Dehlicom - 10/06/2022 Banner Principal 438

Abertas as inscrições para o 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Premiação visa reconhecer e valorizar as empresas que possuem as melhores práticas de promoção de saúde e bem-estar

A edição 2022 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade Vida (ABQV), está com as inscrições abertas até o dia 1º de julho. A premiação visa reconhecer e valorizar publicamente as empresas que possuem as melhores práticas de excelência na promoção da saúde e do bem-estar corporativos aplicados nas mais robustas e modernas organizações em todo o mundo.

Respeitado internacionalmente, o PNQV vem ganhando destaque a cada edição e este ano comemora 25 anos de trajetória, tendo se consagrado como o mais importante e tradicional reconhecimento neste campo de atuação do país, sempre alinhado às necessidades e transformações do universo organizacional sob o aspecto da saúde como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto para a empresa quanto para sua população e a sociedade.

 “Com esse conceito, o papel do PNQV vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade através do incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos”, afirmou Sâmia Aguiar Brandão Simurro, diretora de Certificação da entidade, durante o lançamento da 25ª edição do PNQV, na 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, realizada no formato on-line, no dia 25 de maio, pela ABQV.

A premiação está fundamentada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como no Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • Mais de 100 organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram contempladas pelo PNQV; e
  • 600 mil vidas foram impactadas diretamente com saúde e bem-estar através de ações gerenciais e estratégias organizacionais.

E este ano, seguindo as tendências e imposições do novo mundo, para a integração dos conceitos de ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, que significam: ambiental, social e governança) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que  vêm ganhando maior repercussão no cenário corporativo global, o PNQV 2022 vai enfatizar as práticas sobre esses temas, para conectar todos os conceitos e provocar reflexões mais aprofundadas sobre onde eles se encaixam no cotidiano de prevenção e promoção de saúde.

Reconhecimento

O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida é divido em quatro categorias:

  • Empresa de Base Nacional (organização que possua acima de 10 mil funcionários e com base em pelo menos dez estados);
  • Grande Empresa (500 empregados);
  • Média Empresa (entre 100 e 499 funcionários); e
  • Micro e Pequena Empresa (organização com até 99 trabalhadores).

E a certificação do PNQV possui quatro níveis:

  • Nível 4 (Certificação Ouro — Excelência em gestão):  Pontuação acima de 90% dos critérios evidenciados.
  • Nível 3 (Certificação Prata — Boas Práticas): Pontuação entre 80% a 89% dos critérios.
  • Nível 2 (Certificação Bronze — Práticas evidentes em gestão); Pontuação entre 70% a 79% dos critérios evidenciados.
  • Nível 1 (Em Processo para Certificação): Pontuação abaixo de 69%, inclusive dos critérios evidenciados.

As empresas que ainda não estiverem aptas a seguir como elegíveis a concorrer ao PNQV, assim como as demais classificadas, recebem o apoio imediato da ABQV para dar início às atividades voltadas ao preparo dos profissionais, gestores e líderes, com foco no avanço em promoção de saúde e qualidade de vida baseados nos critérios de excelência da premiação. O objetivo da entidade com essa inciativa é fortalecer e melhorar a gestão das empresas e não apenas prepara-las para o prêmio.

Inscrição e certificação internacional

Para participar, as empresas deverão se inscrever diretamente na página do PNQV, no site ABQV, baixar o Manual de Participação e preencher o formulário de autoavaliação. Alcançando a pontuação suficiente para se classificar para segunda fase, deverão enviar eletronicamente as evidências comprobatórias.

Sâmia explica que com o simples fato de responder ao questionário de autoavaliação, as empresas já poderão identificar os pontos de melhoria de suas intervenções e aprimorar suas práticas de gestão e suas ações dentro dos seus programas de qualidade de vida.

Uma novidade para este ano é que, ao se inscrever para o PNQV 2022, as empresas que desejarem, poderão optar por participar também da Global Healthy Workplace Certification (GHWC), da Global Center for Healthy Workplaces — entidade parceria da ABQV, que apoia o avanço da saúde e bem-estar no ambiente laboral. Quem assim o fizer, terá desconto na inscrição para a certificação internacional e irá participar de um único processo de avaliação tanto para o PNQV como para a GHWC.

As organizações finalistas do 25º PNQV serão convidadas a apresentarem seus cases para uma banca de especialistas independentes, que fará a avaliação final.  E as vencedoras da edição 2022 do prêmio participarão de uma cerimônia de premiação que ocorrerá em dezembro deste ano.

Essas empresas também serão convidadas a apresentar os seus cases em fóruns e reuniões da ABQV, aumentando, assim, a visibilidade e o fortalecimento da imagem interna e externa das organizações e dos seus programas de qualidade de vida, tornando-se assim uma referência para o mercado.

“Dessa forma, a ABQV cumpre sua missão de reconhecer e dar visibilidade as melhores práticas de promoção de saúde dos programas de qualidade de vida organizacionais, reconhecendo os esforços das empresas que trabalham ativamente para a proteção e manutenção da saúde e o bem-estar de seus profissionais”, finalizou Sâmia.

Não perca tempo, e inscreva-se agora no 25º Prêmio Nacional de Qualidade Vida.  

Reveja a cerimônia de premiação das empresas contempladas no PNQV 2021 no canal da ABQV no YouTube.

 

Últimas Notícias