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Os problemas relacionados à saúde mental são uma das maiores preocupações atuais entre a população, com dimensões que já começaram a ser reconhecidas por sua importância, inclusive dentro das organizações. À medida que aumenta a conscientização, novas terapias e abordagens também surgem. Uma delas é o uso da digitalização e da tecnologia que, com apoio profissional, pode ser uma ferramenta valiosa e melhorar aspectos como a acessibilidade e a efetividade de determinados tratamentos.
Segundo Rui Brandão, CEO do Zenklub – afiliada à Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) –, o mundo do trabalho está mudando. Fatores como
- a inovação,
- a globalização,
- as alterações climáticas; e
- a pandemia de Covid-19, mais recentemente, estão acelerando o ritmo das mudanças e redefinindo como e onde se trabalhar.
Diante disso, é natural que os trabalhadores se sintam mais inseguros e que a pressão e o estresse no ambiente corporativo aumentem. Portanto, trabalhar uma cultura de prevenção, segurança psicológica e bem-estar é fundamental.
“As pessoas e, consequentemente, as empresas estão mais conscientes sobre os impactos que transtornos como ansiedade, depressão, burnout, entre outros, podem causar no âmbito profissional e pessoal. À medida que os tabus e os paradigmas sobre saúde mental vão sendo superados, sobretudo no cenário pós-pandemia (um dos grandes fatores que trouxe essa virada de chave), aumenta a necessidade de as organizações olharem para essa questão com mais atenção e cuidado, já que a maior riqueza de qualquer instituição são as pessoa.”, afirma.
Acesso e flexibilidade
Em um cenário pós-pandemia e cada vez mais digitalizado, a tecnologia tem permitido que as pessoas recebam cuidado e acompanhamento psicológico independentemente de sua localização geográfica – trazendo mais acesso e flexibilidade e, consequentemente, facilitando o cuidado com a saúde mental. Além disso, a utilização de dados permite identificar e tratar o colaborador de forma mais assertiva, melhorando a experiência e também o custo com saúde.
“Hoje, um bom exemplo tecnologia aliada do cuidado com a saúde mental, que o Zenklub oferece, é uma inteligência artificial, que guia o paciente durante toda a sua jornada. A ferramenta facilita que o colaborador encontre o profissional que mais se adequa ao seu perfil e necessidade. Também pode buscar conteúdos como meditações ou textos educativos, entender os tipos de abordagens terapêuticas, aprender técnicas para lidar com condições de ansiedade, estresse, entre outras possibilidades”, explica.
Os aplicativos também podem ser aliados, com conteúdos educacionais, guias de meditação e de respiração, diários, entre outras ferramentas que complementam o cuidado com a saúde e bem-estar.
Resultados
Porém, Brandão ressalta que é importante esclarecer que a tecnologia é o meio e não o fim. O benefício para a saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, das empresas, está em oferecer esse cuidado – pensando tanto em tratamento, quanto em prevenção.
“As soluções tecnológicas são importantes aliadas quando falamos de possibilitar esse cuidado de maneira simples, rápida, segura, flexível e personalizada. A partir delas, temos uma série de resultados e benefícios para os colaboradores”, garante.
Uma pesquisa realizada pelo Zenklub, com aproximadamente 3,1 mil funcionários, apontou que, em média, a cada 4/5 sessões de terapia realizada, a continuidade do colaborador na empresa aumenta em um mês; e profissionais que fazem terapia tendem a permanecer pelo menos 30% a mais de tempo nas empresas.
“A tecnologia vem como uma grande aliada para facilitar o acesso e o cuidado com a saúde mental, mas o estigma que envolve os transtornos mentais é algo cultural e que precisa ser superado, apesar dos inúmeros avanços reconhecidos”, afirma.
Brandão conclui, lembrando que: “O cuidado com o bem-estar do colaborador também reflete nos resultados da empresa, uma vez que pessoas saudáveis, motivadas e em um ambiente seguro psicologicamente tendem a entregar resultados melhores”.