Dehlicom - 16/11/2022 Banner Principal 171

Movimento Gerar Bem-Estar estimula a promoção da saúde e a prevenção de doenças no ambiente corporativo

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Iniciativa recém-lançada começa a colher frutos com a adesão de empresas para fortalecer ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) lançou no fim do primeiro dia do 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), realizado nos dias 4 e 5 de outubro, em formato híbrido, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, em São Paulo, o Movimento Gerar Bem-Estar – iniciativa inédita com o propósito de incentivar a cultura da saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças no contexto do trabalho, por meio do estímulo de ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais.

“Acreditamos que o sucesso das empresas está intimamente ligado ao desenvolvimento social, mental e físico de seus colaboradores, especialmente em um momento pós-pandemia. Desejamos promover ambientes de trabalho saudáveis e, com nossos parceiros e apoiadores, difundir uma cultura sustentável de bem-estar e qualidade de vida nas organizações”, destacou  Ana Carolina Peuker, diretora de Mercado e Expansão da ABQV.

Ela explicou que a iniciativa visa:

  • Apoiar toda e qualquer ação em prol da promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador para a sustentabilidade do negócio.
  • Gerar valor para pessoas, empresas e organizações, de diversos segmentos e tamanhos, através do método dos quatro Cs:
  • Conscientizar – sobre a importância das ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
  • Conhecer – as melhores práticas nacionais e internacionais para a gestão de saúde e bem-estar corporativo;
  • Compartilhar – cases de iniciativas de saúde e qualidade de vida, propiciando insights e conhecimento e gerando um ciclo virtuoso em prol do bem-estar no trabalho; e
  • Conectar – pessoas que lideram e apoiam iniciativas de saúde e bem-estar em empresas e organizações de diferentes portes e segmentos.
  • Gerar bem-estar através da difusão de conhecimento sobre todas as várias dimensões, seja física, emocional, social, econômica e espiritual – e todos os determinantes da saúde.

A ABQV tem a ambição com a iniciativa chegar em 2030 com trabalhadores com mais saúde, através do comprometimento das organizações e instituições expresso pela ação de suas lideranças. A pretensão é impactar a vida de mais de 500 mil trabalhadores.

A adesão ao Movimento Gerar Bem-Estar pode ser feita pelo site www.gerarbemestar.com.br em duas categorias:

  • Apoiadores institucionais: organizações e instituições, que compartilham com o propósito da entidade e demonstrem ações efetivas através de programas de promoção da saúde e bem-estar com foco nos seus trabalhadores, além de engajamento em iniciativas para sociedade.
  • Signatários: organizações e instituições de todas s regiões do Brasil, segmentos de negócios e portes, públicas ou privadas que praticam ações de bem-estar e qualidade de vida em benefício de seus ambientes de trabalho e pretendem avançar

Resultados positivos

E os primeiros frutos do Movimento Gerar Bem-Estar já começam a ser colhidos. Ana informou que desde o lançamento da iniciativa no 20º CBQV, a ação vem tendo uma repercussão positiva  e que o tema da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores é urgente.

“Recebemos apoio de inúmeras entidades científicas, profissionais e empresas em prol desta causa: Asap, Anad, Abrap, Abergo, ABRH, Abresst, AAPSA, Apan, CBMEV, CRN3, Fórum DCNTs, IBNF e SBP; e nos surpreendemos positivamente com o número de empresas que logo após o lançamento da iniciativa manifestou a intenção de apoiar o Movimento. Nossa meta é no primeiro ano ter 50 empresas conosco. Já nas primeiras semanas contabilizamos o interesse de mais de 30 organizações. O resultado está sendo muito bom”, destacou Ana.

A diretoria da ABQV ainda ressaltou a importância  da Aon – empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, previdência e saúde –, primeira a integrar o Movimento na categoria apoiador institucional e que desde o início apoia a ação, disponibilizando às empresas que aderirem à iniciativa um diagnóstico de resiliência corporativa, apontando o nível de maturidade das diferentes práticas de bem-estar ao nível organizacional e nas dimensões contempladas no Wellbeing Corporativo.

“Estamos felizes em participar dessa ação tão relevante para a saúde dos trabalhadores, oferecendo um valor às empresas na promoção do bem-estar de seus colaboradores. Dessa forma, estamos impactando positivamente o mundo”, garantiu Ubaldo Carvalho Junior, diretor de Gestão de Saúde e Analytics da Aon, no 20º CBQV.

Ana comentou que o Movimento cumprirá uma agenda com a comunidade que será formada com a adesão das empresas, incluindo encontros bimestrais, seminários, compartilhamento de cases, materiais informativos com curadoria técnica da ABQV, entre outras ações especialmente planejadas para as organizações signatárias e as apoiadoras institucionais.

Cultura de saúde

Como uma das embaixadoras do Movimento Gerar Bem-Estar, Karyn Bravo, pedagoga, jornalista, apresentadora do Jornal da Cultura e do programa Melhor da Vida, sobre saúde e bem-estar, na Rádio Cultura FM, e do podcast Melhor da Vida, disponível na plataforma de streaming Spotify, afirmou que a iniciativa é de extrema importância, visto que as pessoas têm se dado conta do quão importante é parar, respirar, cuidar da saúde e dar uma pausa na loucura do dia a dia.

“O número de pessoas com depressão, por exemplo, cresceu muito. Vivemos em um ritmo frenético imposto pela tecnologia, por isso vejo esta iniciativa de extrema relevância às empresas e às pessoas sobre sua saúde, buscando qualidade de vida no ambiente corporativo e em suas próprias casas”, destacou Karyn.

A também embaixadora do Movimento Gerar Bem-Estar e que esteve presente no 20º CBQV, Izabella Camargo, apresentadora, comunicadora com foco em saúde mental e bem-estar no trabalho, autora do best-seller “Dá um tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites”, vê a ação da ABQV como mais um passo maduro na construção desta nova cultura que todos precisamos.

“Se tem uma organização no Brasil que tem maturidade e repertório para tomar uma atitude dessa é a ABQV. Então, provavelmente este ano a gestão da entidade tem condições de fazer esse movimento que já tem uma base muito sólida por mais de 20 anos de trabalho da instituição, para a partir daqui propor ações e práticas que vão, de fato, prevenir problemas de saúde no trabalho. E o Movimento Gerar Bem-Estar é essencial para toda a sociedade, para empreendedores, empresários, pessoas jurídicas e físicas, porque está muito claro que se nós não pensarmos no bem-estar, teremos consequências graves na saúde, na economia, além de afetar a reputação das empresas”, revelou Izabella.

A jornalista ainda disse que vê muita prosperidade no Movimento e ser embaixadora dessa iniciativa é mais uma peça desse quebra-cabeça que é a vida.

“Eu já circulo em muitas empresas. Levar o selo da ABQV dentro dessas organizações é fantástico. Só mostra que estamos falando a mesma língua e que só vamos longe se formos juntos. Cultura se muda a médio e longo prazos, com várias pessoas e ações, mas enquanto isso vai acontecendo, eu, como indivíduo, preciso do meu autocuidado, ter consciência da minha autorresponsabilidade. Dessa forma , eu posso levar essa mensagem para líderes e liderados, para que cada um cuide da sua parte e aí, sim, a gente consiga gerar bem-estar”, finalizou Izabella.

 

Últimas Notícias