ABQV é reconhecida como campeã da gentileza por entidade internacional
4 de dezembro de 202349% acreditam que a saúde mental é um tabu no trabalho. Veja como criar um ambiente de trabalho saudável
6 de dezembro de 2023Maior premiação nacional do segmento será dia 5/12, às 14h, no auditório da APM. Cento e trinta organizações já foram contempladas e mais de 1 milhão de vidas impactadas diretamente com bem-estar e mais qualidade de vida
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) promove no dia 5 de dezembro, a partir das 14h, a cerimônia de entrega do 26º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV). A premiação será no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM), na cidade de São Paulo, e visa reconhecer e valorizar as empresas que seguem as melhores e mais consistentes práticas de excelência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida em ambientes corporativos. A premiação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABQV no YouTube.
Ao longo de seus 26 anos, o PNQV consagrou-se como o mais relevante reconhecimento do setor, aplicado nas mais robustas e modernas organizações em todo mundo. Assim, busca trazer atualizações e aprimoramentos constantes, alinhados às necessidades e transformações do universo organizacional sob o aspecto de saúde e segurança como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto às empresas quanto aos trabalhadores e à sociedade.
“Com esse conceito, o papel do prêmio nacional vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade pelo incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos”, afirma a diretora de Certificação da ABQV e coordenadora do PNQV, Sâmia Aguiar Brandão Simurro.
Com essa trajetória, a premiação já contemplou:
- 130 empresas nacionais e globais de diferentes portes; e
- 1 milhão de vidas foram impactadas diretamente com saúde e bem-estar, reforçando o incentivo à adoção de práticas mais conscientes e responsáveis, gerando impactos positivos para as organizações, sociedade e meio ambiente.
Conceitos ESG e ODS
O PNQV 2023 está destacando a importância das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que vêm ganhando maior repercussão no cenário corporativo global.
Segundo Sâmia, este ano, a análise das boas práticas de programas de qualidade de vida seguem três critérios para a base de avaliação:
- o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ);
- o Modelo de Ambientes de Trabalho Saudáveis, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e
- as práticas ESG e ODS.
“O conceito dos ODS na Agenda 2030 tem grande conexão com o do ESG. Os dois trazem uma abordagem sustentável e inclusiva no alinhamento das práticas para o crescimento econômico e geração de bem-estar”, explica.
A adoção dessas práticas pode trazer às empresas:
- redução de custos;
- atração de investimentos;
- melhoria da imagem institucional; e
- fortalecimento da reputação da organização.
“Dessa forma, a premiação promove às organizações participantes um grande pode se tornar uma forma de diferenciação diferencial junto ao mercado, atraindo clientes e investidores que compartilham dos mesmos valores e preocupações globais com o meio ambiente e com a sociedade”, garante.
Finalistas
A edição 2023 da premiação tem 18 organizações que serão contempladas com o troféu PNQV em reconhecimento aos seus esforços em favor da saúde e da qualidade de vida conforme as pontuações alcançadas divididas em três níveis: excelência em gestão, boas práticas ou práticas evidentes em gestão.
“O interesse no prêmio vem crescendo ao longo dos anos. Embora haja outros prêmios que contemplem qualidade de vida e saúde, o PNQV é único que tem critérios fundamentados em gestão para melhorias contínuas, além de ser mais abrangente e específico, seguindo metodologias e aplicações internacionais com base na integração dos modelos já mencionados. Acho que isso tem atraído a participação das empresas”, explica Sâmia.
As organizações finalistas aos 26º PNQV são:
- Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda.
- Associação Norte Brasileira de Prevenção e Assistência à Saúde
- Cataratas
- Cielo S.A.
- Companhia Paranaense de Energia – Copel Energia
- Diagnósticos da América S.A. – DASA
- Fundação Copel de Previdência e Assistência Social
- Gerdau
- Guima Conseco Construção Serviço e Comércio Ltda.
- JTI Processadora de Tabacos do Brasil
- Petrobras
- Suzano
- Ticket
- TOTVS S.A.
- Vale S/A
- Veracel Celulose S.A.
- Via S.A.
- Yara Brasil – Fertilizantes
Categorias e certificação
A premiação é dividida em quatro categorias:
- Empresa de Base Nacional (organização que tenha acima de 10 mil funcionários e com base em pelo menos dez estados).
- Grande Empresa (500 empregados).
- Média Empresa (entre 100 e 499 funcionários).
- Micro e Pequena Empresa (organização com até 99 trabalhadores).
E a certificação do PNQV tem quatro níveis:
- Nível 4 (Certificação Ouro) – Excelência em gestão e em manutenção de ambiente de trabalho saudável que favoreça a saúde, a segurança e o bem-estar da força de trabalho. Pontuação acima de 90% (inclusive) dos critérios evidenciados.
- Nível 3 (Certificação Prata) – Boas práticas em gestão e em manutenção de ambiente de trabalho saudável. Pontuação de 80% a 89% (Inclusive) dos critérios evidenciados.
- Nível 2 (Certificação Bronze) – Práticas evidentes em gestão e em manutenção de ambiente de trabalho saudável. Pontuação entre 70% a 79% dos critérios evidenciados.
- Nível 1 (Em processo para certificação) – Não alcançaram a pontuação necessária para premiação do PNQV. Pontuação de 51% a 69% (inclusive) dos critérios evidenciados.
As empresas que ainda não estão aptas a seguir como elegíveis a concorrer ao PNQV, assim como as demais classificadas, recebem o apoio da ABQV para dar início às atividades voltadas ao preparo dos profissionais, gestores e líderes, com foco no avanço em promoção de saúde e qualidade de vida, baseados nos critérios que norteiam a premiação.
“Houve um amadurecimento das empresas em seus programas de saúde e bem-estar. Isso mostra que estamos no caminho certo, pois a ABQV quer que mais organizações tenham programas de qualidade de vida para seus funcionários e aprimorem essas práticas. O PNQV dá visibilidade pelo reconhecimento, faz com que essas empresas inspirem outras e ganhem força interna para ampliarem suas ações”, conclui Sâmia.