Geração Z no mercado de trabalho: o que podemos esperar?
7 de dezembro de 2022Diretoria completa um ano à frente da ABQV superando desafios e ampliando seu protagonismo
15 de dezembro de 2022Falar sobre clima organizacional não só é importante como também deve ser levado em consideração por empresas que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. Mas não basta conhecer sobre o assunto. É preciso pensar em como melhorar o clima organizacional e realizar as mudanças necessárias para isso.
E nós, como Associação Brasileira de Qualidade de Vida, não poderíamos deixar de abordar um assunto que está diretamente relacionado com o cerne da ABQV: estimular ações e programas de qualidade de vida nas empresas. Por isso, hoje, você vai descobrir o que é e como melhorar o clima organizacional pode ajudar a sua empresa!
O que é o clima organizacional?
Segundo a Robert Half, o termo clima organizacional é usado para explicar ou demonstrar o nível de satisfação dos colaboradores e a forma com que eles interpretam a cultura, as práticas, as políticas e os valores de uma instituição, o que acaba influenciando no seu próprio trabalho.
Ainda segundo a empresa global de consultoria de recursos humanos, para que isso ocorra, funcionário avalia fatores como:
- Benefícios corporativos oferecidos
- Comportamento da equipe
- Recursos e ferramentas de trabalho
- Estilo de liderança
- Carga horária de trabalho
- Metas e desafios propostos
As empresas precisam se preocupar em como melhorar o clima organizacional pois, de acordo com o site Great Place To Work, ele funciona como um indicador de práticas corporativas. Ou seja, ele ajuda a identificar se um ambiente de trabalho é saudável e produtivo ou, caso as coisas estejam ruins, que mudanças são necessárias.
A diferença entre clima e cultura organizacional
Segundo o Gupy, enquanto a cultura organizacional pode ser considerada como a identidade da empresa – e diz respeito aos valores, regras, visão e missão de uma instituição e de seus colaboradores -, o clima organizacional tem a ver com as percepções e sentimentos da equipe sobre as atitudes dessa empresa. Ou seja, como o próprio nome diz, esse clima pode ser negativo ou positivo.
Os benefícios de um bom clima organizacional
Por meio da realização de uma pesquisa para avaliar o clima organizacional, é possível identificar se os funcionários estão motivados, se sentem orgulho da empresa, ou até se é preciso promover mudanças internas para conseguir, de fato, motivá-los e deixá-los orgulhosos. Mas será que vale a pena? A resposta é sim! Ainda segundo o Gupy, quando clima e cultura organizacional são positivos e estão alinhados, os benefícios são:
1. Redução do absenteísmo
Colaboradores satisfeitos faltam menos ao trabalho, se organizam para fazer atividades necessárias, mas pessoais, em horários alternativos e desejam contribuir com a instituição.
2. Retenção de talentos e redução no índice de rotatividade
Uma boa reputação no mercado ajuda a atrair novos talentos e funcionários mais felizes tendem a querer permanecer na empresa.
3. Criação de um diferencial competitivo
Um colaborador feliz quer contribuir com o local em que trabalha. E empresas bem-vistas tendem a atrair novas oportunidades de negócios, além de demonstrar confiabilidade.
4. Aumento da produtividade
Uma empresa que preza pela qualidade de vida do funcionário permite o seu desenvolvimento (individual e coletivo) e favorece a satisfação da equipe, além de facilitar as interações.
5. Economia dos recursos de saúde
Quando há equilíbrio na equação entre local de trabalho saudável e trabalhadores felizes, a tendência é que as pessoas adoeçam menos e haja redução de gastos com sinistralidade do plano.
Como melhorar o clima organizacional?
Como já vimos, um bom clima organizacional promove benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Mas saiba que esse ambiente agradável não surge de um dia para o outro. A empresa precisa de algumas ações para aumentar a satisfação da equipe. Mas então, como melhorar o clima organizacional? Confira as dicas da GPTW:
1. Crie um ambiente de confiança
Um local de trabalho que faz com que o colaborador se sinta seguro também estimula a sua participação dentro da empresa. Aprenda a escutá-lo e também ofereça feedbacks constantes.
2. Garanta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Permita horários flexíveis ou, pelo menos, garanta que seu colaborador não trabalhará além do obrigatório sem ser devidamente recompensado por isso.
3. Ofereça benefícios
Sua empresa pode oferecer um programa em que, de acordo com regras preestabelecidas, o colaborador escolhe aquele benefício que mais se adequa às suas necessidades ou vontades.
4. Realize pesquisas para avaliar o clima organizacional
A melhor forma de avaliar como os colaboradores se sentem, e identificar possíveis melhorias e mudanças, é por meio da realização de uma pesquisa de clima organizacional.
5. Garanta uma boa experiência
Boas experiências devem estar relacionadas a ações que promovam inspiração, uma boa (e sincera) comunicação, gratidão pelo trabalho realizado pela equipe e, principalmente, a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
O papel da ABQV na qualidade de vida dentro das empresas
Uma de nossas ações de sucesso é o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), que já está na sua 20ª edição e tem como objetivo incentivar a cultura da saúde e do bem-estar em ambientes corporativos. Neste ano, o evento ocorreu no formato híbrido e teve como tema o bem-estar dos trabalhadores nesse novo modelo de trabalho.
E para ajudar cada vez mais instituições a promoverem a saúde de seus colaboradores no dia a dia, criamos o Movimento Gerar Bem-Estar. Voltado para empresas de todos os tamanhos e segmentos, o movimento busca promover o bem-estar dentro e fora das organizações, sendo ele físico, emocional/mental, ambiental, financeiro, ocupacional, social, intelectual e espiritual.
Viu só? O clima organizacional tem tudo a ver com aquilo que é tão importante para nós: a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Por isso, não deixe de cuidar deste assunto dentro da sua empresa! E se você ainda tem dúvidas de como melhorar o clima organizacional, entre em contato com a ABQV!
E se quiser continuar acompanhando nossas ações em prol da saúde e do bem-estar corporativo, clique aqui!
REFERÊNCIAS:
https://abrhsp.org.br/conteudo/noticias/clima-organizacional-o-poder-da-percepcao-coletiva/