Dehlicom - 15/12/2021 Banner Principal 1627

Nova diretoria da ABQV busca sustentabilidade, mais associados e participação ativa de jovens profissionais

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Rita Passos assume a gestão da entidade até 2024, visando à expansão da Associação e à interlocução com instituições nacionais e internacionais

 

A nova diretoria da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), eleita em outubro por seus associados eletronicamente, tomou posse no ida 16 de dezembro, em uma cerimônia híbrida, transmitida pelo canal do YouTube da entidade, após a premiação dos vencedores do 24º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV).

A nova presidente da ABQV para o mandato que segue até novembro de 2024 é Rita Laert Passos, psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e em Comunicação Social.  

Uma profissional entusiasmada com o tema da promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, especialmente com a questão da saúde mental, Rita fez parte do Conselho Fiscal na gestão atual à frente da entidade, tem uma carreira desenvolvida inicialmente na área de Recursos Humanos, especialmente em treinamento e desenvolvimento (T&D) e clima organizacional.

“A partir de 1994, comecei a atuar nos programas de promoção de saúde e qualidade de vida e tive a oportunidade de participar das inciativas pioneiras nesta área, como sócia da consultoria CPH Health Solutions. Em 1998, fomos convidados a montar uma segunda empresa para trazer o conceito dos Employee Assistance Program para a América Latina, dando origem à Solutions, Latin America. Entre fusões e aquisições, já liderei a implementação deste programa em mais de 650 empresas brasileiras. Hoje, sou Diretora de Novos Negócios e Serviços ao Cliente da Care Global Partners, uma joint venture da LifeWorks — líder global em saúde comportamental. E, não menos importante, sou baiana, mãe do Léo, adoro viajar e estar com os amigos, muitos deles formados dentro da ABQV”, define-se a nova presidente.

Segundo Rita, a nova diretoria assume com o desafio de dar continuidade ao trabalho dos atuais diretores na busca pela sustentabilidade da entidade, atrair novos associados e incentivar a participação de profissionais jovens para que participem ativamente no Conselho Deliberativo, na diretoria e nos grupos de trabalho da entidade.

“Uma parte importante desta expansão será trazer mais empresas e profissionais fora do eixo Rio–São Paulo. Essa sempre foi uma bandeira das diretorias anteriores, mas acreditamos que, agora, isso será facilitado pela ampliação da conectividade digital, acelerada pela pandemia de covid-19”, explica Rita.

Ela ressalta que também é um desejo da nova gestão expandir a interlocução com organismos nacionais e internacionais que, como a ABQV, estão preocupados com a questão do bem-estar.

“É nossa intenção também criar  formas de reconhecimento, inclusive com relação aos fornecedores de serviços, para ser referência e balizar às empresas que desejarem contratar esses serviços”, pontua a psicóloga.

Aproximação

Rita sabe que o caminho para atingir as metas propostas pela nova diretoria não será fácil, afinal, não somente a ABQV, mas o associativismo de forma geral sofreu muito durante a pandemia do novo coronavírus.

“Precisamos atrair mais mantenedores e associados para garantir a sustentabilidade financeira da entidade”, reforça a nova presidente, que quer fazer um chamado às empresas, instituições e profissionais que atuam na área do bem-estar no ambiente de trabalho para que se aproximem da ABQV e contribuam com as suas discussões.  

“Queremos continuar sendo um hub de recursos, ideias e novas perspectivas para a melhoria da saúde e bem-estar dos indivíduos, da produtividade das organizações e da ética e cidadania na sociedade”, ressalta Rita.

Composição  da Diretoria de Gestão

Além de Rita Passos para a presidência da ABQV e de  Eduardo Bahia Santiago, como vice-presidente, também foi eleito um Conselho Deliberativo constituído de 20 profissionais multidisciplinares, de grande experiência na área de saúde e bem-estar, que une pessoas do ambiente acadêmico, gestores de programas de qualidade de vida empresas de destaque, consultores e prestadores de serviço em diferentes áreas da promoção da saúde.

Fazem parte da Diretoria de Gestão:

Ana Carolina Peuker e Patricia Lacombe, diretoria de Mercado e Expansão; Gabriela Almeida Ruegger Cardoso, diretoria de Comunicação; Karla Kurz e Douglas Andrade, diretoria de Educação e Conhecimento; Osvaldo Stevano, diretoria de Eventos; Sâmia Aguiar Brandão Simurro, diretoria de Certificação; Viviane Lourenço, diretoria Administrativo Financeira.

Também foi constituído um Conselho Curador, com os ex-presidentes da ABQV (Flávio Próspero, Ricardo De Marchi, Cecília Cibella Shibuya, Alberto José Niituma Ogata e Eloir Edilson Simm), que tem a função de zelar pelos princípios e valores da Associação e de cuidar das relações institucionais com entidades nacionais e internacionais.

Assista AQUI e conheça a nova diretoria da ABQV para 2022-2024.

 

Últimas Notícias