Presidência
Rita Passos
Psicóloga, pós-graduada em Administração de RH e em Comunicação Social. Rita é a Diretora de Negócios e Serviços ao Cliente da Care Global Partners Brasil – grupo Morneau Shepell, empresa global na área de saúde comportamental. Iniciou a carreira na área de RH. Foi consultora e sócia em empresas de consultoria na área de treinamento, e de promoção de saúde e bem-estar. Em 2000, fundou a Solutions Latin America, empresa pioneira no Brasil em programas de apoio ao empregado. Nos últimos 20 anos, liderou a prestação de serviços de EAP para mais de 600 empresas brasileiras e multinacionais.
Vice-Presidência
Eduardo Bahia Santiago
Consultor em Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida. Médico com especialização em Cardiologia e Medicina do Trabalho. Especialização em Gestão de Serviços Públicos de Saúde pela ENSP – Fiocruz e MBA em Saúde e em Marketing pela COPPEAD - UFRJ. Médico com experiência em serviços médicos de emergência e com atuação ocupacional em várias organizações do comércio, serviços e indústria, da linha de frente à gestão corporativa de saúde.
Conselho de gestão
Ana Carolina Peuker
Diretora de Mercado e Expansão na ABQV. Psicóloga. CEO da Bee Touch. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Cursou pós-doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (UNISINOS). Atuou como pesquisadora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). Integra a Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho de Psicologia do RS. Membro do grupo de trabalho de enfrentamento à COVID-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Membro do Artemis Project, programa Canadense de aceleração.
Anna Freitas
Diretora de Comunicação na ABQV. Jornalista, especialista em Comunicação com o Mercado por Meios Digitais pela FGV-SP, Comunicação e Marketing Digital pela USP, Branding pela ESPM-SP e em Employer Branding pela PUC-SP. Na área de saúde, bem-estar e qualidade de vida, especializou-se em Wellness pela Wellcoaches Corporation e ACSM (US), em Gestão Da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida Organizacional pela Universidade São Camilo/ABQV – SP. É membro associada do National Wellness Institute (NWI) e atua na área de novos negócios em promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida organizacional pela empresa Maratona QV.
Karla Costa Kurtz
Diretora de Educação e Conhecimento na ABQV. Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT, Especialista em Gestão de Saúde pela COPPEAD/UFRJ e em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade São Camilo em parceria com ABRAMGE/ABQV. Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida (CPQV) pela ABQV. Certificação Internacional “Chief Happiness Officer (CHO)” e “Facilitadora Felicidade Interna Bruta (FIB)” pelo Instituto Feliciência. Membro da International Commission on Occupational Health – ICOH. Carreira voltada para atuação em nível de gestão de saúde ocupacional, com ênfase na promoção da saúde integral e geração de soluções voltadas ao ambiente organizacional.
Guilherme Augusto Murta
Diretor de Conhecimento e Educação na ABQV. Gestor de saúde corporativa com mais de 10 anos de experiência em empresas de grande porte. Médico do trabalho. Mestrado em educação em saúde. Membro da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Medicina(CFM). Ex-presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho(APAMT). Palestrante em cursos de MBA e pós-graduação em gestão em saúde.
Gabriela Ruegguer
Diretora de Comunicação na ABQV.Diretora de Comunicação na ABQV. Formada em Direito e mestre em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui especialização em marketing digital. É apaixonada pelo poder de transformação que a comunicação proporciona e realizada em saber que o que faz contribui com a melhora da qualidade de vida de uma parcela da população. É mãe do Davi, da Marina, do Barney (pet) e casada com Pedro.
José Antônio Coelho Júnior
Diretor Administrativo e Financeiro na ABQV. Formação em Cirurgia pela Unicamp com pós graduação em Gestão Estratégica pela Dom Cabral, Liderança pela Escola de Comércio de São Paulo e Gestão de Negócios pela AfferoLab. Possui mais de 12 anos de experiência corporativa, com atuação nas áreas de Benefícios, Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Atualmente está como: 1- Diretor de Estartégia em Saúde do Grupo Xipp 2- Docente de gestão de programas de saúde e Bem-estar da ABQV 3 - Coordenador do MBA de Gestão e Inovação em Saúde pela Faculdade Terzius 4 - Sócio Diretor da Lajos e Coelho, empresa especializada em modelagem de Benefícios e Gestão de Saúde.
Maria Helena Zonzini
Diretora de Eventos na ABQV. Atuação no programa de prevenção ao HIV AIDS pelo Cenaids Conselho Empresarial Nacional e Saúde da Mulher. Participação nos congressos médicos da AACPHIV (Associação a Criança Portadora de HIV) , organização e cerimonial . Escola Pan-americana de Artes FMU Cerimonial complementar .
Osvaldo Stevano
Diretor de Eventos na ABQV. Educador Físico, Administrativo e Marketing Esportivo. Pós-graduado em Ciência do Movimento. Tem MBA em Gestão de Qualidade de Vida e Saúde pela ABRANGE / São Camilo/ABQV e MBA Gestão de Pessoas pela USP ESALQ. É CEO da empresa Maratona Qualidade de Vida, além de voluntário da Seara Bendita e Batuíra. Membro da ABQV desde 2010.
Patrícia Lacombe
Diretora de Certificação na ABQV. Formada em Fisioterapia pela PUC – Cps, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Especialista em Ginástica Holística. Empresária e Diretora Técnica no Instituto Patricia Lacombe, referência em tratamento de coluna.
Rafael Maganete
Diretor de Mercado e Expansão do Hospital Sírio Libanês. Executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado da Saúde Suplementar na Gestão de Benefícios Corporativos, com uma carreira atuando nos principais players do mercado, desde Medicinas de Grupo, Cooperativas Médicas, Administradora de Benefícios e Corretora. Com forte atuação acadêmica, Mestre em Administração do Desenvolvimento de Novos Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Marketing de Serviços pela FIA-USP, MBA Executivo Internacional em Gestão Estratégica pela FGV e Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Irvine na Califórnia. Certificação Internacional em Saúde e Produtividade nas Empresas pelo Global Centre for Healthy Workplaces/CPH e Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC).
Sâmia Aguiar Brandão Simurro
Diretora de Certificação na ABQV. Diretora na SeR Psicologia e Coaching. Mestre em Neurociências e Comportamento pela IP-USP. Especialista em Psicossomática, Stress, Psicologia da Saúde e Hospitalar. Culture, Wellness e Health Coaching and Trainer. Coordenadora do Curso de MBA – Gestão Estratégica da Promoção em Saúde e Bem-estar - ABQV / São Camilo. Consultora em Stress e Saúde Mental nas Organizações.
Viviane Coelho Lourenço
Diretora Administrativa e Financeira na ABQV. Especialista em inovação e Saúde Digital. MSc em gestão da saúde para competitividade I FGV SP e XBA em inovação exponencial I StartSe. Experiência em inovação e transformação digital, sobretudo na estruturação e implementação de um núcleo de inovação corporativa em uma operadora de plano de saúde, tendo como propósito prover soluções inovadoras. Sete anos na área de Gestão de saúde corporativa, ações relacionadas à Inovação em saúde e segurança, no âmbito de centros de inovação Sesi, voltados para o futuro do trabalho.
Conselho Deliberativo
Adriana Mansueto
Assistente Social e Líder de Saúde e Bem-estar da Gerdau Brasil. Graduada em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Políticas Sociais – PUC MG. MBA em Gestão de Pessoas. UNA MBA Executivo – Fundação Dom Cabral. Graduada em Gestão da Emoções—Ensino Einstein. Certificada em Segurança Psicológica – Instituto Feliciência. Certificada em Capitalismo Consciente _ HSM.
Ana Cristina Limongi-França
Professora Titular, Pró-reitora Adjunta (2016-2018) e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da USP. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (2013-2017). Psicóloga Organizacional e do Trabalho.
Carolina Junqueira
Médica especialista em Saúde do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), especialista em Medicina Legal pela USP (FCMUSP), especialista em Medicina Chinesa e Acupuntura Médica pela AMBA, e pós-graduada em Gestão Emocional nas Organizações - Cultivo Equilíbrio Emocional -CEB do Hospital Israelita Albert Einstein e professor do CEBTT - Instituto Santa Bárbara.
Cristiane José
Enfermeira do Trabalho com mais de 20 anos de atuação na gestão de saúde integral e bem estar. Atuou em grandes empresas como Philips, Telefonica, Natura, Oi, V.tal e atualmente integra a equipe de SST da Eletrobras.
Edmeire de Soares de Souza Blumen
Profissional de Recursos Humanos com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Qualidade de Vida, Saúde e Benefícios. Graduada em Serviço Social, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade de Santo Amaro e com atualização em Promoção da Saúde pela Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina. Trabalhando na Avon desde 2005, e nesse momento, como Gerente de Saúde e Qualidade de Vida para o grupo Natura&Co. Em 2019, foi responsável pela conquista da Avon ao PNQV.
Fleury Johnson
Togolês, médico pela UFRJ, presidente e fundador do instituto DIS (Diversidade e Inclusão em Saúde), Head Global de Saúde do Nubank, especialista em clínica médica pelo Hospital Pasteur, estrategista em saúde da população negra. Pós-graduando em Psicologia do trabalho e organizacional e cursando MBA em Gestão de Saúde na PUC e Gestão de Negócios no IBMEC. É professor convidado na UFRJ e na UFF, e foi indicado ao prêmio Faz Diferença do Jornal Globo em 2018.
Gracia Elisabeth Fragalá
Assistente Social com MBA em Gestão de Pessoas e Negócios – FIA – Fundação Instituto de Administração. Experiência de mais de 15 anos como responsável pelas áreas de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, programas de Diversidade e Inclusão em empresas de grande porte. Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social e Núcleo de Responsabilidade Social, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
Karen Fernanda Yamaguchi Ogawa
Administradora formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Sócio-Psicologia pela FESPSP e Psicologia Transpessoal. Desde 2008, atuando em Recursos Humanos em empresas multinacionais. Atualmente está à frente de programas de benefícios e bem-estar para região da América Latina.
Leonardo Piovesan Mendonça
Médico com especialização em Geriatria e Medicina do Trabalho pela SBGG e ANAMT. Especialização em Administração de Serviços de Saúde pela FGV. Head de Saúde Populacional e Atenção Primária do Hospital Alemão Oswaldo Cruz-SP. Coordenador do Curso de Gestão em Saúde Coorporativa da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Rogério Ruano
Gerente da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP - Graduação em Odontologia pela USP - Pós Graduação - Mestrado em Patologia Bucal pela USP.
Rosicler Dennanni Rodriguez
Nutricionista, graduada pela Faculdade de Saúde Pública – USP; Mestre em Ciências - Ambiente, Saúde e Sustentabilidade - FSP – USP; Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN; MBA em Gestão (CAP Executivo) na Fundação Instituto de Administração – FIA; Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP/Unicsul; Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; Certificações em Sustentabilidade (Fundação Dom Cabral), Responsabilidade Social (FIA) e Qualidade de Vida (ABQV); 30 anos de experiência em Unidades de Alimentação e Nutrição, atuando como Nutricionista em empresas como Scania, Brasinca, Givaudan e Roche. Atualmente é consultora em Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Nutrição.
Conselho Fiscal
Fátima Cristina Macedo
Fatima Macedo, CEO e fundadora da Mental Clean, empresa brasileira pioneira em saúde mental no trabalho. Há mais de 18 anos atua como psicóloga especialista em Saúde Mental do Trabalhador. Membro fundadora do SAMPO, grupo ligado ao IPQ que atua nas áreas de ensino e pesquisa, nas questões dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) e da Saúde Mental no Trabalho. É Líder do Comitê Apoio Emocional do Grupo Mulheres do Brasil. Tem artigos e capítulos de livros escritos na área, é palestrante, professora e Congressista Nacional e Internacional.
Jean Felippe Kalil Makdissi
Administrador de Empresas pelo Mackenzie, Health & Wellness Coach pela Wellcoaches. Certificado em Saúde Corporativa pela Global Center Health Workplaces, diretor de Mercado e Expansão da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) e CEO da Vital Work e da startup Já Mudei, empresas focadas em promoção de saúde e bem-estar corporativo.
Leandro Buso
CEO Spaço Quality Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador e EKZISTI Desenvolvimento Humano. Pós-graduado em Psicologia Analítica, Biopsicologia, Psicanálise Winnicottiana (Pós-graduando), especialização e estudos nas áreas de: Psicologia Integrativa, Programação Neurolinguística (Trainer em PNL), Neurociência, Física Quântica, Espiritualidade, Coaching/Neurocoahing e Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador. Autor e Facilitador do Programa de Imersão em Autoconhecimento - EKZISTI. Atua há mais de 25 anos com Workshops e Cursos, ajudando pessoas e empresas no desenvolvimento Humano e Profissional Trainer em Desenvolvimeno Humano, Psicoterapeuta Junguiano.
Conselho Curador - Hall da presidência
Flávio Corrêa
1995 - 1997
Ricardo de Marchi
1997 - 1999 “in memoriam”
Cecília Cibella Shibuya
2000 - 2005
Alberto Ogata
2005 - 2014
Eloir Edilson Simm
2015 - 2021