Dehlicom - 01/08/2022 Banner Principal 307

ABQV mantém missão promovendo educação continuada em promoção de saúde e bem-estar

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Com um calendário intenso de eventos on-line, entidade potencializa o cuidado com as pessoas nos ambientes corporativos

A missão da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é a de "Inspirar vidas com saúde e bem-estar". Para que esta missão se concretize, a diretoria de Educação e Conhecimento tem atuado com o propósito fundamental de promover a educação continuada dos associados e da sociedade em geral com a realização de encontros virtuais com temas importantes focados em promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Karla Costa Kurtz, diretora de Educação e Conhecimento, conta que esses eventos já aconteciam na modalidade presencial antes da pandemia de Covid-19 com a periodicidade mensal. Mas com a crise sanitária de emergência em saúde pública provocada pelo o novo coronavírus desde 2020, o formato dos encontros mudou para virtual, com periodicidade quinzenal, para garantir a continuidade do processo de educação. O sucesso do formato  tem sido garantido pela alta audiência registrada nos encontros.

Somente no primeiro semestre de 2022 foram realizados sete eventos on-line entre webinares, webaulas e rodas de conversa, transmitidos ao vivo e disponibilizadas as gravações no canal da ABQV no YouTube, com ampla possibilidade de acesso ao público da entidade. A audiência média dos eventos, inclusive a 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, realizada em maio, ficou acima de 100 participantes, o que é considerada um bom público.

“Os participantes dos eventos on-line têm dado um retorno positivo, por meio de elogios e comentários postados tanto no chat dos encontros, como nas pesquisas de avaliação de satisfação encaminhadas pós-evento e aos associados periodicamente para o levantamento de temas de interesse, dentre outras questões”, explica Karla

A diretora comenta que a escolha dos temas dos eventos leva em consideração as sugestões enviadas através das pesquisas realizadas com a audiência dos encontros virtuais e com os associados, a indicação de temas pelos conselheiros e a diretoria, e, também, pelo contexto técnico científico envolvendo promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar nas empresas e na sociedade em geral, considerando

  • os diferentes portes de organizações,
  • as diversas atividades econômicas,
  • os diversos setores (público, privado e terceiro setor), e
  • as diferentes características dos profissionais associados à ABQV.

Neste segundo semestre, estão programados 11 eventos on-line, entre webinares, rodas de conversa e encontros Associado em Pauta. Dois foram realizados em julho: no dia 13, a roda de Conversa "Os Desafios Relacionados ao Estigma nos Programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”; e no dia 27,  o webinar  "Prevenção de Acidentes de Trabalho - Contribuição dos Programas de Qualidade de Vida".

Os próximos eventos irão abordar:

  • "Medicina do Estilo de Vida e a Promoção do Bem-estar".
  • Atualização da XX Conference da EAEF "The Future is Now".
  • "Espiritualidade em Programas de Bem-estar".
  • "Promoção da Saúde da Mulher - Tumores de Ovário".
  • "Avanços em Programas de Vacinação - Herpes Zoster".
  • “Como gerir o Envelhecimento nos Programas  de Bem-estar”.
  • "Saúde Corporativa Integrada - Tecnologia em Programas de Qualidade de Vida".

Além do 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de vida, que será nos dias 4 e 5 de outubro, em formato híbrido e que terá como tema “Mundo Hibrido: Desafios e oportunidades para o bem-estar do trabalhador”; e do evento de premiação do 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV).

“Os participantes dos eventos programados para o segundo semestre deste ano irão ter a sua disposição espaços de atualização técnica e científica de ponta com temas sempre atuais, oportunidades de compartilhamento de experiências exitosas em promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar em interação com todas as questões relativas à saúde do trabalhador. Serão temas atuai e importantes para potencializar o cuidado com as pessoas nos ambientes corporativos”, conclui Karla.

 

Últimas Notícias