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14 de dezembro de 2022Geração Z, cringe, nativos digitais, TikTok… você com certeza já ouviu ao menos um desses termos nos últimos anos. Apesar de serem palavras bastante diferentes, todas estão relacionadas com as pessoas nascidas entre 1995 e 2010 que estão saindo da universidade e começando a trabalhar agora. Por isso, queremos saber: você já se perguntou quais as características da geração Z no mercado de trabalho?
Muito mais questionadores, empoderados e imediatistas, os jovens da chamada “Gen Z” nasceram em um mundo tecnológico, em que (quase) tudo se revolve com alguns cliques. E é justamente por crescerem junto das inovações com as quais as gerações anteriores demoraram a se acostumar que os impactos da geração Z no mercado de trabalho são muito mais perceptíveis.
Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre as características da geração Z no mercado de trabalho (e fora dele), os impactos gerados por ela e as diferenças em relação à geração anterior!
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O que é a geração Z?
O termo geração Z é usado para classificar as pessoas nascidas entre a segunda metade da década de mil novecentos noventa e o fim da primeira década do século XXI, ou seja, entre 1995 e 2010. Eles são aqueles que tiveram contato com tecnologias e meios digitais desde o nascimento.
A letra Z sucede a Y, usada para representar os millennials, geração anterior, nascida entre 1980 e 1995. Diante de tantas mudanças nos últimos quase 100 anos, pode-se afirmar que cada geração possui características e comportamentos completamente distintos. Podemos dividi-las em:
- Baby boomers (1940-1960)
- Geração X (1960-1980)
- Geração Y (1980-1995)
- Geração Z (1995-2010)
- Geração Alpha (a partir de 2010)
Quais as características da geração Z?
Segundo o Gupy, os nativos da geração Z possuem características bem perceptíveis, como:
- São imediatistas
- Independentes
- Desapegados
- Nativos digitais
- Multitarefas
- Criativos
- Interativos
- Conseguem absorver múltiplas informações
- Têm tendência ao empreendedorismo
- Costumam ser nômades digitais
Já a Robert Half define os jovens da geração Z como pessoas com grande compreensão tecnológica, raciocínio rápido e autodidatas, que aprenderam muito do que sabem hoje em dia de forma pouco convencional – jogando vídeogame, por exemplo. Essas e outras características podem ser muito positivas no mercado de trabalho, além do fato de que muitas delas não são facilmente encontradas em pessoas das gerações anteriores.
Millennials x Centennials: quais as diferenças e semelhanças entre as duas gerações?
Enquanto os millennials nasceram entre 1980 e 1995, os jovens da geração Z – também chamados de centennials – são aqueles nascidos entre 1995 e 2010. Apesar de terem nascido no início de 1990, algumas pessoas da geração Y possuem características semelhantes às dos gen Z nascidos durante a segunda metade.
É por isso que, segundo um estudo realizado pelo Think With Google, podemos dividi-los em old millennials, ou seja, aqueles que viveram a infância durante a década de 90 (parte dela, sem internet), e young millennials, que foram crianças e adolescentes durante os anos 2000 e que, assim como os gen Z, também cresceram junto com a internet.
Conheça e compare algumas das características dessas duas gerações:
Os millennials cresceram com a internet | A geração Z nasceu com ela |
A geração Y dá preferência para trabalhos mais flexíveis e relacionados a seus interesses pessoais | A geração Z também se importa com isso, mas sabe que um bom salário é necessário para ter segurança e estabilidade |
Os millennials cresceram mais idealistas | Já os centennials tendem a ser mais objetivos |
E se a geração Y já se preocupava com assuntos relevantes como questões sociais e ambientais, os nativos da geração Z transformam essa preocupação em ativismo dentro e fora das redes. Os gen Z também são fluídos e conseguem transitar por diferentes grupos socioculturais, tendo questões de diversidade e inclusão intrínsecas a sua identidade.
Características da geração z no mercado de trabalho
Ainda segundo a Robert Half, a geração Z busca e valoriza empresas éticas, com gestão horizontal e que priorizem os resultados, oferecendo-os flexibilidade para cumprir suas funções. Os “Zs” também prezam por uma comunicação de qualidade, mesmo que a distância, e não têm medo de correr riscos ou buscar novos desafios caso não se adaptem ao trabalho em que estão.
Outro ponto de extrema importância para os jovens da geração Z no mercado de trabalho é o cuidado com a saúde, principalmente se comparado com as gerações anteriores. Segundo dados do relatório de Tendências Globais de Talentos 2022, feito pelo Linkedin, 66% dos gen Z desejam estar em empresas com uma cultura organizacional baseada no bem-estar e cuidado com a saúde mental.
Porcentagem de pessoas por geração que desejam mais investimentos em saúde mental e bem-estar nas empresas:
- 2012: Geração Z – 66%
- 1997: Millennials – 51%
- 1981: Geração X – 41%
- 1965: Baby Boomers – 31%
- 1946
Mas então, como conquistar a geração Z no mercado de trabalho? Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos, as empresas precisam se adaptar às mudanças da nova geração. Por isso, oferecer as condições certas pode ajudar a atrair e reter talentos dentro de uma organização. Confira algumas dicas da ABRH sobre o que pode atraí-los:
- Local de trabalho, dress code, benefícios e horários flexíveis
- Salários atrativos
- Feedbacks constantes
- Planos de carreira
- Valorização destes profissionais
- Engajamento e participação em causas importantes
- Cultura organizacional forte
- Diversidade e inclusão
Mas lembre-se que nem tudo será fácil, afinal, a chegada da geração Z no mercado de trabalho envolverá o convívio e trabalho em conjunto com pessoas das gerações anteriores, o que exigirá adaptação e flexibilidade. Para lidar com situações como essas, os gestores precisam identificar perfis comportamentais dentro da equipe e, assim, criar grupos com características complementares para atingir uma alta performance.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características da geração Z no mercado de trabalho, que tal se preparar para recebê-los e, principalmente, para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessa e de outras gerações dentro da sua organização? Conte com a gente!
>REFERÊNCIAS:
https://www.gupy.io/blog/geracao-z-mercado-de-trabalho
https://www.roberthalf.com.br/blog/tendencias/geracao-z-conheca-caracteristicas-desafios-e-necessidades https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/geracao-z-e-millennials-como-cada-perfil-atua-no-mercado/ https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/
https://acoesunimedbh.com.br/unimedamplia/mudancas-de-comportamento-de-cada-geracao/
https://www.abrhbrasil.org.br/cms/geracao-z-quais-as-novas-prioridades-desses-colaboradores/
https://blog.runrun.it/geracao-z-no-mercado-de-trabalho/#b
https://tangerino.com.br/blog/geracao-z-no-mercado-de-trabalho/#Como-atrair-profissionais-da-gera%C3%A7%C3%A3o-Z? https://www.conexasaude.com.br/blog/geracao-z-mercado-trabalho/