LatinMed - 11/01/2023 Banner Principal 1688

Por que sua empresa deveria se importar com o planejamento financeiro dos funcionários?

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email

Incentivar e cuidar do planejamento financeiro dos funcionários pode beneficiar a sua organização, melhorando as taxas de produtividade e presenteísmo

Não são só as doenças que impactam no bem-estar de uma pessoa e na qualidade do trabalho realizado por ela. Problemas pessoais com dinheiro, dívidas e cartão de crédito também podem refletir nos resultados da empresa. E tão importante quanto identificar os prejuízos causados por eles é saber que o contrário também acontece: o cuidado com o planejamento financeiro dos funcionários beneficia o seu negócio. Pensando nisso, vamos mostrar quais são os passos a serem seguidos para contribuir com a melhor gestão dos recursos. E tudo isso começa com educação e planejamento. Veja!

Educação e planejamento financeiro: o que é isso?

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) define educação financeira como um processo no qual uma pessoa melhora sua compreensão sobre o dinheiro e, por meio de informações, orientações e formação se torna capaz de desenvolver as competências necessárias para aproveitar as oportunidades, evitar os riscos, procurar ajuda correta e melhorar o seu bem-estar. 

Segundo o portal Serasa, o planejamento financeiro pessoal corresponde à organização e controle do dinheiro e de tudo aquilo relacionado às finanças de uma pessoa. Seu objetivo é guiar o usuário no uso do próprio dinheiro. Isso significa que, investir e cuidar do planejamento financeiro dos funcionários é uma forma de ajudá-los e lidar com o dinheiro de forma saudável.

Como as finanças impactam nas empresas?

A pandemia afetou o bolso dos brasileiros. Segundo pesquisa chamada Pandemia e os Impactos Financeiros”, realizada pela Serasa e pelo Instituto Opinion Box, a renda de 34% da população diminuiu. Já o número de pessoas que recorreram a empréstimos para quitar dívidas foi de 37%, enquanto 32% fizeram acordos para negociá-las.

Ter problemas com dinheiro afeta a saúde mental das pessoas. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase 66% dos inadimplentes no país estão deprimidos, desanimados e tristes devido às dívidas. A pesquisa ainda mostrou que cerca de 16% dos entrevistados afirmaram estar pouco produtivos e mais desatentos no trabalho devido a problemas financeiros.

E o bem-estar emocional está diretamente relacionado à produtividade e ao desempenho profissional. Ou seja, uma pessoa com a saúde mental prejudicada:

  • Não consegue exercer suas funções com qualidade e dedicação;

  • Diminui seu engajamento dentro da empresa;

  • Tem problemas de comunicação com o restante da equipe;

  • Tem sua capacidade de trabalho reduzida.

Esses fatores influenciam na rotatividade de funcionários pois, por não conseguirem cumprir suas funções, muitos deles são demitidos, enquanto outros tendem a sair da organização a procura de oportunidades de emprego que ofereçam um salário melhor para pagar suas contas.

Leia mais: 19º CBQV - Saúde financeira e qualidade de vida andam lado a lado

6 formas de contribuir com o planejamento financeiro dos funcionários

1.Crie e disponibilize uma planilha de organização financeira

Oferecer uma opção pronta, em que é possível editar e alterar os dados conforme a própria realidade do colaborador, é uma forma de estimulá-lo a começar.

2.Apresente ferramentas que facilitam a gestão financeira

Outra maneira de incentivá-los a aderir ao planejamento financeiro é apresentando ferramentas que estejam presente no dia a dia dessas pessoas, como os aplicativos que facilitam a organização do dinheiro.

3.Promova cursos e ações internas voltadas para o bem-estar financeiro

Mas não deixe o assunto se tornar algo monótono! Crie estratégias de endomarketing que os estimule a repensar sua relação com o dinheiro, como cursos, treinamentos e campanhas sobre o assunto.

4.Estimule a leitura e a aprendizagem de conteúdos de finanças

Também é importante incentivá-los a buscar conhecimento por meio de fontes confiáveis e que abordem o assunto de forma descomplicada.

5.Ofereça um bom pacote de benefícios

Essa é uma forma de atrair e reter talentos, além de ajudar com o orçamento familiar dos colaboradores.

6.Garanta um bom salário

Um colaborador mal remunerado tende a se preocupar mais com as próprias finanças, pode não conseguir cumprir suas funções com a devida qualidade e ainda tem mais chances de procurar por melhores oportunidades de emprego.

Planejamento financeiro dos funcionários: quais os benefícios?

Segundo a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), os benefícios de investir do planejamento financeiro dos funcionários não atingem somente as empresas, como também os próprios colaboradores. São eles:

Benefícios do planejamento financeiro dos funcionários para a empresa

Uma empresa que se preocupa com o bem-estar financeiro da equipe:

  • Diminui os índices de absenteísmo e presenteísmo

  • Reduz a taxa de rotatividade

  • Aumenta a produtividade da equipe

  • Alivia a pressão financeira sobre o RH

  • Melhora o clima organizacional

  • Promove a conscientização com relação aos gastos da própria instituição

Benefícios do planejamento financeiro dos funcionários para o próprio colaborador

Os funcionários também são beneficiados quando a empresa se preocupa com a sua saúde financeira:

  • Atingem o equilíbrio na vida profissional

  • Se sentem mais motivados e menos estressados

  • Têm mais qualidade de vida

  • Garantem uma aposentadoria saudável

  • Aprendem a administrar corretamente o próprio salário

  • Valorizam a realização de sonhos

Viu só? A saúde financeira está relacionada com qualidade de vida de uma pessoa. E quando as coisas não vão bem, a sua empresa também pode ser impactada! Por isso, investir e cuidar do planejamento financeiro dos funcionários também é uma forma de cuidar da própria organização

Você sabia que empresas que prezam pela saúde e o bem-estar corporativo são reconhecidas e premiadas pela ABQV? Confira como foi a última edição do 25º Prêmio Nacional de Qualidade Vida!

 

>REFERÊNCIAS:

https://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira-no-brasil/?doing_wp_cron=1670872123.4559440612792968750000

https://www.serasa.com.br/blog/planejamento-financeiro-pessoal-descubra-o-que-e-e-como-fazer-um/

Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito - “Dívidas deixam 66% dos inadimplentes deprimidos e 17% recorrem a algum vício para lidar com a ansiedade, revela SPC Brasil”

https://www.unimedriopreto.com.br/blog/saude-mental-no-trabalho/

https://www.serasa.com.br/imprensa/os-impactos-da-pandemia-no-bolso-dos-brasileiros/

https://tangerino.com.br/blog/educacao-financeira-empresarial/#Como-motivar-os-funcion%C3%A1rios-a-se-educarem-financeiramente?

https://www.conexasaude.com.br/blog/problemas-financeiros/

https://abefin.org.br/entenda-como-a-educacao-financeira-nas-empresas-impacta-nos-resultados/

 

Últimas Notícias