Dehlicom - 16/11/2022 Banner Principal 291

20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida é sucesso de público ao abordar as temáticas que impactam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores no mundo híbrido

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

 “Um sonho que você sonha sozinho é apenas um sonho. Um sonho que você sonha junto torna-se realidade.” Foi com essa frase, que muito representa a trajetória da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), que Rita Laerte Passos, presidente da instituição, abriu o 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), evento híbrido, que agitou as dependências do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de outubro.

Foram mais de:

  • 700 participantes, de 6 países e 17 estados brasileiros e do Distrito Federal;
  • mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais;
  • em mais de 30 horas de imersão em conhecimento sobre as melhores práticas e experiências em ações na promoção do bem-estar do trabalhador.

Na retomada dos eventos presenciais, o 20º CBQV debateu o “Mundo Híbrido: Desafios e Oportunidades para o Bem-estar dos Trabalhadores”, associando as transformações dos tempos atuais, pós-pandemia, à qualidade de vida dos colaboradores.

“O congresso foi um sucesso sob todos os aspectos. Excedemos nossa expectativa de público, a mescla entre palestras teóricas e apresentações de cases foi bem vista pelos participantes. Os patrocinadores viram real valor em terem apostado no evento, que foi muito bem organizado, inclusive para quem estava on-line. A cereja do bolo foi a alegria do encontro e reencontro que esteve presente durante os dois dias do 20º CBQV”, destacou Rita.

Durante os dois dias do evento, nove eixos trouxeram as principais temáticas que impactam a saúde e bem-estar dos profissionais em ambientes organizacionais, unindo metodologias científicas atuais, pesquisas robustas e as melhores práticas globais para impulsionar avanços em toda a cadeia que envolve o segmento. 

A programação científica nos dois dias da edição 2022 do Congresso foi bem diversificada, com:

  • 5 conferências;
  • 12 mesas-redondas; e
  • 5 simpósio satélites, que trouxeram as principais temáticas que impactam a saúde e bem-estar dos profissionais em ambientes organizacionais, unindo metodologias científicas atuais, pesquisas robustas e as melhores práticas globais para impulsionar avanços em toda a cadeia que envolve o segmento. 

Grandes nomes do cenário nacional e internacional passaram pelo auditório principal e em duas salas simultâneas do evento, em que

  • profissionais,
  • gestores; e
  • especialistas em promoção da saúde e bem-estar de organizações privadas, instituições públicas e do terceiro setor, puderam discutir sobre os desafios, oportunidades e tendências para os próximos anos, além de revisitar e se integrar aos objetivos e metas para 2030 e 2050, conceitos esses alinhados à agenda do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), aos critérios de ESG (da sigla em inglês para environmental, social and governance, o que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A atualização científica e a emoção dos reencontros certamente foram a tônica do evento, que iniciou com a homenagem ao ex-presidente da ABQV e membro da Comissão Honorária, Alberto Ogata, agraciado com o Troféu Inspiração em Qualidade de Vida, concedido em reconhecimento a sua trajetória de generosidade e liderança em prol do conhecimento. Encerramos com a mensagem de superação do economista e empreendedor Pedro Pimenta – símbolo de superação e inclusão –, que inspirou a todos”, destacou Karla Kurtz, diretora de Educação e Conhecimento da instituição.

Opinião reiterada por Rita, que ressaltou como pontos altos a qualidade técnica da programação, baseada na feliz escolha das temáticas e o clima de alegria e descontração presente nos dois dias do evento.

Para Osvaldo Stevano, diretor de Eventos da ABQV, o sentimento que fica com o 20º CBQV é de dever cumprido.

“A certeza de que foi um sucesso deve-se ao fato de congressistas, patrocinadores, apoiadores e mantenedores terem saído satisfeitos com o que o congresso entregou”, pontuou Stevano, lembrando que a Expo Qualidade de Vida, com a presença de grandes marcas, serviços e produtos, inclusive, com a realização da Startup Experience ABQV 2022 – espaço que reuniu pela primeira vez startups ligadas à área de saúde e bem-estar, alinhadas aos eixos de ESG –, e o lançamento do Movimento Gerar Bem-Estar.

Alta aprovação

A conclusão de que o 20º CBQV foi um sucesso deve-se  aos resultados da pesquisa de avaliação realizada com os congressistas. Para 66,7% dos respondentes, a qualidade do conteúdo científico e dos palestrantes do Congresso foi muito boa, merecendo nota máxima (5), assim como a avaliação das oportunidades de relacionamentos e interações proporcionadas pelo evento, que registrou 60,2% de aprovação. A contribuição do 20º CBQV para o desenvolvimento profissional e atualização científica, considerando a aplicabilidade em seu dia a dia, marcou o mais alto índice de aprovação para 70,8% dos participantes que responderam ao questionário. O nível de satisfação do evento também foi alto, ficando em muito satisfeito para 62,5% dos participantes da pesquisa e satisfeito para 34,4%.

Os pontos mais importantes identificados pelos congressista que responderam à pesquisa de avaliação foi:

  • programação científica e possibilidade de interação e encontro;
  • networking;
  • conteúdo das discussões estava excelente, assim como os recursos audiovisuais e a simpatia;
  • troca de experiência, palestrantes de renome e avanço da tecnologia;
  • expertise dos palestrantes;
  • amplitude dos temas abordados;
  • troca de experiência e avanço da tecnologia.

Atualização profissional

Abrindo e encerrando as atividades do 20º CBQV, nos dias 3, 6 e 7 de outubro, foram realizados seis cursos on-line de atualização e qualificação profissional. Em quase 30 horas de conteúdos exclusivos, os mais de 200 inscritos para os treinamentos tiveram a oportunidade de troca e atualização de experiências e de atualização com temas atuais e de extrema relevância para as ações de qualidade de vida.

Cuidadosamente pensados para estarem alinhados à temática do 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, os cursos foram ampliados pela necessidade de disseminação de conhecimento em assuntos com maior enfoque atual, como felicidade, fatores psicossociais no trabalho, autogerenciamento da saúde com foco em atividade física, governança e liderança, que estão integrados com ODS, da ONU, e com o conceito ESG.

“A estratégia de educação continuada da ABQV envolve o aprofundamento e a atualização de temas considerados essenciais para os profissionais que atuam com promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar no âmbito das organizações. O ponto principal de destaque foi a ampla participação dos inscritos e o compromisso da instituição de difundir informação por instrutores extremamente qualificados, experientes e comprometidos com a atualização científica e a aplicação prática”, reforçou Karla.

Rita ainda comentou a atual gestão da ABQV, que trouxe a bandeira de unir a experiência das diretorias anteriores com a energia da inovação dos novos integrantes do Conselho Deliberativo e da Diretoria.

“Temos muitos planos para gerar cada vez mais valor para nossos associados, pessoa jurídica e física. Entre eles estão o Movimento Gerar Bem-Estar, para dar visibilidade à importância dos empregadores na adoção de hábitos saudáveis pelos trabalhadores; uma nova certificação para fornecedores de serviços e produtos que promovem a saúde; a completa remodelação do site e foco no crescimento da nossa participação em redes sociais; e a sustentabilidade econômica da ABQV, através da ampliação do portfólio de ações voltadas para a educação em saúde”, conclui a presidente.

 

Últimas Notícias