Startup Experience 2023 acelera conexões de inovação com perspectivas de novos negócios
17 de outubro de 2023No Dia Mundial da Saúde Mental, ABQV fala ao jornal Folha de S. Paulo sobre ansiedade
18 de outubro de 2023Dez empresas receberam o troféu do Selo Gerar Bem-Estar, durante o 21º CBQV, em reconhecimento às suas ações em prol da qualidade de vida no trabalho
O 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), também foi palco de premiação do Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE). Dez empresas que aderiram à iniciativa como signatárias foram premiadas, no segundo dia do evento (20/9), no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, com o troféu do Selo Gerar Bem-Estar.
A premiação, em parceria com Aon – empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, previdência e saúde –, primeira a integrar o MGBE na categoria apoiador institucional, visa reconhecer as empresas que se destacam na promoção da qualidade de vida no trabalho. Também é símbolo de comprometimento e excelência, evidenciando o esforço das organizações em criar ambientes corporativos saudáveis e acolhedores.
De acordo com o diretor médico de Saúde, Qualidade de Vida e Health Analytics da Aon, Ubaldo Carvalho Junior, o prêmio é resultado de um processo a partir do Índice de Resiliência Corporativa (IRC) – ferramenta de avaliação da Aon, que considera diversas variáveis relacionadas à qualidade de vida no trabalho. Ela ainda aponta o nível de maturidade das diferentes práticas de bem-estar no nível organizacional e nas dimensões contempladas no Wellbeing Corporativo, durante o ciclo de avaliação anual.
Contudo, a solução também permite identificar quais os caminhos para implementar melhores práticas em saúde e bem-estar, por meio da melhoria dos indicadores que impactam diretamente os colaboradores e os negócios em geral.
Saiba mais: Selo Gerar Bem-Estar vai reconhecer às organizações com ambientes corporativos saudáveis e acolhedores
Categorias da premiação
A premiação foi dividida em dois segmentos: “Maturidade de bem-estar” e “Dimensões práticas”, que contou quatro categorias cada:
Maturidade de bem-estar:
- Adaptativo: início da jornada de construção de projetos de bem-estar.
- Transformador: nível intermediário e com maior experiência em projetos de bem-estar.
- Empoderado: estruturação com mais experiência, compromisso e apoio organizacional.
- Disruptivo: transformação cultural presente e enfoque no potencial digital.
Dimensões práticas
- Maturidade em programas: empresas que identificam quais são seus programas, coberturas, tipos de adesão e trabalham com relatórios de medidas e frequências.
- Maturidade em dados: empresas mais maduras e com cultura de dados para avaliação das suas estratégias de bem-estar.
- Maturidade em comunicação: empresas que conseguem estabelecer objetivos e estratégias para comunicar o plano de bem-estar.
- Suporte organizacional: empresas que determinam plataformas estratégicas e de governança corporativa para manter a efetividade dos programas de bem-estar.
No troféu do Selo Gerar Bem-Estar entregue às empresas premiadas, consta o logo do MGBE, a identificação da metodologia Aon e a indicação em qual nível aquela organização foi contemplada.
As empresas premiadas foram:
- Solística – Adaptativo
- Enaex – Transformador
- Renner – Emponderado
- Poupex – Programas
- Proxxi – Dados
- DOF – Comunicação
- John Deere – Suporte Organizacional
- TCS (na versão 2.0) – Emponderado
- Via (na versão 2.0) – Líder
- Capgemini (na versão 2.0) – Líder
“A premiação do MGBE reconhece as empresas de diversos setores, que vêm discutindo estratégias e soluções consistentes para promover ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e com perspectivas de carreira. Além disso, o prêmio e a parceria visam fomentar essa discussão estratégica em mais empresas para garantir a resiliência da força de trabalho e a sustentabilidade dos negócios”, explica Carvalho Junior.
Estratégias de promoção de saúde
As organizações reconhecidas com o Selo Gerar Bem-Estar podem aprimorar suas estratégias de promoção de saúde de bem-estar. Dessa forma, a certificação funciona semelhantemente a uma escada na qual a empresa pode ir de uma categoria para outra.
Além disso, ao receber o Selo do MGBE, as empresas passam a ser reconhecidas:
- pela melhoria do clima organizacional;
- aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores;
- e ainda terem a imagem corporativa fortalecida.
Benefícios esses que impactam diretamente no desempenho e na produtividade da empresa, além de proporcionar um ambiente mais saudável e harmonioso.
Movimento Gerar Bem-Estar
O Movimento Gerar Bem-Estar – iniciativa inédita da ABQV –, foi lançado em novembro de 2022, durante o 20º CBQV. Com o propósito de incentivar a cultura da saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças no trabalho, por meio do estímulo de ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais, a iniciativa superou as expectativas.
A meta para 2023 de ter 50 empresas signatárias participantes do projeto foi superada em seis meses, ultrapassando 70 organizações, segundo a diretora de Mercado e Expansão da ABQV, Ana Carolina Peuker.
“Esperávamos impactar 50 mil trabalhadores e chegamos a 119.625 colaboradores impactados pelas ações do MGBE. Acreditamos que o sucesso das empresas está ligado ao desenvolvimento social, mental e físico de seus funcionários. Desejamos promover nas organizações uma cultura de qualidade de vida, a partir do conhecimento sobre todas as dimensões do bem-estar: física, emocional, social, financeira, laboral e espiritual”, destaca a diretora.
Leia também: Movimento Gerar Bem-Estar estimula a promoção da saúde e a prevenção de doenças no ambiente corporativo
Apoio ao bem-estar do trabalhador
A iniciativa do MGBE visa apoiar toda e qualquer ação em prol da promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador para a sustentabilidade dos negócios.
Também objetiva gerar valor para pessoas, empresas e organizações, de diversos segmentos e tamanhos, através do método dos quatro Cs:
- Conscientizar – sobre a importância das ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
- Conhecer – as melhores práticas nacionais e internacionais para a gestão de saúde e bem-estar corporativo;
- Compartilhar – cases de iniciativas de saúde e qualidade de vida, propiciando insights e conhecimento e gerando um ciclo virtuoso em prol do bem-estar no trabalho; e
- Conectar – pessoas que lideram e apoiam iniciativas de saúde e bem-estar em empresas e organizações de diferentes portes e segmentos.
A ideia é transmitir conhecimento assertivo e confiável para as pessoas sobre as dimensões do bem-estar, determinantes sociais de saúde e incentivar as empresas a efetivarem desde pequenas ações até programas de saúde e bem-estar mais estruturados, pois este caminho é o único que irá garantir um futuro mais adequado e próspero.
Pelo MGBE, a ABQV tem a ambição de chegar em 2030 com trabalhadores com mais saúde, por meio do comprometimento das organizações e instituições expresso pela ação de suas lideranças. A pretensão é impactar a vida de mais de 500 mil trabalhadores.
Como aderir ao MGBE
A adesão ao Movimento Gerar Bem-Estar pode ser feita pelo site gerarbemestar.com.br, em duas categorias:
Apoiadores institucionais: organizações e instituições, que compartilham com o propósito da entidade e demonstrem ações efetivas por meio de programas de promoção da saúde e bem-estar com foco nos seus trabalhadores, além de engajamento em iniciativas para sociedade.
Signatários: organizações e instituições de todas as regiões do Brasil, segmentos de negócios e portes, públicas ou privadas que praticam ações de bem-estar e qualidade de vida em benefício de seus ambientes de trabalho e pretendem avançar.