilidade e o fortalecimento da imagem interna e externa das organizações e dos seus programas de qualidade de vida, tornando-se assim uma referência para o mercado.
Reconhecimento
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida é divido em quatro categorias: Empresa de Base Nacional (organização que possua acima de 10 mil funcionários e com base em pelo menos dez estados); Grande Empresa (500 empregados); Média Empresa (entre 100 e 499 funcionários); e Micro e Pequena Empresa (organização com até 99 trabalhadores).
E a certificação do PNQV possui quatro níveis:
- Nível 4 (Certificação Ouro) – Pontuação acima de 80% dos critérios evidenciados.
- Nível 3 (Certificação Prata) – Pontuação acima de 70% a 80% dos critérios.
- Nível 2 (Certificação Bronze) – Pontuação acima de 50% a 70% dos critérios evidenciados.
- Nível 1 (Sem certificação) – Pontuação abaixo de 50% dos critérios evidenciados
Mais de cem organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram premiadas e reconhecidas por sua excelência nas melhores práticas de promoção à saúde e qualidade de vida de mais de 400 mil colaboradores impactados por ações gerenciais e estratégias organizacionais alinhadas com a proposta de se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para todos.
“A saúde é o nosso bem maior, pessoas felizes e saudáveis contribuem para um bom clima organizacional e alcançam melhores resultados. Desta maneira, receber o PNQV nos deixa orgulhosos e mostra que estamos no caminho certo na promoção da saúde e do bem-estar dos nossos colaboradores”, afirmou Fernando Akio Mariya, gerente médico sênior da Procter & Gamble, durante a cerimônia de premiação em dezembro de 2020.
“Receber o PNQV é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo ao cuidar das pessoas”, destacou Beatriz Sairafi, diretora de RH da Accenture do Brasil, ao receber o Prêmio no ano passado.
“Receber o PNQV é muito importante para nossa organização, pois vai além do reconhecimento do nosso DNA, que são os nossos colaboradores. É a demonstração de que nossas práticas estão em consonância com o que há de melhor no setor. O grande desafio é manter esse nível de excelência em nossas ações para estar aqui novamente em 2021”, comentou Carlos Eduardo Cavequi, gerente de Benefícios e Operações de Recursos Humanos da Ticket Serviços, outra empresa premiada no 23º PNQV.
“Pelo segundo ano participamos do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida e é uma honra para nossa empresa ser premiada em algo tão importante que é o valor em bem-estar dos nossos colaboradores, que são o pilar fundamental da organização”, disse o diretor financeiro da Fundação Copel, José Carlos Lakoski.
Não perca tempo e inscreva agora a sua organização no 24º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida!
Acesse o site do PNQV na página da ABQV (https://abqv.org.br/pnqv/) para fazer a inscrição. Consulte o Manual de Participação e fique atento ao cronograma para não perder os prazos das etapas. Mais informações pelo WhatsApp (11) 95651-9595.
Inscrições para o 24º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida são prorrogadas até 30 agosto