21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida debate a arte da cultura de saúde, as tendências e o bem-estar como estratégia para a sustentabilidade
21 de julho de 2023Vacinação corporativa é importante investimento na promoção da saúde do trabalhador
23 de julho de 2023Primeiro evento presencial pós-pandemia reuniu associados e os profissionais de saúde para ampliar o conhecimento sobre a qualidade de vida do trabalhador
A Associação Brasileira ade Qualidade de Vida realizou, após três anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, seu famoso Encontro Mensal, no dia 5 de julho, no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
Foi a oportunidade para associados e profissionais de saúde que atuam no mundo corporativo de aprimoramento profissional, ampliação do conhecimento e troca de experiências sobre a formação interprofissional para os programas de qualidade de vida, o cuidado integral da saúde e os fatores de proteção (vacinação, promoção da atividade física e alimentação adequada e saudável).
“Poder novamente abraçar a todos é muito gratificante. Mensalmente, esta será a nossa casa para adquirir conhecimento, fazer benchmarking, networking e cada vez mais compartilhar experiências e informações sobre a promoção da saúde e da qualidade de vida”, afirmou Rita Passos, presidente da ABQV, na abertura do evento.
Katia Nakamura, gerente de Saúde, Segurança e Bem-Estar na Associação Congregação Santa Catarina, deu início aos trabalhos, destacando que o autocuidado deve estar no topo do ciclo da vida e que ele é fundamental para que o trabalhador tenha saúde e bem-estar.
“Por isso, é preciso focar em saúde, educação e assistência social, a partir da gestão da qualidade de vida, fazendo o melhor aos nossos colaboradores, com os recursos finitos disponíveis, e ainda contribuir para a sustentabilidade do negócio”, disse Katia.
Debates
Sâmia Simurro, diretora de Certificação da ABQV e coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV); Maria Luíza Souza Dias, educadora física, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do SESC São Paulo e conselheira da ABQV; Meire Blumen, profissional de Recursos Humanos, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Qualidade de Vida, Saúde e Benefícios e conselheira da ABQV, debateram sobre a importância da formação interprofissional para os programas de qualidade de vida e o cuidado integral da saúde.
As especialistas destacaram que a qualidade de vida do trabalhador, refletida com a melhora do estado de saúde, traz impactos diretos sobre a sustentabilidade da empresa, por meio das redução nos índices de absenteísmo e de gastos com assistência médica, pois saúde e vitalidade são fatores essenciais para o aumento da produtividade.
Na segunda mesa-redonda, Ana Paula Cunha Tavares Lins, médica do Trabalho Corporativo da Rede Santa Catarina; Rosicler Rodrigues, nutricionista na Sostener Assessoria Empresarial e conselheira da ABQV; e Valquíria de Lima, doutora em Saúde Coletiva e diretora em SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho, abordaram os fatores de proteção, como vacinação, promoção da atividade física e da alimentação adequada e saudável, ressaltando como atuar de forma integrada, interdisciplinar e interprofissional.
Elas foram enfáticas ao afirmar que a ausência de ações de promoção de atividade física, de imunização e de uma melhor alimentação faz a força de trabalho se desgastar mais rapidamente nos ambientes laborais, podendo elevar os índices de acidentes de trabalho, absenteísmo e insatisfação, por exemplo.
“Cada vez mais a ciência mostra que esses fatores impactam na qualidade de vida e às doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e as doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante que os locais de trabalho auxiliem na promoção da saúde”, ressaltou Rosicler, lembrando que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas devem ter a possibilidade de tomar decisões saudáveis nos ambientes de trabalho.
Na oportunidade, Rita e Cecilia Shibuya, membro do Conselho Curador da ABQV, entregaram uma placa em agradecimento ao Hospital Santa Catarina, pela generosidade em compartilhar o espaço para o evento. A homenagem foi recebida por Márcia Evangelista Ernandes Inácio, coordenadora de Gestão de Pessoas da instituição.