Diretoria completa um ano à frente da ABQV superando desafios e ampliando seu protagonismo
15 de dezembro de 2022Por que sua empresa deveria se importar com o planejamento financeiro dos funcionários?
11 de janeiro de 2023Mais de 100 organizações nacionais e globais já foram premiadas e reconhecidas por sua excelência em ações e estratégias que propõem um futuro com mais saúde
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) é a maior premiação e o mais nobre reconhecimento voltados para a valorização das melhores e mais consistentes práticas de promoção de saúde e qualidade de vida em ambientes corporativos aplicadas nas mais robustas e modernas organizações em todo o mundo.
Respeitado internacionalmente, o PNQV, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), tem ganhado destaque a cada edição. Em 2022 comemorou 25 anos de trajetória, reconhecendo e premiando programas de promoção de saúde e qualidade de vida nos ambientes corporativos que se destacam pelas boas práticas e efetividade nas suas ações.
A premiação, realizada em 1º de dezembro, contemplou a jornada de 21 empresas em prol da qualidade de vida dos trabalhadores, com ações alinhadas às necessidades e transformações do universo organizacional sob o aspecto de saúde como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto para a organização quanto para seus colaboradores, familiares e a sociedade.
“Com esse conceito, o papel do PNQV vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade através do incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos”, afirmou Rita Passos, presidente da ABQV durante a entrega do 25º PNQV.
Leia mais: 25º PNQV reconhece 21 empresas por seus programas de excelência em saúde e bem-estar corporativo
Mais de 100 organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram contempladas pelo PNQV, desde a criação da premiação, e mais de 600 mil vidas foram impactadas diretamente com ações de promoção de saúde e bem-estar.
“As empresas buscam o Prêmio Nacional de Qualidade Vida para aprimorar suas práticas de promoção de qualidade de vida, fortalecer seus programas internamente através do reconhecimento externo de credibilidade e peso, com a finalidade de permanecer em desenvolvimento contínuo e certificar-se como uma organização que cuida de seus talentos. É bonito ver uma rede do bem, propondo um futuro de mais saúde, cuidado e autorresponsabilidade para nós, para os nossos e para todo o planeta!”, ressaltou Sâmia Aguiar Brandão Simurro, diretora de Certificação da ABQV e coordenadora do PNQV.
Reconhecimento
A saúde é o maior bem que qualquer pessoa pode ter e indivíduos felizes e saudáveis contribuem para um bom clima organizacional e alcançam melhores resultados. Desta maneira, receber o 25º PNQV deixou as 21 empresas orgulhosas e mostra que elas estão no caminho certo na promoção da qualidade de vida dos seus colaboradores.
“A premiação é a representação de que temos um programa de saúde e bem-estar bem estruturado. Trata-se, de fato, de poder cuidar das pessoas, de colocá-las em primeiro lugar, independente de quem seja”, destacou Angra Alves Vieira, profissional da área de Qualidade de Vida da CCR S.A., empresa que obteve a maior pontuação geral do 25º PNQV e recebeu a Certificação Ouro – Excelência em gestão.
Opinião reiterada por Cláudia Cristina Cardoso de Lima, diretora de Administração e Seguridade da Fundação Copel de Previdência e Assistência Social, que obteve a segunda maior pontuação geral e foi a única empresa de médio porte a ser contemplada com o Prêmio.
“A importância é o reconhecimento do nosso trabalho e o quanto ele está sendo bom para o público interno e externo.”
Para Amanda Spina, gerente-geral da Abbott Laboratórios do Brasil, premiada Ouro, o PNQV é extremamente importante para a luta diária pela saúde integral do funcionário.
”Esse cuidado é extremamente especial e está em nosso planejamento estratégico, pois temos esse olhar com os nossos colaboradores todos os dias”, ressaltou.
Engajamento
Nilton Prascidelli, diretor-executivo de RH da Greenbrier Maxion Equip. Serv. Ferroviários, premiada Ouro, disse que o PNQV é um reconhecimento muito grande, mas que, para alcançar tal feito, foi necessário o esforço das equipes de saúde, segurança e meio ambiente, ter o apoio da diretoria e de todos os funcionários.
“Eles abraçaram o nosso programa, que possui duas grandes vertentes: a saúde física e a emocional. A gente trata e quer que cada um dos nossos trabalhadores volte para casa bem, com saúde, em perfeitas condições, e que possa atender a todas as necessidades dele, inclusive de sua família”, apontou Prascidelli.
O gerente-geral de Saúde da Petróleo Brasileiro – Petrobras, Marcos Lemos Marinho, ressaltou que a premiação da ABQV mostra que estão conseguido conscientizar também a alta liderança, “o que é essencial para viabilizar o programa de qualidade vida da companhia, além de reforçar as boas práticas de gestão da organização”.
Mudança de cultura
A jornalista e embaixadora do Movimento Gerar Bem-Estar da ABQV, Izabella Camargo, também esteve na cerimônia de premiação do 25º PNQV, e frisou a importância de “faxinar” as ideias e crenças para dar andamento às ações de promoção de saúde e promover uma mudança de cultura nas organizações.
“Reconhecer as empresas que já se movimentam em prol da qualidade de vida dos colaboradores é importante para que a mensagem se multiplique. É bonito ver a energia das empresas premiadas pelo PNQV que estão no caminho certo, e é muito bom saber que tantas pessoas trabalham pela saúde de muitos”, salientou Izabella.
Carolina Junqueira, gerente de Saúde e Bem-estar da Oracle do Brasil, premiada com a Certificação Prata – Boas Práticas, corroborou com as impressões da jornalista e ressaltou que um programa de promoção de saúde e bem-estar em desenvolvimento representa uma transformação cultural.
“Queremos passar para as pessoas que tecnologia pode salvar o mundo e transformá-las. O PNQV representa a conquista de um espaço, de um cultura dentro da nossa corporação, focando as pessoas como principal objetivo da organização”, afirmou.
Vera Lúcia Gonçalves do Nascimento, enfermeira do Trabalho da Ifood.com Agências de Restaurantes Online, empresa em Processo de Certificação, ressaltou ser emocionante ver uma missão tão importante ser reconhecida, mesmo com poucos recursos e equipe enxuta, “influenciar todos os líderes, heads e a alta diretoria. Todos abraçaram a ideia e estamos felizes por estar na direção certa”,
Assista as apresentação dos cases dos programas de qualidade das empresas contempladas no 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, acessando essa playlist no canal da ABQV no YouTube.