Diante de um novo cenário, empresas precisam ter um olhar sistêmico e integral para a saúde e o bem-estar do trabalhador
23 de março de 2023Como anda a qualidade de vida no Brasil e como as empresas podem contribuir com ela?
9 de abril de 2023O uso de ferramentas adequadas para cada público é imprescindível para informar, acolher e orientar os profissionais
Tão importante quanto investir no treinamento e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, é apoiar e promover ações de prevenção e manutenção da saúde física e mental e no bem-estar. Pensando nisso, muitas empresas vêm investindo em estratégias de comunicação para promover a gestão de saúde dos trabalhadores visando o bem-estar físico e mental, bem como a qualidade de vida.
No webinar “Comunicação como Ferramenta de Promoção de Bem-estar”, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), no dia 23 de fevereiro, Fabiéle Mello Assad, médica do trabalho da empresa John Deere Brasil Ltda., ganhadora na categoria Prata do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) 2021, e Vera Nascimento, analista pleno de saúde ocupacional da empresa IFOOD.COM, ganhadora na categoria Bronze do PNQV 2021 apresentaram seus cases de sucesso e destacaram como é importante para uma comunicação assertiva e eficiente sobre promoção de saúde e qualidade de vida aos seus colaboradores:
- Planejamento;
- Estratégia;
- Criatividade.
O uso de ferramentas adequadas para cada público e de acordo com a temática também foram ressaltadas pelas duas especialistas como imprescindível, inclusive durante a pandemia, para alcançar os objetivos de:
- Informar;
- Acolher;
- Orientar os profissionais e seus familiares.
“O bem-estar dos nossos funcionários é o nosso foco principal. Acreditamos que educação em saúde e atitudes conscientes fazem a diferença. Esses foram os motes para o nosso programa Cultive a saúde”, explicou Fabiéle.
A iniciativa da John Deere possui seis pilares:
- Alimentação saudável e movimento;
- Programa de assistência emocional e comportamental;
- Programa plenamente: desenvolvimento de lideranças e de redução de ansiedade e estresse;
- Movimento saudável;
- Gestão de saúde;
- Incentivo de cuidado na gravidez.
A empresa possui um departamento de Comunicação Corporativa por onde compartilha os materiais que devem ser disponibilizados através das comunicadoras em todas as unidades da América Latina da organização, inclusive no Brasil.
“O uso estratégico de todos os canais de comunicação têm sido fundamentais para o engajamento nos programas de saúde da companhia”, afirmou Fabiéle.
Saúde e Segurança
Na IFOOD.COM, a estratégia de promoção da saúde também foi implementada a partir da necessidade de manter todos seguros em casa, devido à pandemia de Covid-19, com a preocupação nas consequências que o trabalho remoto traria na saúde dos seus colaboradores.
“Nossas ações foram focadas no equilíbrio físico e mental dos nossos ‘foodlovers’, como chamamos nossos colaboradores, e foram feitas a partir de pesquisas que realizamos em nossos canais de comunicação”, contou Vera.
Para as campanhas, ela revelou que foram desenvolvidos e disponibilizados:
- E-mails;
- Infográficos;
- Guias de relaxamento e de trabalho remoto;
- Biblioteca de conhecimento;
- Plantão de dúvidas sobre vários temas;
- Canal com atendimento psicológico.
As redes sociais da empresa também foram usadas para dicas de atividade física, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares.
“O objetivo é sempre engajar os funcionários com conteúdos interessantes, dinâmicos, com uma linguagem de fácil entendimento e um visual atraente”, destacou Vera.
Assista à íntegra do webinar “Comunicação como Ferramenta de Promoção de Bem-estar”, no canal da ABQV no YouTube.