Tecnologia é grande aliada no acesso e no cuidado com a saúde mental do colaborador
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4 de dezembro de 2023Debate promovido pela ABQV na abertura Global Summit APM evidenciou as estratégias tecnológicas para a qualidade de vida nas organizações
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) participou do painel que abriu o 5º Global Summit Telemedicine & Digital Health APM – evento de maior relevância de telemedicina e saúde digital da América Latina. Promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), o congresso foi realizado de 20 a 22 de setembro, em São Paulo
O tema do debate, moderado por Alberto José Niituma Ogata, membro da Comissão Honorária da entidade, foi as estratégias em saúde digital para a qualidade de vida nas organizações. As discussões abordaram as experiências com a tecnologia, como a saúde digital, nos ambientes de trabalho e foram apresentados cases reconhecidos pelo Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), que contemplam iniciativas com o uso de inovação diferenciada.
“As novas soluções tecnológicas têm o potencial de inovar e melhorar o acesso ao cuidado, a qualidade da atenção e aumentar a eficiência do setor. Deste modo, está bem estabelecida que a saúde digital é uma importante aliada para a promoção da saúde e do bem-estar nas organizações”, afirmou.
Ainda destacou que a gestão da informação inteligente é fundamental para tomar decisões. Porém, ela ainda é precária, pois nem todos os dados clínicos e administrativos estão integrados.
“A organização que não conhece o perfil dos seus colaboradores, quem são os hipertensos, os diabéticos, por exemplo, está fazendo o trabalho errado. Estamos discutindo inteligência artificial generativa, telemedicina, uso de devices, mas como conseguimos chegar aos desfechos de verdade para a população?”, questionou Ogata, ressaltando que esse é um desafio que espera que as empresas discutam e consigam encontrar alguns caminhos.
Engajamento dos colaboradores
Carolina Junqueira, coordenadora de Saúde e Bem-estar da Oracle América Latina e membro do Conselho Deliberativo da ABQV, participou do painel, falando sobre o uso da tecnologia para o engajamento dos participantes nos programas de qualidade de vida. Ela destacou que a telemedicina e a saúde digital desempenham um papel fundamental na abordagem de cuidados de saúde.
“Antes mesmo da pandemia de Covid-19, já trabalhávamos com a prestação de serviços de saúde digital, com iniciativas planejadas para alcançar um público mais amplo e áreas onde não tínhamos presença física”, contou.
Com a crise sanitária, a médica disse que conseguiu tornar essa abordagem uma parte regular da rotina da empresa, o que, para um gestor de saúde ocupacional e qualidade de vida, representou uma mudança significativa.
Já a telemedicina permitiu gerenciar recomendações e atestados médicos de forma remota, estando mais próximos dos funcionários no dia a dia.
“Portanto, a transição para a saúde digital representou uma mudança significativa na abordagem da saúde e nos programas de prevenção às doenças, qualidade de vida e bem-estar”, explicou.
Impacto da saúde digital
Lidar com inovação e tecnologia de forma eficaz implica compreender o impacto da saúde digital. Por isso, segundo Carolina, o principal desafio enfrentado pelas empresas e gestores é reconhecer e fazer com que as pessoas enxerguem a saúde como parte integrante dos negócios e como um valor essencial dentro da organização.
“Tanto a individual quanto a coletiva, a saúde tem o poder de influenciar profundamente todos os aspectos de uma empresa, incluindo o senso de propósito, a cultura organizacional e o clima de trabalho”, afirmou
Além disso, Carolina salientou que compreender que o cuidado é uma oportunidade essencial, não apenas de integrar a saúde à organização, mas, também, de reconhecer que, em um mundo cada vez mais digital, pode-se promover o bem-estar por meio de relacionamentos e conexões entre as pessoas.
Opinião reiterada por Cristiane Arango, gerente de Saúde Assistencial e Bem-Estar da Eurofarma, que também participou do debate, abordando a tecnologia como aliada na gestão integrada com o plano de saúde.
Ela destacou que a inovação é fundamental na gestão dos benefícios, proporcionando eficiência, transparência e melhorias na experiência tanto para os gestores quanto para os colaboradores.
Finalizou dizendo que a utilização de plataformas digitais permite que os funcionários acessem informações sobre o plano de saúde, faça agendamentos, acompanhe suas reivindicações de forma mais rápida e se empodere mais do cuidado integral de sua saúde.
Fotos: Marcos Mesquita/GS APM