Premiação do Movimento Gerar Bem-Estar incentiva a cultura da saúde nos ambientes corporativos
18 de outubro de 2023Artigo sobre saúde mental de diretora da ABQV é destaque no jornal Zero Hora
18 de outubro de 2023Diretora de Mercado e Expansão explica que aumento nas buscas na internet por burnout pode ser reflexo das pressões nos ambientes de trabalho
No dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10/10, a ABQV foi, novamente, fonte para o jornal Folha de S. Paulo. Desta vez, a diretora de Expansão e Mercado da entidade, Ana Carolina Peuker, foi entrevistada para a matéria “Brasil é o 2º país que mais procura sobre ansiedade, atrás da Ucrânia”, para a seção Mente, do caderno Equilíbrio.
A reportagem traz que, segundo o Google Trends, somos o país com maior interesse de busca pelo tema ansiedade nos últimos 12 meses; e que as pesquisas por este assunto no Brasil aumentaram em mais de 150% nos últimos cinco anos, enquanto no mundo, o crescimento por essas buscas foi de 70%.
De acordo com especialistas, isso é reflexo da pandemia, que foi marcada por crises econômicas, isolamento social, medo da contaminação e perda de pessoas próximas devido à Covid-19.
Como controlar a ansiedade?
Esta é a pergunta mais buscada sobre o tema no Brasil nos últimos 12 meses.
O texto traz ainda que as buscas por burnout também cresceram. Segundo os dados, 2023 (até junho) é o ano de pico do interesse por burnout desde o início da série histórica do Google, que começa em 2004.
Sobre a alta nas buscas pelo termo burnout, Ana Carolina disse que o cenário pode ser reflexo das pressões nos ambientes de trabalho, como competições, aumento de demandas, presença de assédio e cargas horárias excessivas. Ela explicou que esses fatores contribuem para que muitas pessoas percam o equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional.
Veja a matéria na íntegra AQUI.