O cenário da Osteoporose no Brasil
27 de março de 2020O que o presidente fala sobre a prática de atividade física nas organizações
15 de abril de 2020São Paulo (SP). A ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, realizou nesta terça-feira, dia 4, o primeiro Encontro Mensal do ano que teve como tema “A evolução dos Programas de Qualidade de Vida no Brasil: 22 anos de Experiência”, no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capita Paulista.
O evento, que contou com a presença dos profissionais do setor e a participação dos internautas, contemplou observações feitas sobre gestão do bem-estar, ações preventivas de saúde mental, capacitação profissional, saúde integrada, planejamento estratégico e apresentação de resultados, por meio do debate “Os Desafios e a Evolução dos Programas de Qualidade de Vida no Brasil”.
Perguntas e sugestões foram dirigidas aos debatedores da mesa, com mediação do médico do trabalho, Dr. Ernst Ludwig Schneider. No palco para discutir o assunto estavam os membros do conselho deliberativo da ABQV; Dr. Celso Domene, médico do trabalho; Aparecida Paschoal, pedagoga e especialista em recursos humanos; Mona Abdelnur Chamma, especialista em gestão empresarial em qualidade de vida no trabalho e Silvia Teresa da Silva Marchetti, publicitária e consultora de programas de qualidade de vida.
Para Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV, a temática proposta no evento merece destaque atual. Observar as novas tendências de programas de qualidade de vida e a mudança de comportamento do trabalhador, segundo Sâmia, são fundamentais e um grande desafio para quem atua com a gestão da saúde ocupacional. “Neste encontro, abrimos uma grande discussão sobre os pontos relevantes para implantação e sustentabilidade dos Programas de Qualidade de Vida em empresas de todas as partes e segmentos no país”.
Durante a sua participação na mesa de debate, Mona Abdelnur Chamma, falou sobre sua experiência na implantação de programas de qualidade de vida, inclusive sobre o fato de criar ações isoladas, que acabam não atingindo o objetivo real do processo de gestão. “Existe uma base, o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável, que mostra os critérios que você pode usar na hora de abranger as ações de qualidade de vida. É muito importante seguir isso para que consiga abranger vários assuntos, como também é de suma importância conhecer o perfil da sua população e saber quais são as suas necessidades e expectativas”.
O debate, que começou às 9h20 e se estendeu até as 11h30, teve como preocupação fazer uma análise do panorama geral da saúde no ambiente corporativo sob vários aspectos, como o comportamento das pessoas, a educação, as normas do setor, a gestão, a sustentabilidade dos programas de qualidade de vida e as sugestões para mudar a situação.
As inscrições para os eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link http://www.abqv.org.br/eventos-abqv
Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.
A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). www.abqv.org.br
Mais informações à Imprensa:
Contato: Rosangela Andrade
E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com
Cel.: (11) 9.9914-6556
Site: assessoriandrade.com/