Câncer de mama e o trabalho: como empresas podem lidar e ajudar os colaboradores com a doença?
11 de outubro de 2023Debates de alto nível foram os destaques do principal evento de saúde e qualidade de vida no trabalho da América Latina
16 de outubro de 2023Com uma programação científica de alto nível e cursos de qualificação, o evento promoveu a troca de experiências e a imersão no conhecimento com os principais players nacionais e internacionais em qualidade de vida
“O 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV) foi um verdadeiro triunfo em todos os aspectos”. É com esta afirmação que a presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Rita Laert Passos, sintetiza o sucesso do evento. Realizado pela entidade nos dias 19 e 20 de setembro, nas dependências do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, em São Paulo, teve o auditório principal e salas lotados.
Foram mais de:
- 500 congressistas;
- de 17 estados brasileiros (AC, AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RS, SC, SP e RO) e do Distrito Federal;
- cerca de 70 palestrantes nacionais e internacionais;
- em mais de 30 horas de imersão em conhecimento sobre o papel da qualidade de vida no trabalho, considerando os aspectos culturais, a estratégia ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), a saúde ocupacional, os negócios e as tendências emergentes nas organizações.
Entusiasmo e interação
Com um ambiente repleto de entusiasmo e interação, o 21º CBQV teve como tema central “O Estado da Arte da Qualidade de Vida no Trabalho: Tendências, Cultura e Sustentabilidade”. O propósito foi iluminar a temática da qualidade de vida no trabalho, considerando o contexto desafiador e em constante mutação, integrando diversas gerações. Também possibilitou incorporar novas tecnologias e buscar humanidade, saúde integral, bem-estar e felicidade como condicionantes e determinantes para a sustentabilidade das pessoas, das organizações e da sociedade.
“Além do retorno do público presente, recebemos relatos extremamente positivos dos nossos patrocinadores e expositores, que expressaram grande satisfação com a visibilidade de suas marcas e os valiosos contatos estabelecidos durante o Congresso”, destaca Rita.
A programação científica nos dois dias da edição 2023 do CBQV foi elaborada de forma colaborativa entre a diretoria e o Conselho Curador da ABQV, orquestrada pela Comissão Científica, atendendo aos seis eixos:
- Práticas Baseadas em Evidências
- Tendências, Inovação e Tecnologia
- ESG e Sustentabilidade
- Cultura de Saúde, Políticas e Negócios
- Saúde Integral e Saúde Ocupacional
- Humanidade, Bem-estar e Felicidade, que evidenciaram as principais temáticas que impactam a saúde e o bem-estar dos profissionais em ambientes organizacionais, unindo metodologias científicas atuais, pesquisas robustas e as melhores práticas globais para impulsionar avanços em toda a cadeia que envolve o segmento.
Bem diversificada, a programação do evento contemplou:
- 6 conferências;
- 11 mesas-redondas;
- 2 simpósios;
- Sessão de Pôsteres;
- a 2ª edição do ABQV Startup Experience, com Elevator Pitch e Tour Guiado, com a participação de seis heathtechs;
- Premiação do Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE);
- Lançamento do curso gratuito EAD de Saúde Suplementar, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a empresa Abbvie;
- Feira Expo Qualidade de Vida, com 10 expositores; e
- 7 cursos pré e pós-Congresso.
Leia também: ABQV Startup Experience se consolida como ecossistema de inovação
União entre tradição e renovação
De acordo com a diretora de Educação e Conhecimento da ABQV, Karla Kurtz, o principal destaque do 21º CBQV foi a integração entre tradição e renovação, que esteve expressa em todo evento.
“O conhecimento científico, inovador, aplicado e compartilhado esteve presente em todas as gerações e salas do Congresso, simbolizando o processo de renovação em curso na ABQV, sem se esquecer do seu legado”, ressalta. Nesse sentido, Karla destaca a Sessão Legado e Honra, fonte de extrema emoção e inspiração na homenagem a Ricardo de Marchi, médico e um dos fundadores da ABQV, que faleceu em fevereiro deste ano.
Sua liderança e ação inconteste no compartilhamento de conhecimento marcaram a construção e o fortalecimento da promoção da saúde e da qualidade de vida no país. Familiares receberam a honraria no palco principal do evento.
Destaques
Grandes nomes do cenário nacional e internacional passaram pelo auditório principal e em duas salas simultâneas do evento, em que:
- profissionais;
- gestores;
- pesquisadores; e
- especialistas em promoção da saúde e bem-estar de organizações privadas, instituições públicas e do terceiro setor puderam discutir sobre os desafios, oportunidades e tendências para os próximos anos.
Ainda mais interligados pelo propósito de levar a saúde nas empresas a um nível maior, os debates colocaram as pessoas no centro, trazendo desde a ciência de ponta, até a importância da arte de brincar e sorrir, o que não é tarefa simples.
Saiba mais: Uma cultura saudável precisa dar maior ênfase ao bem-estar mental
“O CBQV 2023 buscou aflorar as emoções em todos, trazendo a importância de reconhecer as pessoas, como lidar com elas e o se permitir sentir de verdade. Trouxe sobre a liderança compassiva nos debates, novas e eficientes formas de liderar com respeito e coração aberto. Foi muito especial, acolhedor, imersivo, de extrema qualidade, assim como pede o momento em que vivemos. Essa é a beleza da arte da qualidade de vida no trabalho. Sigamos em evolução!”, afirma Anna Freitas, diretora de Comunicação da ABQV.
Para a Maria Helena Zonzini, diretora de Eventos da entidade, a atenção sobre a visão da diversidade em todas suas características, inclusão abrangente, a modernidade dos tratamentos e informações apuradas, que são aspectos significativos da atualidade, foram os principais destaques no que é considerado o maior evento de qualidade de vida no trabalho da América Latina.
“Tudo tratado com clareza e evidência, esses foram os pontos altos do Congresso, garantindo sucesso total ao evento”, aponta a diretora.
Sobre a Expo Qualidade de Vida, onde participaram empresas que acreditaram na exposição de seus produtos e serviços, Maria Helena explica que elas tiveram suas expectativas alcançadas.
“Mais uma vez, a Feira deu à ABQV e às empresas expositoras o retorno esperado diante do sucesso dos negócios e contatos realizados, gerando o interesse antecipado na participação para os próximos eventos. Antes de mais nada, isso demonstra a importância de se estar presente para um público tão significativo”, salienta.
Leia também: Como o mundo pensa e aplica o bem-estar organizacional
Educação continuada
Abrindo e encerrando as atividades do 21º CBQV, nos dias 16, 21 e 22 de setembro, foram realizados sete cursos on-line de atualização e qualificação profissional. Em mais de 30 horas de conteúdos exclusivos, os mais de 170 inscritos, de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal e da Angola, tiveram a oportunidade de troca de experiências e de atualização com temas atuais e de extrema relevância para as ações de qualidade de vida.
Cuidadosamente pensados e elaborados por profissionais especializados, os temas dos cursos foram diversificados, incluindo um treinamento de tempo integral e outro internacional, que abordaram as temáticas:
- Profissional de Avaliação e Manejo Prático da Sinistralidade em Saúde Suplementar – uma visão da empresa
- Comunicação como ferramenta de engajamento nos programas de bem-estar e qualidade de vida
- Precificação de serviços
- Saúde Mental Proativa
- Indicadores, simples e complexos para programas de Qualidade de Vida
- O desafio do engajamento: como usar os recursos do coaching em saúde e bem-estar nos programas de promoção de saúde no trabalho
- Ergonomia aplicada à qualidade de vida no trabalho
“A nossa proposta é ampliar as atividades de educação continuada da ABQV. Assim, como ocorreu com cursos realizados no Congresso do ano passado, pretendemos que os treinamentos do CBQV 2023 integrem a grade regular de cursos disponíveis aos associados ABQV e interessados no tema da promoção da saúde e da qualidade de vida. Buscamos cada vez mais capacitar tecnicamente as pessoas para cumprirmos a nossa missão de desenvolver e integrar profissionais para atuação em qualidade de vida e influenciar processos de transformações organizacionais e sociais”, reforça Karla.
Alto nível de satisfação
A conclusão de que o 21º CBQV foi um sucesso deve-se também aos resultados da pesquisa de avaliação realizada com os congressistas. Para 76,67% dos respondentes, a qualidade dos palestrantes foi o melhor aspecto do evento. O conteúdo científico do Congresso também mereceu destaque, com aprovação de 73,33% dos participantes da pesquisa.
A contribuição do evento para o desenvolvimento profissional e atualização científica, agregando valor marcou o mais alto índice de aprovação, com 91,67% dos que responderam ao questionário. O nível de satisfação do evento também foi alto, com 91,67% dizendo que participaria novamente do Congresso.
Com esses números, de acordo com a presidente da ABQV, o maior desafio é superar o sucesso atual. Para isso, diz contar com o esforço de toda a diretoria, da equipe dedicada da entidade e dos fornecedores, além da parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que proporciona o espaço para a realização do evento.
“Agora, estamos ansiosos para planejar com cuidado a próxima edição, que já tem data marcada para os dias 8 e 9 de outubro de 2024. Este evento marcará o início das comemorações da ABQV em direção aos seus 30 anos de existência. Convidamos a todos a nos acompanhar em nosso site e nas redes sociais para ficarem atualizados sobre as novidades. E, desde já, contamos com a sua participação!”
Fotos: Oh! Filmes