Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida edição 2024
18 de abril de 2024Veja como dar feedback efetivo em 9 dicas práticas
24 de abril de 2024Fleury Johnson e Leonardo Piovesan participaram de painéis sobre a consciência emocional na visão dos stakeholders e o envelhecer nas organizações
Os membros do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), os médicos Fleury Johnson, head Global de Saúde do Nubank, e Leonardo Piovesan, pós-graduado em Medicina do Trabalho, participaram de debates sobre saúde mental, longevidade e etarismo, no primeiro dia do Summit SER – Saúde Emocional Ressignificada. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
O evento, em sua segunda edição, tem como foco o diálogo sobre saúde mental corporativa, a partir de insights e soluções práticas para profissionais de Recursos Humanos e de saúde mental, gestores, líderes e empreendedores.
O tema é muito relevante, pois o Brasil enfrenta um cenário alarmante sobre de saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.
Em janeiro deste ano, um estudo divulgado pelo jornal Valor Econômico revelou um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos mentais, em 2023, ressaltando a urgência de abordar essa questão.
Para a organização do Summit SER, o objetivo do evento é cultivar e implementar uma cultura corporativa mais saudável, abordando temas como clima organizacional, bem-estar dos colaboradores e estratégias de gestão eficazes.
Debates
Johnson participou do painel “Saúde mental: a visão de cada stakeholder”, que também contou com a participação de Américo Figueiredo, professor associado Fundação Dom Cabral; Karina Matsuda, gerente de Saúde Toyota Brasil; Lorena Formiga, médica gestora de Saúde Integral e Bem-Estar da Sodexo Brasil.
Piovesan foi moderador do painel “Longevidade e etarismo: envelhecer nas organizações”, que contou com a participação do médico e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR); e da doutora em Psicologia Social Maria José Tonelli, professora titular na FGV EAESP e coordenadora do FGV NEOP – Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas.
Além dessa temática, o Summit SER também debateu os modelos de gestão inovadores até estratégias para evitar o esgotamento profissional, o papel da liderança no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, a importância da diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho, terapias alternativas, entres outros assuntos.