As empresas estão realmente comprometidas com a saúde mental de seus colaboradores?
23 de fevereiro de 2022ABQV oferece diversos benefícios para associados e mantenedores
24 de fevereiro de 2022Aulas do curso de pós-graduação lato sensu, 100% online, ao vivo, tem início previsto em 15 de março; associados ABQV têm 15% de desconto na mensalidade
Foram prorrogadas as inscrições para o MBA Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), em parceria com o Centro Universitário São Camilo.
O curso de pós-graduação lato sensu tem início previsto para 15 de março de 2022 e para aumentar sua abrangência e alcançar profissionais de todo o Brasil será na modalidade síncrona, com aulas 100% online e ao vivo, mediadas por tecnologias, seguindo as regulamentações do Ministério da Educação (MEC). Os associados da ABQV têm 15% de desconto na mensalidade.
Multidisciplinar, o MBA foi desenvolvido para profissionais graduados com formação superior, que pretendam atuar na área da promoção da saúde e bem-estar, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, e em outras áreas envolvidas com Recursos Humanos e segurança do trabalho.
O objetivo do curso é capacitar profissionais de diferentes especialidades para atuarem com foco no empreendedorismo, voltado para a gestão integrada de projetos na promoção da saúde e melhoria do bem-estar de organizações públicas e privadas, operadoras de planos de saúde e outras organizações do setor para desenvolver competências de liderança e gerenciais baseadas na prática profissional e científica, instrumentalizando com habilidades específicas sobre como diagnosticar, planejar, implementar, controlar e intervir nas situações relacionadas ao contexto e gestão da saúde, além de capacitar para o desenvolvimento de produtos e inovações para a melhoria da qualidade de vida geral.
“Para atingir estes objetivos, os alunos terão conhecimento amplo dos sistemas de saúde pública e privada, entendendo sua organização, estrutura, os atores envolvidos e os dispositivos que afetam a gestão do cuidado. Também aprenderão sobre normas de qualidade, tomada de decisões estratégicas e operacionais, e metodologia de diagnóstico, planejamento e implantação dos programas de gestão integrada e sistêmica de saúde. Trabalharão na prática a execução de plano de negócios, utilizando-se de conceitos contábeis e financeiros para a tomada de decisões, bem como terão acesso aos conteúdos mais atuais em gestão, tecnologia e processos”, destaca Luis Antonio Vilalta, coordenador-geral dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo.
Ele ressalta que os especialistas da ABQV e do Centro Universitário São Camilo reuniram-se para desenvolver o programa do MBA a partir da percepção da crescente conscientização por parte da sociedade a respeito da importância da saúde para o desenvolvimento social e econômico, o alto custo da assistência médica, a ineficácia de algumas iniciativas e a dificuldade da gestão integrada para uma otimização dos recursos e resultados financeiros, identificando as lacunas de formação de profissionais que saibam trabalhar de forma holística todos estes quesitos.
“Este foi o motivo que inspirou o desenvolvimento do curso, pois é nítido que o mercado necessita de profissionais capacitados para fazer a gestão de projetos que atendam às necessidades da promoção de saúde em organizações, estabelecimentos, operadoras, cooperativas e seguradoras de saúde”, pontua Vilalta.
Expertise e aprendizado
Além de ter sido projetado pelos especialistas de duas entidades, referências na área da saúde e bem-estar, essa expertise conjunta propiciará ao participante do MBA aprendizado científico de aplicação prática e imediata, possibilitando o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de projetos nesta área de conhecimento.
“Em complemento, o curso foi desenhado para instrumentalizar profissionais com ferramentas e tecnologias atualizadas para atender necessidades do cenário atual de saúde, trazendo professores especialistas com larga experiência de mercado, para compartilharem seus conhecimentos, experiências e networking”, explica Vilalta.
Gracia Elisabeth Fragalá, membro do Conselho Deliberativo da ABQV e professora de Programas Integrados de Promoção de Saúde nas Organizações no MBA, salienta que a matriz curricular do curso abrange todos os itens necessários para a compreensão dos fatores de risco que precisam ser atendidos pelos programas de promoção da saúde e bem-estar, da importância dessas ações para as estratégias dos negócios, dos benefícios e vantagens do pensamento sistêmico no enfrentamento de situações complexas e oferece as ferramentas para o aluno atuar nas organizações, como colaborador, mas, também, como empreendedor na área.
“Ter profissionais qualificados atuando nas ações de promoção de saúde e bem-estar é o fator de sucesso dos programas de qualidade de vida nas organizações”, salienta Gracia.
Gestão integral
Por haver muitas ações fragmentadas em programas de qualidade de vida nas empresas, que dificilmente trarão os resultados esperados por não ter os elementos necessários para responder aos desafios que as situações de risco (principalmente o risco psicossocial) e de adoecimento requerem, a professora aponta ser necessária a gestão integral e integrada da saúde, com iniciativas consistentes, baseadas em evidências científicas e literatura especializada e que atendam às necessidades dos colaboradores nos vários aspectos: físico, emocional, social, profissional, entre outros.
“Para as organizações, contar com profissionais qualificados e com programas que visem a saúde e o bem-estar traz contribuição relevante, gerando valor para o negócio, uma vez que impacta positivamente a vida do colaborador e de sua família, ou mesmo da comunidade onde está inserida, dependendo da abrangência da ação implantada. Contribui para satisfação das equipes, redução do adoecimento e acidentalidade, melhora da reputação e, consequentemente, redução de custos e melhoria de resultados”, afirma Gracia.
Eduardo Bahia Santiago, vice-presidente da ABQV e professor da disciplina sobre saúde mental do MBA, corrobora com as explicações da professora e lembra que cabe a organização ter um diagnóstico da saúde de seu negócio e de seus trabalhadores. Em função dele, priorizar intervenções, estabelecer orçamentos e implantar ações.
“A partir do MBA Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar, o profissional estará capacitado para cumprir o papel de diagnosticar se as ações estão estruturadas de acordo com a cultura de saúde organizacional, qualificar a prestação de serviços e o alcance dos resultados da empresa”, destaca Santiago.
Os alunos formados neste programa estarão instrumentalizados com conhecimentos para uma visão sistêmica das necessidades de saúde e bem-estar, e serão capazes de desenvolver ações mais eficazes para o novo cenário, o mercado atual dos programas nessas áreas e para as organizações em que estão inseridos.
“O profissional estará apto a criar e gerir projetos de ações integradas voltadas, principalmente, para a melhoria dos fatores de risco pelo estilo de vida saudável. Portanto, quando bem estruturada, por gestores qualificados na gestão estratégica da promoção da saúde e bem-estar, pode-se tornar um diferencial indispensável para a empresa, tanto para levar mais saúde e prevenção aos seus trabalhadores, quanto para ampliar a sustentabilidade do seu negócio’, enfatiza Luis Antonio Vilalta.
Mais possibilidades
Os inscritos no MBA poderão participar de eventos da ABQV, sem custo adicional, e terão a possibilidade de ter, na entidade, a plataforma de divulgação de seus trabalhos aplicados ao fim do curso.
Os alunos ainda terão acesso a todas as facilidades disponibilizadas pelo Centro Universitário São Camilo, como: bibliotecas, consultas às principais redes de informação e base de dados, recebimento das publicações periódicas da instituição, entre outras vantagens.
A realização do curso de ensino a distância será pela plataforma Microsoft Teams e pode ser acompanhado pelo computador, tablet ou smartphone. As aulas serão semanais, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30, podendo ocorrer ajustes em função de feriados ou eventos do Centro Universitário São Camilo.
O MBA Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar tem início em março de 2022 e a data prevista de encerramento é um ano depois, em março de 2023.
Não perca tempo e inscreva-se agora no site https://abqv.org.br/mba.