Curso Educação Digital em Saúde Suplementar contribui para a gestão dos programas de qualidade de vida
19 de outubro de 2023Diretora da ABQV fala à rádio CBN Fortaleza sobre a jornada de trabalho de quatro dias
27 de outubro de 2023Veja aqui 5 dicas para escolher um cartão de benefícios para a sua empresa e beneficie não só o colaborador, mas também a própria empresa e o comércio.
A gestão de recursos humanos ganha, a cada dia, mais destaque no mundo empresarial. Afinal, com a busca por formas de atrair e reter talentos, as empresas estão constantemente em busca de soluções que beneficiem tanto seus colaboradores quanto a própria organização. Por isso, os cartões de benefícios têm se tornado uma ferramenta valiosa.
Continue a leitura e entenda o que são os cartões de benefícios e quais as suas vantagens não só para os colaboradores, mas também para as empresas. Além disso, prepare-se para descobrir como essa tendência está revolucionando a gestão de Recursos Humanos (RH) e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores.
Entendendo o cartão de benefícios
Os cartões de benefícios, muitas vezes chamados de cartões corporativos e vales, são uma forma eficaz de oferecer vantagens e benefícios aos colaboradores de uma empresa. Eles funcionam de maneira semelhante a um cartão de crédito, mas em vez de permitir compras, eles são carregados com valores pré-definidos.
Enquanto alguns cartões têm cadastro em bandeiras, como mastercard e visa, outros são menos flexíveis e apenas alguns estabelecimentos os aceitam. Por isso, é obrigação da empresa e da operadora disponibilizarem em tempo real e de forma informativa todas as transações e formas de utilizar o saldo.
Além disso, os cartões podem ser flexíveis. Ou seja, é possível definir os gastos para diferentes categorias destinados a despesas específicas, como alimentação, saúde, cultura e muito mais. Nesses casos, é comum que o cartão seja específico como vale-alimentação, vale-transporte e vale-combustível, por exemplo.
Em outros casos, é possível permitir que o colaborador utilize 100% do valor de forma flexível, sem predefinição de categoria de gasto. Nesse caso, ele funciona como um cartão de crédito normal, mas com valor pré-definido de gasto total.
Alguns exemplos de cartão de benefícios flexíveis são: Flash Benefícios, Vee (Swile) Benefícios e Caju Benefícios, por exemplo. Mas também existem outros menos flexíveis, como o Sodexo, que é voltado para alimentação e refeição.
Vantagens dos cartões de benefícios
Oferecer um cartão de benefícios aos colaboradores é benéfico não só para eles, mas também para a empresa e comércio.
Para a empresa
– Atração de talentos
De acordo com uma pesquisa da Glassdoor, os benefícios são fatores fundamentais ao considerar uma oferta de emprego pelos colaboradores. Portanto, as empresas que oferecem cartões de benefícios se destacam como empregadoras atraentes e atraem talentos qualificados.
– Aumento da satisfação dos funcionários
Quando os funcionários têm acesso a benefícios que atendem às suas necessidades, sua satisfação e moral aumentam. Assim, isso se traduz em um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
– Retenção de colaboradores
Funcionários que se sentem valorizados e cuidados tendem a permanecer mais tempo nas empresas, reduzindo então, a rotatividade de pessoal.
– Simplificação da gestão de benefícios
Os cartões de benefícios eliminam a necessidade de processos complicados de reembolso, tornando a gestão de benefícios não só mais eficiente, mas também mais econômica para a empresa.
Para os colaboradores
– Maior flexibilidade
Os cartões de benefícios permitem que os colaboradores escolham como usar seus benefícios, adaptando-os às suas necessidades individuais. E, por ser um complemento da remuneração, ele tem economia na alimentação ou locomoção, por exemplo.
– Facilidade de uso
Os cartões são convenientes e fáceis de usar, pois, é possível usá-los em diversos estabelecimentos sem a necessidade de carregar dinheiro ou recibos.
– Bem-estar financeiro
O acesso a benefícios melhora o bem-estar financeiro dos funcionários, reduzindo assim, preocupações de gastos. Além disso, o benefício aumenta o poder de compra, recompensando o trabalho e permitindo o planejamento futuro com estabilidade financeira.
Leia mais: Por que sua empresa deveria se importar com o planejamento financeiro dos funcionários?
Confira também: Rotina de hábito saudáveis é fundamental para trabalhador ter saúde
Para os estabelecimentos e economia
As vantagens vão além da empresa e do colaborador, pois os estabelecimentos e a economia do país também se beneficiam.
– Aumento do fluxo de clientes
Estabelecimentos que aceitam cartões de benefícios muitas vezes experimentam um aumento no fluxo de clientes, pois há maior poder de compra.
– Contribuição para a economia local
Ao apoiar os estabelecimentos locais, os cartões de benefícios contribuem para a economia da região, pois ajudam a manter empregos e estimulam o desenvolvimento econômico na comunidade.
5 dicas para escolher o melhor cartão de benefícios para a sua empresa
Escolher o melhor cartão de benefício para a sua empresa depende das necessidades dos seus funcionários e dos objetivos da empresa.
1. Entenda as necessidades reais dos funcionários
Para isso, realize uma pesquisa interna, por exemplo.
Leia também: Empresas precisam desenvolver olhar humanizado para promover a qualidade de vida dos trabalhadores
2. Avalie os tipos de cartões de benefício disponíveis
Será cartão pré-definido, 50% flexível ou 100% ou flexível? Considere o melhor para os seus colaboradores avaliando os resultados da pesquisa interna.
3. Considere a aceitação da rede de estabelecimentos
Conforme citado, alguns cartões de benefícios têm restrição em estabelecimentos, enquanto outros usam bandeiras de cartão que não possuem restrição.
4. Analise as políticas de atualização e suporte ao cliente
Certifique-se de que a empresa emissora ofereça suporte eficiente em caso de problemas e esteja disposta a atualizar os cartões de benefício conforme as necessidades da empresa evoluem.
5. Avalie os custos
Compare as taxas e custos associados a cada opção de cartão de benefício. Isso inclui taxas de administração, custos de emissão e eventuais tarifas de manutenção, por exemplo.
Confira: Quais as mudanças do RH 5.0? Veja o que esperar das tendências de recursos humanos!
Leia mais dicas para RH no nosso blog. Acesse aqui!
>Referências:
CAJU. Cartão de benefícios: o que é e quais são as vantagens?. 2023.
iDinheiro. Conheça 9 opções de cartões de benefícios para o seu negócio. 2023.
MUNDO RH. Entenda o cenário atual de cartões de benefícios corporativos no Brasil e saiba como selecionar a melhor opção para seus colaboradores. 2023.
GLASSDOOR. 5 things employees value most. 2023.
FINTECHS. Cartões de benefícios. 2021.
FLÁVIO, MARCELO. Cartões de benefícios: como (e qual) escolher para seus colaboradores?
In: LinkedIn. 2023.