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18 de dezembro de 2020Cerimônia virtual premiou seis empresas com a Certificação Ouro de Excelência em Gestão em três categorias diferentes
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) realizou, no dia 17 de dezembro, a cerimônia de entrega do 23º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV). A premiação, que este ano foi virtual devido à pandemia do novo coronavírus foi transmitida pelo canal da entidade no YouTube, visa reconhecer publicamente as empresas que possuem práticas de excelência e obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais no ambiente de trabalho.
Ao longo de mais de duas décadas, o PNQV consagrou-se como o mais importante e tradicional reconhecimento neste campo de atuação do país. Está fundamentado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como no Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Dessa forma, ABQV cumpre sua missão de 25 anos: reconhecer, dar visibilidade e estimular às melhores práticas de bem-estar e promoção de saúde dos programas de qualidade de vida nas organizações e assim promover a integração dos profissionais nos processos de transformação organizacionais e sociais”, destacou o presidente da Associação, Eloir Edilson Simm, na abertura do evento.
As organizações finalistas do PNQV concorreram em três categorias: média empresa (de 100 a 499 funcionários), base nacional (mais de 10 mil colaboradores) e grande empresa (acima de 500 empregados), e apresentarem todas as evidências exigidas para concorrer que são: Conhecimento do cliente e do mercado; Responsabilidade social; Liderança e constância de propósito; Visão de futuro; Orientação por processos e informações; Valorização das pessoas; Geração de valor; Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional; Cultura da inovação; e Desenvolvimento de parcerias.
As empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2020 foram: Fundação Copel de Previdência e Assistência Social (categoria média empresa); Accenture do Brasil Ltda e Banco Bradesco (categoria base nacional); Procter & Gamble Industrial e Comercial Ltda (P&G) – empresa mais pontuada –; Sompo Seguros S.A. e Ticket Serviços S.A. (categoria grande empresa).
Todas foram premiadas por Excelência em Gestão e receberam a Certificação Ouro e o troféu do PNQV.
“Pelo segundo ano participamos do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida e é uma honra para nossa empresa ser premiada em algo tão importante que é o valor em bem-estar dos nossos colaboradores, que são o pilar fundamental da organização”, disse o diretor financeiro da Fundação Copel, José Carlos Lakoski, representando o presidente Marcos Domakoski.
“Em um ano tão difícil, de tantos desafios, que tivemos que nos reinventar, receber o PNQV é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo ao cuidar das pessoas. Agradeço também o empenho de toda equipe que junto com o Recursos Humanos e os colaboradores desenvolveram as melhores prática em qualidade de vida”, destacou Beatriz Sairafi, diretora de RH da Accenture do Brasil.
Talita Almeida, gerente departamental responsável pela Saúde e Bem-estar do Banco Bradesco, ressaltou que cuidar da saúde física e mental e promover o bem-estar de 10 mil funcionários, com cuidados extensivos aos seus familiares, é muito importante e mostra muito do valor da empresa. “Promover a prática da excelência em saúde e engajar seus colaboradores na melhoria contínuo da promoção da qualidade de vida evidencia o nível de excelência da organização.”
“Sinto-me honrada por representar a Sompo Seguros e receber este Prêmio. Contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável é parte da nossa missão. Precisamos continuar engajados na promoção do bem-estar dos nossos colaboradores e seus familiares e expandir os horizontes”, salientou Roberta Caravieri, superintendente de Recursos Humanos da Sompo.
“Satisfação por estar pelo quarto ano nessa premiação que é tão relevante para o mercado. Receber o PNQV é muito importante para nossa organização, pois vai além do reconhecimento do nosso DNA, que são os nossos colaboradores. É a demonstração de que nossas práticas estão em consonância com o que há de melhor no setor. O grande desafio é manter esse nível de excelência em nossas ações para estar aqui novamente em 2021”, destacou Carlos Eduardo Cavequi, gerente de Benefícios e Operações de Recursos Humanos da Ticket Serviços
“A saúde é o nosso bem maior, pessoas felizes e saudáveis contribuem para um bom clima organizacional e alcançam melhores resultados. Desta maneira, receber o PNQV nos deixa orgulhosos e mostra que estamos no caminho certo na promoção da saúde e do bem-estar dos nossos colaboradores”, afirmou Fernando Akio Mariya, gerente médico sênior da Procter & Gamble.
O direto de Educação e Conhecimento da ABQV, Eduardo Bahia Santiago, representando a vice-presidente da entidade e coordenadora do PNQV, Sâmia Aguiar Brandão Simurro, agradeceu as empresas que participaram do Prêmio pela oportunidade de compartilhar suas experiências. “São 23 anos de PNQV e percebemos a grandiosidade do trabalho quando vemos os resultados expressos em números positivos e transformadores. São cerca de 100 empresas premiadas e mais de 400 mil colaboradores impactados por ações práticas gerenciais e estratégias organizacionais alinhadas com a proposta de se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para todos.”
O evento on-line também apresentou o seminário especial “Saúde e Qualidade de Vida como elemento estratégico nas organizações”, ministrado pela presidente da Procter & Gamble Brasil, Juliana Azevedo, que frisou que as organizações têm de cuidar de seus colaboradores como um bem maior para assim fortalecer também a missão da empresa por um mundo saudável, físico e mentalmente, e sustentável, por meio de ações estratégicas de promoção do bem-estar e da qualidade de vida. “Esses fatores retornam para a empresa em investimentos para novos negócios, tecnologia e bonificação aos funcionários”, finalizou.