Promover confraternização pode estimular a socialização e motivar os colaboradores
15 de dezembro de 2023Entenda o conceito de empresa sustentável e porque investir em práticas de sustentabilidade
20 de dezembro de 2023Diretoria superou os desafios com modernização, mas manteve o compromisso de preservar o legado e rejuvenescer a entidade
“O maior desafio sempre será o de se ter uma associação viva, relevante, construída a partir do trabalho totalmente voluntário, beneficente. Conjugar a necessidade de renovar com as raízes fincadas nos princípios dos fundadores da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Cumprimos este dever em 2023.”
A afirmação é do vice-presidente da entidade, Eduardo Bahia Santiago, ao falar das metas e desafios do segundo ano desta diretoria, concluído em 2023.
Há dois anos, a atual diretoria, que tem como presidente a psicóloga Rita Laert Passos, assumiu com o desafio de:
- dar continuidade ao legado das antigas diretorias na busca pela sustentabilidade da entidade;
- atrair novos talentos e associados;
- atualizar ferramentas e a comunicação da ABQV;
- incentivar a participação de profissionais jovens; e
- liderar a discussão sobre o futuro do trabalho.
Muitas ações foram realizadas e tantas outras estão em andamento para que a instituição continue cumprindo sua missão, como faz há 28 anos, de inspirar vidas com saúde e bem-estar.
“O ano de 2023, para a ABQV, foi muito importante e definiu um novo posicionamento da associação diante de seu público de interesse: nossos associados – profissionais que frequentam os eventos, as empresas e instituições que verdadeiramente têm o trabalhador como o centro da atenção e organizações que apoiam financeiramente o campo da qualidade de vida”, comenta Bahia.
Nova maneira de se comunicar
Um dos destaques de 2023, para o vice-presidente, foi que a entidade rejuvenesceu em seus modos de fazer e se comunicar. Isso pode ser visto com o novo website, com identidade visual mais dinâmica e conectado à plataforma GlueUp – ferramenta de trabalho, integrada a todas as atividades administrativas, financeiras, científicas e associativas da instituição.
Além disso, foi concluída a modernização da linguagem das mídias sociais, iniciada em 2022, trazendo maior engajamento e crescimento no número de seguidores:
A ABQV também foi destaque em veículos de imprensa de grande circulação, como Revista Veja, nos jornais O Estado de S. Paulo (Estadão), Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Correio Brasiliense e O Globo; nos portais de notícias Terra, Portal R7, Mundo RH e Zero Hora; rádio CBN, além de frequentar as mídias segmentadas, como Saúde Debate, revista Visão Hospitalar e portal Empreendedor.
Ainda, buscaram, com sucesso, a sinergia com outras entidades, estabelecendo acordos de cooperação e parcerias com 15 instituições, nas quais o intercâmbio do conhecimento fluiu em participações recíprocas e ampliação do universo de interesses.
Relevância da ciência
Este ano também marcou a relevância da ABQV como um ambiente onde a ciência, a convivência, o cuidado com o trabalhador e a gentileza estão sempre presentes.
Foram várias as iniciativas realizadas em 2023, que colocarem a entidade em evidência. A programação científica contou com 12 eventos no formato de webinars, rodas de conversa e lives, que resultaram em uma audiência de 3.760 visualizações no canal da ABQV no YouTube. Os eventos contaram com temática ampla, variada e aderente ao propósito da associação.
O processo de educação continuada e ampliação do conhecimento sobre promoção de saúde e qualidade de vida nos ambientes corporativos foi intensificado, com a realização de14 cursos on-line, sendo sete pré e pós-21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), que tiveram um público de cerca de 750 participantes.
Entre os temas abordados estão:
- Avaliação dos Fatores Psicossociais do Trabalho: Prática on-line e remota.
- Promoção de saúde e bem-estar na estratégia ESG
- Framework do Movimento Gerar Bem-estar – Bases teóricas e práticas
- Implementação de Programas de QV: passo a passo para sucesso
- Estruturação de Programas de QV com foco em medição de resultados
- Programas de felicidade no trabalho. como implantar?
- Promoção da atividade física no mundo híbrido e como convergir com outras agendas
- Profissional de Avaliação e Manejo Prático da Sinistralidade em Saúde Suplementar – uma visão da empresa – integral
- Comunicação como ferramenta de engajamento nos programas de bem-estar e qualidade de vida
- Precificação de serviços
- Saúde Mental Proativa – internacional
- Indicadores, simples e complexos para programas de Qualidade de Vida
- O desafio do engajamento: como usar os recursos do coaching em saúde e bem-estar nos programas de promoção de saúde no trabalho
- Ergonomia aplicada à qualidade de vida no trabalho
O 21º CBQV foi sucesso de público e teve mais de 500 participantes, de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais, em mais de 30 horas de debates, troca de experiências e conhecimento sobre ações de promoção da qualidade de vida do trabalhador.
Também foi realizada a 6ª Jornada Brasileira de Qualidade de Vida on-line, em maio, com uma audiência de 177 pessoas. Os Encontros Mensais presenciais foram retomados e realizados seis eventos, no Hospital Santa Catarina.
E uma nova turma do MBA Gestão Estratégica em Promoção de Saúde e Bem-Estar iniciou em março, com 26 alunos.
“O conteúdo científico dos eventos realizados permaneceu no mais ato nível e sintonizado com as demandas da sociedade. Abordamos todos os assuntos com equilíbrio, criticidade e ciência”, garante, Santiago.
Conquistas
O valor que a ABQV considera haver nas organizações, foi percebido por elas em relação à entidade. Houve aumento de empresas apoiadoras e mantenedoras da associação que, ao lado do crescimento no número de associados de 46% em relação a 2022, contribuiu para a sustentabilidade financeira da entidade.
O Movimento Gerar Bem-Estar, apoiado pela Aon, superou as expectativas neste um ano de atuação com:
- 215 empresas interessadas.
- 55 signatárias com apoio C-Level.
- + de 185 mil trabalhadores impactados.
- 11 empresas premiadas com o selo MGBE por sua pontuação no índice de maturidade em programas de bem-estar (metodologia Aon).
- 2 cursos sobre o framework e comunicação.
Veja: Premiação do Movimento Gerar Bem-Estar incentiva a cultura e a saúde nos ambientes corporativos
O ano ainda terminou com a ABQV recebendo, em novembro, o título de Kindness Champion (campeã da gentileza), concedido pelo World Kindness Movement – WKM (Movimento Mundial da Gentileza). Há 25 anos reúne representações de mais de 30 países, para mostrar a importância da gentileza na transformação para um mundo melhor. Desde 2005, a associação representa o Movimento no Brasil.
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida chegou, em 2023, à sua 26ª edição contemplando 18 empresas por suas práticas de excelência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida em ambientes corporativos.
Metas para 2024
Os planos para o próximo ano seguem intensos. A diretora de Certificação da ABQV, Sâmia Aguiar Brandão Simurro, conta que a diretoria está fazendo o planejamento estratégico para 2024, para a definição das metas.
“Alguns pontos já estão definidos como tornar o CBQV cada vez mais conhecido, oferecer mais conhecimento aos associados baseado em evidências científicas e dados, fortalecer o networking, lançar mais uma turma do nosso MBA e fortalecer o PNQV”, pontua.
Contudo, ainda querem ampliar as parcerias nacionais e internacionais também para o fortalecimento da entidade, bem como realizar eventos regionais em diferentes estados.
Outro projeto em andamento a ser concluído é o da certificação de fornecedores de serviços de qualidade de vida. Um desafio, para o vice-presidente, que se somará às certificações já consagradas no PNQV (para as organizações e instituições) e na Certificação Profissional em Qualidade de Vida (CPQV), destinada aos especialistas.
Também tem o desejo de ampliar os movimentos, tanto o MGBE como a parceria com o WKM. Essas propostas, segundo Sâmia, visam dar mais visibilidade e ampliar essas ações entre as empresas associadas.
“Desejamos uma ABQV 2024, em que se inicia a comemoração dos 30 anos, a serem completados em 2025, cada vez mais jovem, aberta, responsável, plural, onde a gentileza marque nossas relações”, conclui Santiago.