Qualidade do sono é fundamental para a saúde e o bem-estar
28 de abril de 2022Programas de qualidade de vida bem estruturados geram processo de ganha-ganha entre empresa e colaboradores
20 de maio de 2022Ana Cristina Campos, da Accenture, conferencista na 5ª JNQV, destaca que programa de qualidade de vida deve influenciar a adoção hábitos saudáveis
A qualidade de vida no ambiente de trabalho, há tempos, é uma preocupação nas organizações, por saberem que colaboradores saudáveis têm:
- Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional:
- Engajam-se mais na companhia;
- Produzem mais; e
- Faltam menos.
A médica do Trabalho Ana Cristina Campo, associate manager de Saúde Corporativa da Accenture do Brasil, que será palestrante na 5ª Jornada Nacional Qualidade de Vida (JNQV), promovida no próximo dia 25 de maio, a partir das 8h, em formato on-line, pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), explica que para as empresas, cada dia mais, a qualidade de vida de seus funcionários é um pilar para a sustentabilidade do negócio.
Ela revela que ações de promoção de bem-estar são importantes não somente para a manutenção da saúde física, mental e emocional dos trabalhadores, mas para que eles entendam que a empresa os enxergam mais do que um número ou um ativo, e, sim, como pessoas que possuem aspectos complexos que os influenciam em suas vidas, incluindo o ambiente de trabalho.
No entanto, implementar um programa de qualidade de vida não é tarefa fácil, comenta Ana Cristina. É um processo com muitas e variadas tarefas ao longo da implantação.
Os dois principais desafios que devem ser abordados desde o primeiro momento, orienta a médica, são:
- O planejamento e implementação de ações que respondam às necessidade dos colaboradores; e
- O engajamento de toda liderança.
“Entendo ser essa construção um diferencial para o negócio. E é importante que os líderes participem ativamente dessas inciativas, acompanhem os indicadores de processo e os resultado para contribuir com a melhoria contínua das ações de promoção de saúde e bem-estar dos profissionais, no ambiente corporativo”, ressalta Ana Cristina.
E é esta experiência bem-sucedida da Accenture do Brasil, premiada com o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2021 – Certificação Ouro de Excelência em Gestão, que a gerente de Saúde Corporativa vai apresentar na 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida.
A médica conta que o objetivo principal das iniciativas da empresai é influenciar o indivíduo na adoção hábitos saudáveis através:
- do autocuidado;
- do esclarecimento; e
- da rede de apoio.
“Coordenadas por um Comitê de Saúde, Segurança e Qualidade de vida, que reúne um grupo multidisciplinar que participa diretamente toda as lideranças e os trabalhadores, as ações são planejadas e desenvolvidas com base no diagnóstico integrado de saúde e qualidade de vida, para identificar as necessidades dos colaboradores, acompanhadas por indicadores e metas pré-definidas que buscam a integralidade de cada indivíduo”, conclui.
Conheça mais sobre os esforços que tornaram a Accenture e outras empresas premiadas por seus projetos na 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida. Confira a programação completa no site do evento e inscreva-se clicando AQUI.