ABQV completa 28 anos e se consagra como principal hub de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho
28 de abril de 2023Atenção à saúde e controle das doenças são requisitos primordiais para melhorar a qualidade de vida e a capacidade produtiva da população
1 de maio de 2023Iniciativa lançada há seis meses pela ABQV estimula a promoção da saúde e a prevenção de doenças nas organizações
O Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE) – iniciativa inédita da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), lançado em novembro passado, com o propósito de incentivar a cultura da saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças no contexto do trabalho, por meio do estímulo de ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais – superou a meta para 2023 de empresas participantes do projeto. Em seis meses, mais de 70 organizações manifestaram interesse em aderir ao MGBE.
Ana Carolina Peuker, diretora de Mercado e Expansão da ABQV, revela que, desde o lançamento da iniciativa, a ação vem tendo uma repercussão positiva e o tema da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores é urgente.
“Acreditamos que o sucesso das empresas está ligado ao desenvolvimento social, mental e físico de seus colaboradores, especialmente em um momento pós-pandemia. Desejamos promover ambientes de trabalho saudáveis e, com nossos parceiros e apoiadores, difundir uma cultura sustentável de bem-estar e qualidade de vida nas organizações”, destaca a diretora.
A iniciativa do MGBE visa:
- Apoiar toda e qualquer ação em prol da promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador para a sustentabilidade do negócio.
- Gerar valor para pessoas, empresas e organizações, de diversos segmentos e tamanhos, através do método dos quatro Cs:
- Conscientizar – sobre a importância das ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
- Conhecer – as melhores práticas nacionais e internacionais para a gestão de saúde e bem-estar corporativo;
- Compartilhar – cases de iniciativas de saúde e qualidade de vida, propiciando insights e conhecimento e gerando um ciclo virtuoso em prol do bem-estar no trabalho; e
- Conectar – pessoas que lideram e apoiam iniciativas de saúde e bem-estar em empresas e organizações de diferentes portes e segmentos.
- Gerar bem-estar através da difusão de conhecimento sobre todas as várias dimensões, seja física, emocional, social, econômica e espiritual – e todos os determinantes da saúde.
Pelo MGBE, a ABQV tem a ambição de chegar em 2030 com trabalhadores com mais saúde, através do comprometimento das organizações e instituições expresso pela ação de suas lideranças. A pretensão é impactar a vida de mais de 500 mil trabalhadores.
A adesão ao Movimento Gerar Bem-Estar pode ser feita pelo site www.gerarbemestar.com.br em duas categorias:
Apoiadores institucionais: organizações e instituições, que compartilham com o propósito da entidade e demonstrem ações efetivas por meio de programas de promoção da saúde e bem-estar com foco nos seus trabalhadores, além de engajamento em iniciativas para sociedade.
Signatários: organizações e instituições de todas as regiões do Brasil, segmentos de negócios e portes, públicas ou privadas que praticam ações de bem-estar e qualidade de vida em benefício de seus ambientes de trabalho e pretendem avançar
Próximos passos
Ana Carolina explica que o MGBE está desenvolvendo um calendário de ações alinhadas às datas comemorativas alusivas às dimensões do bem-estar e pretende promover encontros e seminários, compartilhar cases, entre outras iniciativas especialmente planejadas para as organizações signatárias e as apoiadoras institucionais participantes. Inclusive, um guia técnico com materiais informativos com curadoria da ABQV está em desenvolvimento para balizar as ações para todas as dimensões do bem-estar que o Movimento contempla.
“Dessa forma, queremos fortalecer a tomada de decisão e a imagem positiva do MGBE, promovendo iniciativas a partir dos nossos pilares, que são: transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas”, afirma Ana Carolina.
A diretoria da ABQV ainda ressaltou a importância da Aon – empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, previdência e saúde –, primeira a integrar o Movimento na categoria apoiador institucional e que desde o início apoia a ação, disponibilizando às empresas que aderirem à iniciativa um diagnóstico de resiliência corporativa, apontando o nível de maturidade das diferentes práticas de bem-estar ao nível organizacional e nas dimensões contempladas no Wellbeing Corporativo.
Primeiro encontro
Na manhã do dia 11 de maio, a ABQV vai realizar na Aon São Paulo, a 1ª Reunião do Movimento Gerar Bem-Estar, um evento fechado, direcionado às empresas signatárias participantes da iniciativa para a apresentação das abordagens estratégicas e qualificadas que permitirão com que as organizações obtenham o Selo que as qualifica como promotoras da saúde e bem-estar de seus trabalhadores.
O evento contará com a participação da embaixadora do MGBE, a jornalista Izabella Camargo, apresentadora, comunicadora com foco em saúde mental e bem-estar no trabalho, autora do best-seller “Dá um tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites”. Ela vê a ação da ABQV como mais um passo maduro na construção desta nova cultura que todos precisamos.
“O Movimento Gerar Bem-Estar é essencial para toda a sociedade, para empreendedores, empresários, pessoas jurídicas e físicas, porque está muito claro que se nós não pensarmos no bem-estar, teremos consequências graves na saúde, na economia, além de afetar a reputação das empresas”, revela Izabella.