DEHLICOM - 23/02/2021 Banner Principal 3189

Abertas as inscrições para o 19º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que será de 17 a 20 de maio

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Quem se associar à ABQV ou renovar a anuidade de 2021 até o dia 15 de março poderá participar sem custos do evento virtual, que vai debater inovação, saúde, bem-estar em um mundo VUCA

Já estão abertas as inscrições para o 19º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) de 17 a 20 de maio. O evento que este ano será virtual vai debater o momento vivido, compartilhar conhecimento e promover ações que visem o bem-estar dos trabalhadores em um mundo VUCA (acrônimo do inglês que descreve quatro características que estão presentes atualmente na vida de todos: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

Pessoas físicas e jurídicas que se associarem à ABQV ou renovarem a anuidade de 2021 até o dia 15 de março poderão participar do CBQV sem custos.

Para o presidente da entidade, Eloir Edilson Simm, o Congresso é a oportunidade dos gestores, profissionais e especialistas debaterem a inovação, a reinvenção e o renascimento em saúde no meio corporativo e estimular ações e programas de qualidade de vida à sociedade brasileira. “A pandemia da Covid-19 lançou um cenário de muitas incertezas para todos. O momento que já exigia do ambiente corporativo dinamismo em meio a uma realidade cercada de inovação e tecnologia passou a desafiá-lo também a se reinventar nos cuidados com a saúde e a qualidade de vida em um mundo VUCA. A 19ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida vai na direção da reconstrução dos processos de trabalho, com o propósito de inspirar vidas e bem-estar”, afirma, lembrando que será também a oportunidade para celebrar os 25 anos da ABQV, completados em 2020.

Considerado o principal evento sobre qualidade de vida da América Latina e o único no país a abordar a temática de modo amplo e inclusivo, o 19º CBQV tem como objetivos compartilhar o conhecimento por meio de uma programação científica composta por temas do momento, trazidos por experts nacionais e internacionais; proporcionar uma rede de relacionamento aproximando a comunidade da qualidade vida; e promover a troca de experiencias com a extensa rede de profissionais atuantes na área, como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, administradores, profissionais de RH, médicos, enfermeiros, educadores físicos, gestores e demais interessadas no tema.

“Uma organização não é um ente tecnológico, abstrato, por mais tecnológica e automatizada que a instituição seja. Ela é dinâmica, tem alma, cultura e promover saúde não se reduz somente a tratar a doença, vai além. É o caminho para as pessoas e para a produtividade das organizações. Por isso, cuidar da saúde pressupõe minimamente um processo saudável de trabalho, o envolvimento decidido das lideranças, escolhas individuais e coletivas voltadas para a saúde e um propósito de vida”, destaca o diretor de Educação e Conhecimento da ABQV, Eduardo Bahia Santiago, para quem não há dicotomia entre qualidade de vida do indivíduo e da organização. “Estão vinculadas e são complementares. No momento único, particular em que vivemos, onde tudo ocorre de modo simultâneo, o impacto sobre as vidas das pessoas é imenso e os desafios são inúmeros, nada é mais volátil, incerto, ambíguo e extremamente complexo do que lidar com o dia a dia de uma pandemia. Por isso, é muito importante debater e promover a qualidade de vida dos colaboradores para que eles possam se redescobrirem e se reinventarem em suas vidas e nas organizações”, garante.

Temas e cursos

O 19º CBQV está estruturado em quatro eixos temáticos: inovação, gestão, pontos de atenção em qualidade de vida nas organizações e fatores de proteção à saúde, e terá 11 temas centrais: inovação e tendências em saúde, o mundo hoje e amanhã, cultura de saúde, cenário global da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, tecnologia e inteligência artificial, gestão integrada de risco, liderança como fator determinante da saúde na organização, o papel estratégico da informação em saúde, o indivíduo e a organização como responsáveis sobre a saúde, a relevância dos fatores de proteção da saúde: alimentação, atividade física e sono e o momento da saúde mental e das doenças crônicas não transmissíveis nas organizações.

A edição 2021 do Congresso traz ainda aspectos inovadores, com 16 mesas-redondas, promovidas nos dias 17 e 18 de maio, que irão compartilhar formação e cases de sucesso, e a participação de líderes nacionais e internacionais. Entre os palestrantes confirmados estão Paulo Chapchap, presidente do Hospital Sírio-Libanês; Wolf Kirsten, codiretor do Global Centre of Healthy Workplaces; Judd Allen, presidente do Human Resources Institute; Philip Smeltzer, presidente da International Association of Health Promotion at Workplace (IAWHP); Gil Giardelli, futurista e colunista da Band News; ente outros.

Também serão realizados quatro cursos nos dias 19 e 20 de maio, que abordarão os temas: implementação de programas de qualidade de vida; estruturação de programa de qualidade de vida com foco em mediação de resultados; gestão da qualidade de vida no trabalho: uma questão de EGOO no ambiente da Covid-19; e home office – benefícios e processo de implementação estruturado na pós-quarentena.

Para se inscrever basta acessar aqui, lembrando que quem se associar à ABQV ou renovar a anuidade até o dia 15 de março próximo terá 100% de desconto para participar do 19º Congresso Brasileiro de Qualidade Vida.

As inscrições para os cursos devem ser feitas separadamente. Mais informações e a programação completa do evento encontram-se no site do evento virtual (https://abqv.org.br/congresso/).

Últimas Notícias