Mantenedor da ABQV, Sírio-Libanês levanta a bandeira pelo bem-estar e qualidade de vida
29 de novembro de 2023Tecnologia é grande aliada no acesso e no cuidado com a saúde mental do colaborador
1 de dezembro de 2023Análise para reaver tributos pagos deve ser feita por profissionais especializados
A saúde financeira de uma empresa está totalmente ligada à gestão dos recursos praticada. Os impactos econômicos, tributários e burocráticos são barreiras reais e constantes na vida de qualquer empresário, mas o que muitos não sabem é que as oportunidades para recuperar impostos pagos no passado são reais e, muitas vezes, refletem em sobra direta e imediata de caixa sem absolutamente nenhuma consequência negativa junto ao fisco, se executada por profissionais especializados.
A recuperação de créditos tributários é uma prática legal garantida à maioria das empresas, que visa reaver os tributos pagos indevidamente durante os últimos 60 meses (cinco anos). O pedido de recuperação pode ser feito por vias administrativas ou judiciais e os créditos podem ser compensados, restituídos ou ressarcidos.
Quem tem direito a recuperação de créditos tributários?
Muitas empresas recolhem impostos indevidamente, seja por alterações na legislação não aplicadas no momento da apuração dos tributos, ou por decisões judiciais de órgãos superiores a favor dos contribuintes.
Há também aquelas organizações que podem ter valores a serem recuperados. No entanto, alguns setores por terem particularidades tributárias possuem uma possibilidade maior de terem valores a recuperar como, por exemplo, adega, autopeças, restaurantes, cosméticos, distribuidoras de gás e de bebidas, lojas de conveniência, supermercado, clínicas, entre outras.
Segundo Leonardo Oliveira, gerente do Departamento Fiscal/Tributário da MKP Contabilidade – mantenedora da ABQV –, a identificação dos valores a recuperar é feita a partir de análises documentais da empresa.
Ele esclarece que os impostos a serem recuperados estão diretamente ligados ao regime tributário da empresa. Os tributos comuns passíveis de recuperação tributária são:
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
- INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social sobre folha de pagamento
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
- PIS – Programa de Integração Social
- Simples Nacional
Valores resgatados
Os tributos a serem recuperados irão variar de empresa para empresa. Apenas uma análise aprofundada será capaz de identificar com precisão os impostos e os valores exatos a serem resgatados.
“Após essa análise, a organização deve retificar as obrigações acessórias relacionadas ao tributo pago indevidamente. Com a habilitação dos valores, a empresa poderá solicitar a restituição ou utilizá-los para compensar em impostos futuros, o que é o mais recomendado, pois traz reflexo imediato no caixa da empresa. Já no caso da restituição, geralmente demora muito tempo para ser analisada pelo fisco”, esclarece.
No âmbito da Receita Federal, o crédito também pode ser utilizado para compensar qualquer outro tributo da companhia, desde que o imposto pago também seja administrado pelo órgão federal.
Este tema é considera importante, pois o regime tributário tem total impacto na saúde financeira da empresa.
Segundo Oliveira, tendo em vista que a opção pelo tipo conjunto de regras fiscais para o recolhimento de impostos se dá no início do ano calendário e é irretratável, a escolha incorreta resultará em pagamento elevado de impostos durante todo ano.
“Isso, sem dúvidas, impacta diretamente a competitividade e as finanças da organização”, alerta.
O gerente ainda ressalta que a saúde financeira das empresas está totalmente ligada à gestão e ao compliance tributário da organização. Como a complexidade e a burocracia são barreiras reais e constantes na vida de qualquer empresário, por esse motivo é necessário contar com pessoas capacitadas para ajudar nessa jornada.
“Parceira da ABQV, a MKP atua com a premissa ajudar as empresas nas tarefas burocráticas e no comprimento das regras fiscais e contábeis, além diagnosticar oportunidades para minimizar a carga tributária e gerar possíveis recuperações de impostos pagos indevidamente”, conclui.