20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida promove o lançamento de quatro livros com temáticas essenciais para o ecossistema de promoção de saúde
22 de setembro de 2022Tecnologia pode ajudar no combate ao preconceito contra os idosos
23 de setembro de 2022Espaço no 20º CBQV dedicado às tecnologias pretende otimizar, qualificar e ofertar resultados custos efetivos para práticas em saúde nas empresas
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) traz como novidade para o 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, em formato híbrido, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, na capital paulista, a Startup Experience ABQV 2022 – um espaço que reunirá pela primeira vez startups ligadas à área de saúde e bem-estar, alinhadas aos eixos de ESG (environmental, social and governance, da sigla em inglês, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização), que apresentarão seus negócios e tecnologias inovadoras para o setor de gestão de saúde corporativa
​​A inciativa pioneira terá um espaço dedicado na Expo Qualidade de Vida – a maior e mais relevante área de negócios especializada em saúde e bem-estar corporativos da América Latina, com serviços e produtos para o segmento – para aproximar o ecossistema de inovação do grande hub em conhecimento de qualidade de vida que é a ABQV.
Ana Carolina Peuker, diretora de Mercado e Expansão da entidade, explica que unir tecnologia e aprendizado, ciência e informação é uma fórmula de sucesso para propiciar conexões relevantes, que favoreçam o desenvolvimento de soluções e a aplicação destas para a resolução dos desafios de bem-estar e saúde dos trabalhadores que as empresas têm enfrentado, em especial no pós-pandemia.
“A ABQV almeja ser vetor de aproximação de startups com tecnologias e corporações que desejam otimizar, qualificar e obter resultados custos efetivos para suas práticas em saúde”, afirma Ana Carolina.
Ela revela que, muitas vezes, as empresas desejam inovar, mas não sabem por onde começar ou não contam com uma curadoria para buscar soluções que tenham aderência aos seus desafios.
“Com a Startup Experience, a ABQV se posiciona na vanguarda das tendências e traz uma proposta de valor que agregue a toda a sua cadeia de relacionamentos, que inclui, parceiros, entidades, empresas e associados”, garante a diretora.
A iniciativa será uma área planejada especialmente para promover contatos e negócios com os players e stakeholders que investem em bem-estar e qualidade de vida em seus segmentos, e a oportunidade para:
- Atualizar-se sobre as mais recentes tendências e inovações do mercado de tecnologia em saúde e bem-estar corporativos.
- Conhecer cases baseados na melhores práticas nacionais e internacionais, e obter insights; e
- Gerar conexões relevantes com quem busca inovações no segmento de saúde e bem-estar corporativos.
Oportunidades
O objetivo central da ação é fomentar os negócios do segmento e a aplicação das soluções apresentadas na Startup Experience na prática das empresas, melhorando os níveis de saúde e bem-estar dos trabalhadores, permitindo que sejam criados ambientes de trabalho mais produtivos e saudáveis.
“Após a crise pandêmica, esse propósito se fortaleceu, porque todos perceberam o valor da vida e da saúde. Os gestores entenderam que esta agenda é prioritária e a inovação pode ser o caminho para se obter resultados positivos para todos: pessoas, negócios e nações”, explica Ana Carolina, que ressalta que a procura pelas startups e a aceitação da ideia pelos parceiros e empresas associadas à ABQV foi muito superior à pretensão inicial.
Durante o 20ºCBQV, as startups terão a oportunidade de se apresentarem, em uma rodada de pitchs, para uma audiência diferenciada e as empresas poderão encontrar soluções disruptivas e tecnológicas para agregar mais qualidade de vida e bem-estar aos seus trabalhadores, melhorando a performance de seus negócios e preservando a saúde de sua força produtiva, em alinhamento com as diretrizes de ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Afinal, somos agentes de transformação em saúde, bem-estar e qualidade de vida, comprometidos com um futuro humanamente sustentável”, garante Ana Carolina.
Apoiadoras
A Nguzu – Fundo de Impacto, fundado em 2013, com foco na criação e implementação de programas de mobilidade de talento na América Latina e na África – auxiliou na curadoria da Startup Experience ABQV 2022, e selecionou startups que tinham fit com a proposta.
“A ABQV pretende estar na vanguarda das tendências e, deste modo, ter uma proposta de valor que agregue a toda a sua comunidade. Estarmos trabalhando em parceria para dinamizar a Startup Experience”, comenta Paula Barro, diretora da Nguzu.
Hub que visa acelerar marcas e negócios digitais fundadas por mulheres, a The New Squad acredita fortemente que as lideranças femininas se consolidam através de experiência real, e apoia a entidade na ação, com o objetivo de ter um ecossistema mais justo.
“As startups trazem muita inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos e aumentar a eficiência nas empresas. A iniciativa da ABQV é incrível em promover a conexão de startups com as organizações”, declara Francieli Balem, fundadora da The New Squad.
A BizHub – plataforma de conexão entre empresas e startups, que conecta grandes corporações às startups mapeadas – também está apoiando a ABQV na Startup Experience. Através da rede de contatos e dos consultores da Alvarez & Marsal, catalisam conexões de negócios entre startups e corporações.
“A ABQV consegue trazer corporações para a conversa, para escutar o que as startups estão fazendo para a sociedade como um todo. Nossa expectativa é poder levar soluções rápidas para as empresas e aumentar a cultura de inovação dos participantes”, comenta Luis Camisasca, head de Inovação da BizHub.
Expositoras
​A Pausa Ativa Ocupacional – plataforma inovadora que auxilia na criação, prática e consolidação de uma nova cultura ocupacional, baseada nas mais recentes e importantes recomendações científicas internacionais – vai marcar presença na Startup Experience ABQV 2022.
“Acho maravilhosa a iniciativa da ABQV, pois apresenta novas oportunidades para promoção do bem-estar, fora do que estamos fazendo há décadas. Esperamos trazer possibilidades para esta iniciativa e fazer networking com grandes gestores de saúde e bem-estar ocupacional”, salienta Daniel Sandy, fundador e CEO da Pausa Ativa.
Diogo Esmeraldo Rolim, CEO da Idun – que nasceu com propósito de simplificar a jornada de saúde através de uma plataforma que conecta colaboradores e empresa, trazendo dados estratégicos para saúde ocupacional e financeira de instituições –, diz que o evento irá marcar a jornada da empresa ao se conectarem com todo o ecossistema de qualidade de vida juntos a organizações tão importantes no cenário nacional.
“Acredito que as conexões de alto impacto poderão nos apoiar em nossa jornada de crescimento, podendo impactar muito mais pessoas com relação ao nosso propósito de levar tecnologia e saúde para as empresas”, explica Rolim.
Também no evento, a Wellbe – é healthtech fundada em 2017, que oferece para as empresas uma nova proposta de gestão de saúde populacional baseada em dados, integrando informações de saúde em um só lugar e ajudando as organizações a cuidarem melhor da saúde dos seus colaboradores, reduzindo custos dos planos de saúde e absenteísmo – pretende apresentar suas inovações para as empresas e ter a oportunidade de conhecer e trocar ideias com outras startups e se atualizarem com as melhores práticas de saúde corporativa.
“Acredito que a rede de contatos e as trocas de experiências geradas durante a Startup Experience ABQV 2022 e o 20º CBQV serão de extrema importância para o crescimento da Wellbe”, acredita Guilhermino Afonso, CEO e co-founder da startup.
Para mais informações e como participar da ABQV Startup Experience 2022 entre em contato pelo e-mail ana.carolina@abqv.org.br.