Rotina de hábito saudáveis é fundamental para trabalhador ter saúde
4 de maio de 2023Presidente da ABQV participa de debate sobre o burnout nas empresas na Hospitalar 2023
1 de junho de 2023Conheça mais duas organizações que se identificam e acreditam nos valores e propósitos da entidade
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) tem como visão ser a organização de excelência em estudos e práticas de qualidade de vida com reconhecimento nacional e internacional. Sua missão tem sido desenvolver e integrar profissionais para atuação em qualidade de vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais.
Esses objetivos somente são possíveis de serem alcançados quando empresas se identificam e acreditam no propósito e valores pela qual a ABQV se dedica.
Por isso, vincular uma marca à ABQV é agregar visibilidade e novas oportunidades à organização. É conquistar alto nível de reputação junto ao mercado e trazer melhorias constantes e de forte base científica à promoção da saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores e para toda a sociedade.
E tem sido assim ao longo de 28 anos, com o apoio das empresas mantenedoras. A seguir, homenageamos mais duas organizações que apoiam a ABQV em sua jornada.
Associação Congregação de Santa Catarina
Há mais de 120 anos no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 17 entidades com atuação social, em saúde e educação, que formam a Rede Santa Catarina. Com um modelo de gestão em que o superavit gerado é aplicado em suas obras a fim de executar dignamente suas atividades e acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo são cerca de 11,5 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis Estados brasileiros (ES, GO, MG, RJ, SC e SP).
Elaine Regina Ferreira, diretora corporativa de Gestão de Pessoas da Rede Santa Catarina, explica que desde o início, o objetivo foi se conectar com uma instituição que, mais do que os apoiar na área de gestão de ações e programas voltados à qualidade de vida, contribuísse com o aprimoramento das suas iniciativas nesta área. E assim surgiu essa conexão que já comemora mais de cinco anos.
“Por meio, desta parceria também conseguirmos construir um canal de troca de informações e conhecimentos sobre assuntos relacionados à qualidade de vida com outras instituições”, informa Elaine.
O propósito principal , segundo a gestora, é estabelecer uma relação que os possibilite ter acesso e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências e boas práticas de modelos eficazes de gestão da saúde e da qualidade de vida.
“Nós, da Rede Santa Catarina, temos o desafio de cuidar com amor de nossos colaboradores, e a parceria com a ABQV faz parte das escolhas que refletem no resultado do cuidar”, garante Elaine.
Ela ainda diz que a chancela e o direcionamento de modelos eficientes de ações e programas de qualidade de vida estão entre os principais atributos que buscam juntos à ABQV.
Semantix
Fundada em 2010, a Semantix, brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq – uma das maiores bolsas de valores do mundo – e líder em Big Data e inteligência artificial na América Latina, é uma empresa brasileira com foco em democratizar a entrada das empresas no mundo de dados. Primeira plataforma all-in-one de dados em modelo SaaS na América Latina, em 2022 a Semantix abriu seu capital na Nasdaq, listada sob a sigla STIX, através da fusão com o SPAC Alpha Capital, e conta com investimento de grandes empresas. Oferece soluções inovadoras como plataformas Big Data no modelo One-Stop-Shop, o que possibilita a implementação de ambientes completos em minutos, desde uma infraestrutura multi-cloud até soluções avançadas de business performance e governança de dados para todas as áreas de negócios.
Thiago Pavin, Health Products Director na Semantix, conta que a relação com a ABQV nasceu do interesse comum em promover mais saúde e qualidade de vida no trabalho, sendo que a empresa tem especial interesse em contribuir no que diz respeito às métricas, indicadores e sistemas de gestão relacionados ao tema.
“Queremos acompanhar as tendências e evoluções acerca do tema, especialmente entender as necessidades das empresas no que tange à gestão dessas iniciativas”, afirma Pavin.
Para ele, tomar a decisão de criar um programa de qualidade de vida e monitorar seu desempenho não é fácil. Exige tecnologia e conhecimentos específicos para isso.
“Nós seguimos a agenda da ABQV tanto para aprender, como para mostrar nosso trabalho nesse ramo”, pontua o diretor, afirmando que a ABQV traz networking, exposição e conhecimento.