Empresas mantenedoras apoiam ABQV na missão de estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos
27 de abril de 2023Movimento Gerar Bem-Estar supera metas de empresas interessadas para 2023
28 de abril de 2023Entidade alia conhecimento científico com gestão de alta performance para auxiliar as empresas e a sociedade em ações voltadas ao bem-estar do trabalhador
Em abril, a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) completou 28 anos conectando o conhecimento, evidências científica e profissionais aos diversos temas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida nos ambientes de trabalho.
Desde 1995, a ABQV é o mais forte hub do segmento e vem seguindo em plena transformação para acompanhar as mudanças que impactam a vida do ser humano, ofertando o mais alto nível de conhecimento científico integrado com gestão de alta performance para auxiliar as empresas e toda a sociedade no fortalecimento das políticas e ações voltadas à saúde e à qualidade de vida.
Essa trajetória de sucesso foi edificada por meio de uma cultura forte, além de valores e propósitos claros que regem a essência da ABQV com:
- ética;
- transparência;
- credibilidade;
- responsabilidade; e
- inovação, evidenciando a área de qualidade de vida, as tendências, novidades, novos conceitos e práticas de mercado.
Flávio Corrêa Próspero, um dos fundados da ABQV e o primeiro presidente (1995-1997), conta que a entidade surgiu a partir do Grupo de Estudos de Qualidade de Vida que se reunia desse 1991 para desenvolver objetivos estratégicos empresariais de redução de riscos de doenças, pois os índices de enfermidades ocupacionais nas empresas na época estavam muito altos e, consequentemente, os custos de manter saúde muito elevados.
Há quase 30 anos, os desafios eram muitos, desde criar uma cultura de prevenção e promoção da saúde nas empresas e na sociedade brasileira até estimular hábitos de vida saudáveis (prática de atividade física, melhor nutrição e redução do estresse e dos vícios, de tabagismo e de alcoolismo).
O que mudou de fato em quase três décadas?
De lá para cá, Próspero revela que a ABQV contribuiu significativamente para a mudança da cultura organizacional de promoção à saúde:
- permitiu elevar o grau de consciência individual e coletivo sobre a gestão da saúde;
- desenvolveu metodologias de educação, disciplina e aferição de programas de prevenção e de promoção da saúde;
- por meio de seminários, congressos e da criação do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) desenvolveu forte movimentação nas empresas incorporando nos valores e em seus objetivos estratégicos os conceitos de prevenção e promoção da qualidade de vida.
- fomentou junto às instituições de planos de saúde, seguradoras, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a adoção de políticas privadas e públicas de prevenção e promoção ao bem-estar.
“Foram três décadas de muito trabalho e dedicação em parceria com outro idealizador, Ricardo De Marchi, querido amigo, que faleceu este ano”, reflete o ex-presidente.
Expansão
O médico cardiologista e do Trabalho, Eduardo Bahia Santiago, atual vice-presidente da ABQV, que há mais 15 anos faz parte da Associação e há seis anos compõe a diretoria, ao longo desse tempo viu o tema promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador se expandir nas organizações e na sociedade.
Apesar da aceleração decorrente da pandemia, para ele, este tem sido um movimento com trajetória ascendente, ora mais rápido, ora mais lento.
“Há hoje muito mais participantes interessados: profissionais, prestadores de serviços e líderes organizacionais. Observa-se um compromisso com ações e intervenções em qualidade de vida mais técnicas, mais bem estruturadas. O mundo evoluiu muito em formação e experiência na área e o Brasil é rico em iniciativas públicas e privadas de sucesso”, destaca Santiago.
Porém, na visão do médico, continuamos a perseguir a sustentabilidade, por meio de intervenções em bem-estar coerentes com os ambientes de trabalho e às expectativas do trabalhador entendendo que a cultura de saúde é estratégica para as organizações.
A entidade mantida pela paixão e voluntariado de muitos, com o verdadeiro espírito empreendedor social, fez a ABQV evoluir como todo a sociedade, para Santiago, que a vê mais conectada, juntando gente, ampliando as oportunidades para o horizonte nacional e internacional, sendo reconhecida e líder em seu campo de influência.
“O mundo caminhou e nele vivemos. Saímos do presencial exclusivo e estamos no mundo digital, simultaneamente. Um desafio de não cair na superficialidade e celeridade da vida digital. Mantemos nosso compromisso com o conhecimento e a ética”, salienta o vice-presidente, que revela que a vida digital permitiu chegar mais perto das pessoas, inclusive com a oportunidade de acesso ao conhecimento.
“Agora, estamos dando um largo passo com a implantação de uma nova plataforma, um ambiente adequado ao encontro das pessoas e do conhecimento”, destaca Santiago.
Inovação como estratégia
A inovação sempre esteve presente nas iniciativas da ABQV. Contudo, o mercado tem exigido mudanças e este processo foi acelerado nos últimos dois anos.
Viviane Coelho Lourenço, diretora Administrativa e Financeira da ABQV, explica que além de ser um dos valores da Associação, a inovação aplicada às estratégias de qualidade de vida é uma grande ferramenta para acompanhar as mudanças do novo contexto de negócios e gerar transformações que respondam de forma mais adequada às relações cada vez mais complexas aos desafios voltados ao futuro do trabalho.
“As pessoas estão no centro e, por isso, nos movemos a construir ambientes de trabalho saudáveis, pois cultura da qualidade de vida e bem-estar é o que nos move e inspira a buscar sempre o diferencial em contextos cada vez mais desafiadores”, destaca Viviane.
As principais transformações residem na atuação da entidade de forma mais capilarizada e digital, como estratégia de ampliação da Associação e digitalização do canal de comunicação, via aplicativo com o associado, além da criação de dois produtos: Movimento Gerar Bem-Estar e ABQV Startup Experience, ambos lançados durante o 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, realizado em outubro de 2022, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, em São Paulo, no formato híbrido, após dois anos de pandemia, e que contou com a participação de 500 pessoas presencialmente, mostrando que a decisão foi acertada de retomar os eventos presenciais.
Leia também: Startup Experience ABQV 2022 atinge objetivos ao aproximar negócios inovadores a investidores
Além dos produtos, a diretora Administrativa e Financeira destaca o processo de planejamento para 2023-2024, considerando os seguintes objetivos e resultados-chave (OKR):
- Governança (OKR: Automatizar processos e gerar inteligência de mercado para os produtos ABQV);
- Mercado (OKR: Ampliar tamanho, abrangência e visibilidade da entidade, através do aumento de associados e mantenedores);
- Movimento Gerar Bem-Estar (OKR: Tornar o MGBE como produto de porta de entrada da Associação);
- Produtos ABQV (OKR: Amadurecer e melhorar continuamente os serviços e produtos da entidade);
- OKR: Gerar valor em nossos produtos, por meio do conhecimento e evento; e
- Comunicação (OKR: Ampliar ações estratégicas da ABQV, sobretudo produtos novos e associados).
Novas conquistas
Mais um passo rumo as novas tecnologias foi dado desde 24 de maio, quando a entidade passou a integrar uma nova plataforma digital, a Glue Up – uma ferramenta de CRM voltada a associações, que permite diversas integrações, criação de comunidades, eventos e muito mais, acompanhando a evolução do mercado.
“Sustentabilidade é palavra de ordem para organizações que desejam crescer e perpetuar. Portanto, a ABQV, desde 2022, tem planejado ações para melhorar o que já fazemos e projetarmos novas soluções que tornará a entidade importante do ponto de vista de hub de conhecimento, agora utilizando uma ferramenta digital, um aplicativo como principal canal de comunicação e troca de conhecimento entre os associados”, ressalta Viviane.
Opinião reiterada pela presidente da ABQV, Rita Passos, uma das fundadoras da Associação, para quem a implantação da nova plataforma, além de otimizar os processos referentes à administração financeira e de eventos, traz a possibilidade de tornar os associados uma grande comunidade on-line, mais participativa nos debates do dia a dia.
“Ao se associar à ABQV, a pessoa física ou jurídica poderá escolher os temas e as comunidades das quais quer fazer parte, se conectar com outros associados, ter informação up to date sobre os eventos que estão acontecendo. Tudo na palma da mão, através do aplicativo MyGlue”, celebra Rita, lembrando que o site da entidade também está sendo inteiramente remodelado e terá sua primeira fase apresentada no fim de maio.
Outra grande conquista apontada pela presidente é a entidade ter se tornado a referência brasileira quando o assunto é promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho. Seja participando ativamente da capacitação de profissionais para atuarem neste mercado através do primeiro MBA de Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); ou estimulando as empresas que cuidam da saúde de seus funcionários pelo PNQV; ou ainda favorecendo o benchmarking, através da disseminação das melhores práticas.
ABQV completa 28 anos e se consagra como principal hub de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho