Palestrantes internacionais do 19º CBQV destacam a importância da promoção da qualidade de vida nas organizações
6 de maio de 2021Programas de qualidade de vida devem fazer parte da cultura empresarial
12 de maio de 202119º CBQV será de 17 a 20 de maio e está estruturado nos eixos temáticos: inovação, gestão, pontos de atenção em QV nas organizações e fatores de proteção à saúde
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) promove, de 17 a 20 de maio, o 19º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV). Totalmente digital, o evento inova com um formato que vai contemplar conferências, mesas-redondas, simpósios e cursos que irão discutir o momento vivido, compartilhar conhecimento e promover ações que visem o bem-estar dos trabalhadores em um mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).
Considerado o principal evento sobre qualidade de vida (QV) da América Latina e o único no país a abordar a temática de modo amplo e inclusivo, o 19º CBQV tem como objetivos compartilhar o conhecimento por meio de uma programação científica composta por temas do momento, trazidos por experts nacionais e internacionais; proporcionar uma rede de relacionamento aproximando a comunidade da qualidade vida; e promover a troca de experiencias com os profissionais atuantes na área, como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, administradores, profissionais de RH, médicos, enfermeiros, educadores físicos, gestores e demais interessadas no tema.
Para o presidente da entidade, Eloir Edilson Simm, é a oportunidade de debater a inovação, a reinvenção e o renascimento em saúde no meio corporativo e estimular ações e programas de qualidade de vida na sociedade brasileira. “A pandemia da Covid-19 lançou um cenário de muitas incertezas para todos. O momento que já exigia do ambiente corporativo dinamismo em meio a uma realidade cercada de inovação e tecnologia passou a desafiá-lo também a se reinventar nos cuidados com a saúde e a qualidade de vida em um mundo VUCA. A 19ª edição do CBQV vai na direção da reconstrução dos processos de trabalho, com o propósito de inspirar vidas e bem-estar”, afirma.
O 19º CBQV está estruturado em quatro eixos temáticos: inovação, gestão, pontos de atenção em qualidade de vida nas organizações e fatores de proteção à saúde, e terá 11 temas centrais: inovação e tendências em saúde, o mundo hoje e amanhã, cultura de saúde, cenário global da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, tecnologia e inteligência artificial, gestão integrada de risco, liderança como fator determinante da saúde na organização, o papel estratégico da informação em saúde, o indivíduo e a organização como responsáveis sobre a saúde, a relevância dos fatores de proteção da saúde: alimentação, atividade física e sono e o momento da saúde mental e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nas organizações.
A programação da edição 2021 do Congresso está bem diversificada, com seis conferências, 12 mesas-redondas e cinco simpósios, promovidos nos dias 17 e 18 de maio, quando serão compartilhados formação e cases de sucesso, com a participação de líderes nacionais e internacionais.
Entre os palestrantes confirmados para as conferências estão Philip Smeltzer, presidente da International Association of Health Promotion at Workplace (IAWHP); Wolf Kirsten, codiretor do Global Centre of Healthy Workplaces; Judd Allen, presidente do Human Resources Institute;); Gil Giardelli, futurista e colunista da Band News; entre outros.
As mesas-redondas irão abordar desde inovação em iniciativas de qualidade de vida no trabalho (QVT) e em serviços de QVT; gestão de riscos nas organizações, no serviço público e gestão da informação em saúde; atenção com a doença mental nas organizações, com as DCNT, com o processo de trabalho saudável no momento atual; até o foco na questão da atividade física, na alimentação saudável, nos fatores de proteção à saúde mental e na questão do autocuidado e do cuidado com a saúde.
Simpósios
Os simpósios também serão realizados nos dois primeiros dias do 19º CBQV.
A Zetta Health promove, na tarde do dia 17, o simpósio “Além da atenção primária: o que os dados ensinam para cuidar melhor e controlar os custos”, que terá a coordenação de Thiago Pavin, sócio proprietário da Zetta Health, e a palestra “O que se mede e avalia em programas de QVT”, de Robert Janett, professor da Harvard Medical School.
No mesmo dia, a Allergan (uma empresa AbbVie) realiza o simpósio “Abordagem da migrânea nos trabalhadores de uma empresa do Centro-Oeste”. O palestrante será o médico Amilton Cabral Junior, especialista em Promoção, Inovação e Gestão da Saúde.
“Atenção primária na saúde em tempos e pandemia: a era das inovações” será o simpósio oferecido pela Healthmap, também no primeiro dia do Congresso. Paulo Magno do Bem Filho, médico especialista em patologia clínica, ex-consultor para a Unesco e para a Organização Pan-Americana de Saúde e CEO da Healthmap, será o palestrante.
No fim dia tarde do dia 17, será a vez do Bradesco promover o simpósio “Gestão da diversidade nos ambientes corporativos e nas vidas das pessoas”, que vai abordar os desafios da inclusão e os atuais formatos das famílias. Jackeline Busnello Vaz, gerente da área de Diversidade e Inclusão do Bradesco e especialista em Psicologia Organizacional e em Administração de Recursos Humanos; e Julia Castilho, especialista em Marketing e Comunicação Publicitária, da área de Gestão da Diversidade do Bradesco, serão as palestrantes.
No dia 18, a Starbem realiza o simpósio “Pontos de atenção com a saúde nas organizações de empreendedores individuais e de trabalhadores sem vínculos formais”. Alice Masson, médica, especialista em medicina de Família e Comunidade, vai falar sobre “A importância da atenção primária como estratégia de acesso ao cuidado”, e o médico Leandro Faria, CEO e CoFounder da Starbem, vai apresentar o case “Missão Covid-19 e seus desdobramentos futuros”. A coordenação será de Evangelina Vormittag, médica patologista, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
Cursos
Ainda serão realizados quatro cursos nos dias 19 e 20 de maio, que abordarão os temas: introdução aos programas de qualidade de vida; estruturação planejada do teletrabalho, com foco no bem-estar dos trabalhadores; estruturação de programas de qualidade de vida com foco em mediação de resultados; gestão da qualidade de vida no trabalho diante da sobrecarga de trabalho virtual.
A programação completa está disponível do no site do 19º CBQV. As inscrições para o evento virtual podem ser feitas acessando o link: https://abqv.org.br/congresso/inscricoes. Associados à ABQV têm desconto especial. Para os cursos, as inscrições devem feitas separadamente no endereço https://abqv.org.br/congresso/cursos.
Edição 2021 do CBQV inova com conferências, mesas-redondas, simpósios e cursos