Abertas as inscrições para a 2ª turma do MBA Gestão Estratégica da Promoção em Saúde e Bem-Estar
1 de agosto de 2022Organizações devem investir em prevenção, treinamento e inovação para uma cultura de segurança
1 de agosto de 2022Com um calendário intenso de eventos on-line, entidade potencializa o cuidado com as pessoas nos ambientes corporativos
A missão da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é a de “Inspirar vidas com saúde e bem-estar“. Para que esta missão se concretize, a diretoria de Educação e Conhecimento tem atuado com o propósito fundamental de promover a educação continuada dos associados e da sociedade em geral com a realização de encontros virtuais com temas importantes focados em promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Karla Costa Kurtz, diretora de Educação e Conhecimento, conta que esses eventos já aconteciam na modalidade presencial antes da pandemia de Covid-19 com a periodicidade mensal. Mas com a crise sanitária de emergência em saúde pública provocada pelo o novo coronavírus desde 2020, o formato dos encontros mudou para virtual, com periodicidade quinzenal, para garantir a continuidade do processo de educação. O sucesso do formato tem sido garantido pela alta audiência registrada nos encontros.
Somente no primeiro semestre de 2022 foram realizados sete eventos on-line entre webinares, webaulas e rodas de conversa, transmitidos ao vivo e disponibilizadas as gravações no canal da ABQV no YouTube, com ampla possibilidade de acesso ao público da entidade. A audiência média dos eventos, inclusive a 5ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida, realizada em maio, ficou acima de 100 participantes, o que é considerada um bom público.
“Os participantes dos eventos on-line têm dado um retorno positivo, por meio de elogios e comentários postados tanto no chat dos encontros, como nas pesquisas de avaliação de satisfação encaminhadas pós-evento e aos associados periodicamente para o levantamento de temas de interesse, dentre outras questões”, explica Karla
A diretora comenta que a escolha dos temas dos eventos leva em consideração as sugestões enviadas através das pesquisas realizadas com a audiência dos encontros virtuais e com os associados, a indicação de temas pelos conselheiros e a diretoria, e, também, pelo contexto técnico científico envolvendo promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar nas empresas e na sociedade em geral, considerando
- os diferentes portes de organizações,
- as diversas atividades econômicas,
- os diversos setores (público, privado e terceiro setor), e
- as diferentes características dos profissionais associados à ABQV.
Neste segundo semestre, estão programados 11 eventos on-line, entre webinares, rodas de conversa e encontros Associado em Pauta. Dois foram realizados em julho: no dia 13, a roda de Conversa “Os Desafios Relacionados ao Estigma nos Programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”; e no dia 27, o webinar “Prevenção de Acidentes de Trabalho – Contribuição dos Programas de Qualidade de Vida”.
Os próximos eventos irão abordar:
- “Medicina do Estilo de Vida e a Promoção do Bem-estar”.
- Atualização da XX Conference da EAEF “The Future is Now”.
- “Espiritualidade em Programas de Bem-estar”.
- “Promoção da Saúde da Mulher – Tumores de Ovário”.
- “Avanços em Programas de Vacinação – Herpes Zoster”.
- “Como gerir o Envelhecimento nos Programas de Bem-estar”.
- “Saúde Corporativa Integrada – Tecnologia em Programas de Qualidade de Vida”.
Além do 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de vida, que será nos dias 4 e 5 de outubro, em formato híbrido e que terá como tema “Mundo Hibrido: Desafios e oportunidades para o bem-estar do trabalhador”; e do evento de premiação do 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV).
“Os participantes dos eventos programados para o segundo semestre deste ano irão ter a sua disposição espaços de atualização técnica e científica de ponta com temas sempre atuais, oportunidades de compartilhamento de experiências exitosas em promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar em interação com todas as questões relativas à saúde do trabalhador. Serão temas atuai e importantes para potencializar o cuidado com as pessoas nos ambientes corporativos”, conclui Karla.