Premiação reconhece as empresas com as melhores práticas de promoção de saúde e bem-estar do trabalhador no país
O 26º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) – a mais importante premiação voltada para reconhecer publicamente empresas que possuem práticas de excelência e sucesso na melhoria da saúde e bem-estar de seus profissionais –, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), está com as inscrições abertas até 30 de julho.
Considerada a premiação mais tradicional neste campo no país, o PNQV busca trazer atualizações e aprimoramentos constantes, sempre alinhados às necessidades e transformações do universo organizacional sob o aspecto de saúde e segurança como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto para a empresa quanto para a sua população e a sociedade.
“Com esse conceito, o papel do PNQV vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade através do incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos”, afirmou a diretora de Certificação da ABQV e coordenadora do prêmio, Sâmia Aguiar Brandão Simurro, no evento de lançamento da premiação, realizado em junho.
Com essa trajetória, o PNQV, que completa 26 anos em 2023, contemplou:
Leia também: Empresas destacam a relevância do PNQV para o cuidado e a qualidade de vida das pessoas
O PNQV 2023 está destacando ainda mais a importância das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que vêm ganhando maior repercussão no cenário corporativo global.
Segundo Sâmia, este ano, a análise das boas práticas de programas de qualidade de vida terá três critérios como base de avaliação:
“O conceito dos ODS na Agenda 2030 tem grande conexão com o do ESG. Os dois trazem uma abordagem sustentável e inclusiva no alinhamento das práticas para o crescimento econômico e geração de bem-estar”, explicou a diretora.
A adoção dessas práticas pode trazer às empresas:
“Dessa forma, a premiação promove às organizações participantes um grande diferencial junto ao mercado, atraindo clientes e investidores que compartilham dos mesmos valores e preocupações globais com o meio ambiente e com a sociedade”, garantiu Sâmia.
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida é dividido em quatro categorias:
E a certificação do PNQV tem quatro níveis:
As empresas que ainda não estão aptas a seguir como elegíveis à concorrer ao PNQV, assim como as demais classificadas, recebem o apoio da ABQV para dar início às atividades voltadas ao preparo dos profissionais, gestores e líderes, com foco no avanço em promoção de saúde e qualidade de vida, baseados nos critérios que norteiam a premiação.
“Essa iniciativa objetiva fortalecer e melhorar a gestão das empresas e não apenas preparar para o PNQV”, destacou Sâmia.
Para participar da premiação, as empresas devem responder ao questionário de autoavaliação e descobrir o nível de maturidade da organização.
As empresas que atingirem a nota de corte recebem o convite e estarão classificadas para a semifinal e continuarão o processo, passando para a segunda etapa.
As organizações que não atingirem a pontuação necessária tem o processo finalizado com uma devolutiva especializada e o apoio da ABQV para avançar de maneira estratégica em suas iniciativas.
Na fase 2, as empresas fazem o upload das evidências comprobatórias para análise da Comissão Avaliadora, via sistema ABQV/GlueUp, e preparam o filme para envio à Banca Avaliadora, formada por renomados especialistas independentes, que fazem a avaliação final.
O envio do vídeo de apresentação das evidências para comprovação das cinco chaves da OMS, descritas no Manual de Participação PNQV 2023, fazem parte da etapa 3. Neste momento, as organizações terão a possibilidade de aumentar sua pontuação em até 20%, através da votação de uma banca formada por membros convidados da ABQV, a partir da pontuação já alcançada anteriormente na avaliação dos auditores do PNQV. Assim, a pontuação das finalistas será composta pela pontuação dos auditores, até 80%, mais acréscimo de até 20% complementados a partir da votação da banca.
A divulgação dos resultados e a cerimônia de entrega do PNQV está prevista para o dia 1º de dezembro.
Não perca tempo e escreva agora sua empresa no 26º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida!