Fundação Copel é finalista em premiação internacional que reconhece os melhores programas de promoção de ambientes de trabalho saudáveis
31 de agosto de 2023Depressão no trabalho: como identificar os sintomas e como lidar
6 de setembro de 2023Ana Cristina Limongi-França também será homenageada com o Prêmio Cientista do Clima 2023 em conferência de escolas, em Nova York
A conselheira e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Ana Cristina Limongi-França, vai participar, no próximo dia 12 de setembro, da 9ª edição do Science Summit – Encontro Mundial da Ciência para a Agenda 2030 e para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA).
O evento faz parte das ações da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU78), que ocorre de 12 a 29 de setembro, naquela cidade americana.
O papel e a contribuição da ciência para alcançar os ODS serão o tema central do encontro, que visa desenvolver e lançar colaborações científicas para demonstrar mecanismos e atividades globais para apoiar a conquista das metas sustentáveis. A reunião também vai preparar contribuições para o Summit of the Future das Nações Unidas, que será durante a AGNU79, em setembro de 2024.
A proposta do encontro mundial da ciência, segundo o ISC Intelligence in Science – organizador do evento –, baseia-se no contexto que “a descoberta científica, por meio da análise de enormes conjuntos de dados para a ciência, investigação e desenvolvimento, será necessária para que os ODS sejam alcançados”.
Durante o evento, serão realizados:
- 400 sessões temáticas e científicas, sendo 200 eventos híbridos e o restante será on-line;
- 20 palestras de cientistas eminentes e pensadores inovadores;
- 12 dias temáticos, cobrindo solo, biodiversidade, conhecimento indígena, materiais, água potável;
- 4 sessões plenárias; e
- 100 mil participantes – presenciais e on-line – estão previstos.
Educação e qualidade de Vida
Ana Cristina fará a palestra “A conexão entre educação, qualidade de vida, erradicação da pobreza e agenda climática”, no painel virtual “Diálogo Estratégico para Implementação do Mercado de Carbono na América Latina: contribuições para a agenda de mudanças climáticas, soluções baseadas na natureza e erradicação da pobreza”, no encontro mundial da ciência, no qual pretende discutir oportunidades e possíveis alternativas para preparar governos, academia e setor privado para implementar o mercado de carbono e também as soluções baseadas na natureza na América Latina.
A sessão será moderada pela professora Patrícia Iglesias, chefe de Meio Ambiente, Universidade de São Paulo (USP), e conectará especialistas públicos e privados, para discutir os objetivos de forma prática.
“Este evento é um marco nos assuntos da humanização da agenda climática. Professores e pesquisadores vão tratar do tema com um olhar focado nos ODS 1, 4 e 8 – erradicação da pobreza, educação de qualidade e trabalho descente, respectivamente. Em minha apresentação, vou destacar a conexão entre esses temas e a qualidade de vida no trabalho”, explica Ana Cristina, que é psicóloga organizacional e do Trabalho e coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da USP.
Também participarão do painel: Paulo Artaxó, professor de Física Ambiental no Instituto de Física da USP; Paula Pereda, Ph.D. em Economia e professora associada da USP; Ediléu Cardoso Junior, CEO da KWP Energia; Julio Romano Meneghini, professor da USP; Artur Villela Ferreira, sócio da Global Forest Bond; Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto, do Pacto Global da ONU no Brasil; e David Canassa, CEO da Reservas Votorantim.
Premiação
Já no dia 15 de setembro, Ana Cristina vai participar da 7th NYC Green School Conference, de Nova York, na Universidade Cornell, que será realizada durante a AGNU78.
Segundo o comitê organizador do evento, o convite foi feito à psicóloga por sua dedicação em promover a compreensão científica e seu compromisso com a conscientização ambiental. Ações que inspiram e irão envolver o público da conferência, composto por estudantes, educadores e formuladores de políticas, na exploração de abordagens para enfrentar as alterações climáticas e os desafios da sustentabilidade.
Por sua vida associado à ciência, que ajuda comunidades e países a acelerar os seus esforços para alcançar os ODS, Ana Cristina será homenageada com o Prêmio Cientista do Clima 2023.
“É uma premiação mágica. Faz pensar no planeta, na atmosfera, mas, também, na responsabilidade social e na sustentabilidade, algo que realizo com os meus colegas da ABQV, com ética e transparência. Tenho muito orgulho de ser referência para um mundo com menos pobreza, mais educação e qualidade de vida”, ressalta Ana Cristina.