Apresentação dos cases das empresas concorrentes ao prêmio a essa Banca pode aumentar a pontuação final em até 20%
Os últimos dois anos amplificou os olhares sobre a promoção de saúde e seu imenso papel para a qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, para os resultados das organizações. Um momento disruptivo para as relações de trabalho, as pessoas e para o rompimento de paradigmas.
É neste cenário que o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) chega a sua 25ª edição. Promovida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), a maior premiação e o mais nobre reconhecimento voltados para a valorização das melhores e mais consistentes práticas em promoção de saúde e bem-estar corporativo aplicadas nas mais robustas e modernas organizações em todo o mundo, este ano tem 21 empresas finalistas.
Para chegarem a esta etapa final, essas organizações inscreveram-se no PNQV, preenchendo o formulário de autoavaliação, que constitui o conjunto de orientações e parâmetros, cuja metodologia tem por referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como ao Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comissão Avaliadora
A partir daí, uma Comissão Avaliadora, formada por membros convidados da Diretoria de Certificação da ABQV, com sigilo e isenção, avaliou as evidências comprobatórias enviadas pelas organizações no que se refere ao conhecimento de sua população, responsabilidade social, compromisso da liderança, visão de futuro, processos e informações, valorização das pessoas, geração de valor, pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura de inovação e desenvolvimento de parcerias.
No 25º PNQV, fizeram parte da Comissão Avaliadora:
Segunda etapa
Na sequência, as organizações finalistas apresentaram seus cases para uma Banca Avaliadora, convidada pela Comissão do PNQV, formada por renomados especialistas independentes e pesquisadores na área de promoção da qualidade de vida, que atuam com sigilo e isenção, e que fizeram a avaliação final.
Os profissionais que compuseram a Banca Avaliadora do 25º PNQV foram:
A partir desta apresentação, as empresas participantes do Prêmio tiveram a possibilidade de aumentar a pontuação alcançada anteriormente na avaliação da Comissão Avaliadora em até 20%, através da votação da Banca Avaliadora.
A diretora de Certificação da ABQV, Sâmia Aguiar Brandão Simurro, explica que esta Banca analisa nessa apresentação as cinco chaves do Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da OMS:
Todas as empresas que participam do PNQV, mesmo as que ficaram com pontuação abaixo de 69% dos critérios avaliados, recebem o apoio imediato da ABQV para dar andamento às trilhas e atividades voltadas ao preparo dos profissionais, gestores e líderes, com foco no avanço em promoção de saúde e qualidade de vida baseados nos critérios de excelência da premiação.
“Assim, estamos incentivando que as boas práticas gerenciais e estratégias organizacionais estejam alinhadas com a proposta de se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para todos”, afirma Sâmia.
As empresas contempladas no 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida serão conhecidas no próximo dia 1º de dezembro, a partir das 14h, em uma cerimônia presencial para convidados, empresas envolvidas e parceiros. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da ABQV no YouTube.
Para conhecer as empresas vencedoras, faça sua inscrição AQUI e acione o lembrete para acompanhar a premiação!